Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77754
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPereira, Francisco Isidro-
dc.contributor.authorCarvalho, Wanderson Oliveira Sales-
dc.date.accessioned2024-08-20T19:05:22Z-
dc.date.available2024-08-20T19:05:22Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationCARVALHO, Wanderson Oliveira Sales. A relevância da educação financeira no ensino fundamental como aprendizagem no cotidiano dos estudantes. 2023. 64 f. Monografia (Graduação em Ciências Atuariais) - Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77754-
dc.description.abstractFinancial mathematics is present in people's lives everywhere, both in the city and in the countryside. Society daily suffers a conflict of information about interest, fees, taxes, among many other terms. Families constantly have to make financial decisions that can have a big impact on their lives and those around them. However, in practice, it is clear that people, especially young people, and even elementary school graduates, fail to understand the importance of a financial balance to improve their quality of life. The present study questions whether educators have knowledge of financial education to apply in the classroom in elementary school and what is the relevance of teaching finance in the context of elementary school. This is a quanti-quali investigation in which an online questionnaire is used to collect data from the research subjects between June and August 2022. The sample definition was intentional according to availability and access. The records were appropriated in the Excel® spreadsheet and after being subjected to graphic and percentage analytical treatment. In the validation plan, the data triangulation technique was used when returning to the sources between October and December 2022. Simultaneously, a semi-structured interview was applied to the subsample in order to enrich the analytical outline. Although not the majority, a non-negligible percentage of research subjects indicated a lack of knowledge of the logic of financial knowledge. The study showed a need to reinforce the continuing education of potential teachers of theoretical frameworks in financial math.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA relevância da educação financeira no ensino fundamental como aprendizagem no cotidiano dos estudantespt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrA matemática financeira está presente na vida das pessoas em qualquer lugar, tanto na cidade quanto no campo. A sociedade diariamente sofre um conflito de informações sobre juros, taxas, impostos, dentre tantos outros termos. As famílias constantemente precisam tomar decisões financeiras que podem ter um grande impacto sobre suas vidas e das pessoas que as cercam. No entanto, na prática percebe-se que as pessoas, especialmente os jovens, e mesmo os concluintes da educação fundamental não conseguem compreender a importância de um equilíbrio financeiro para a melhoria da qualidade de vida. O presente estudo questiona se os educadores têm conhecimentos de educação financeira para aplicar em sala de aula no ensino fundamental e qual a relevância do ensino de finanças no contexto do ensino fundamental. Trata-se de uma investigação quanti-quali em que se utiliza do questionário on-line para a coleta de dados junto os sujeitos de pesquisa entre junho e agosto de 2022. A definição da amostra foi intencional conforme a disponibilidade eacesso. Os registros foram apropriados na planilha eletrônica Excel® e após submetida ao tratamento analítico gráfico e percentual. No plano de validação partiuse da técnica de triangulação dos dados no retorno as fontes entre outubro e dezembro de 2022. Simultaneamente se aplicou uma entrevista semiestruturada junto a subamostra com intuito de enriquecer o tracejado analítico. Ainda que não se configure a maioria, mas um percentual nada desprezível dos sujeitos de pesquisa apontaram um desconhecimento da lógica dos conhecimentos financeiros. O estudo evidenciou uma necessidade de reforço na formação continuada dos prováveis docentes de arcabouços teóricos de matemática financeira.pt_BR
dc.subject.ptbrCidadaniapt_BR
dc.subject.ptbrEducação financeirapt_BR
dc.subject.ptbrMatemática das finançaspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROS::CIENCIAS ATUARIAISpt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/2042217742371774pt_BR
local.date.available2024-08-20-
Aparece nas coleções:CIÊNCIAS ATUARIAIS - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_tcc_woscarvalho.pdf1,06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.