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dc.contributor.advisorLima, Bruno Chaves Correia-
dc.contributor.authorSoeiro, Vania Maria Marques-
dc.date.accessioned2024-08-20T16:29:39Z-
dc.date.available2024-08-20T16:29:39Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationSOEIRO, Vania Maria Marques. A relação entre qualidade percebida e lealdade do cliente em supermercados de Fortaleza. 2022. 90 f. Monografia (Graduação em Administração) - Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77739-
dc.description.abstractThis study aimed to analyze the level of influence of Perceived Quality on the Loyalty of supermarket customers in Fortaleza. The method in relation to the research approach was quantitative, descriptive, explanatory and survey. For data collection, the RSQ (Retail Quality Service) scales by Dabholkar, Thorpe and Rentz (1996) were adapted to measure Perceived Quality, according to repeat purchase evaluation questions used by Lopes (2007) to measure Attitudinal Loyalty and Behavioral Loyalty and the NPS methodology used by Filho (2008) to measure Attitudinal Loyalty. The results were analyzed based on 157 valid forms that demonstrate that there is a high level of customer perception in terms of Perceived Quality, Behavioral Loyalty and Attitudinal Loyalty of supermarkets in Fortaleza. No statistically significant relationship was identified between the dimensions of Perceived Quality and Behavioral Loyalty and between the dimensions of Perceived Quality and Attitudinal Loyalty, with regard to repeat purchase intention. A statistically significant with weak relationship (FIELD, 2009) was identified between the dimensions Physical Aspects, Reliability, Personal Interaction and Internal Policies of the RSQ forms and Attitudinal Loyalty, regarding the probability of indication.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA relação entre qualidade percebida e lealdade do cliente em supermercados de Fortalezapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste estudo teve como objetivo analisar o nível de influência da Qualidade Percebida na Lealdade dos clientes de supermercados em Fortaleza. O método em relação à abordagem da pesquisa foi quantitativa, descritiva, explicativa e survey. Para a coleta de dados, foram adaptadas as escalas RSQ (Retail Quality Service) de Dabholkar, Thorpe e Rentz (1996) para a medida de Qualidade Percebida, as questões de avaliação de repetição de compra utilizadas por Lopes (2007) para a medida de Lealdade Atitudinal e Lealdade Comportamental e a metodologia NPS utilizada por Filho (2008) para a medida de Lealdade Atitudinal. Os resultados foram analisados com base em 157 questionários válidos e que demonstraram que há um alto nível de percepção dos clientes quanto à Qualidade Percebida, Lealdade Comportamental e Lealdade Atitudinal nos supermercados de Fortaleza. Não foi identificada relação estatisticamente significativa entre as dimensões de Qualidade Percebida e Lealdade Comportamental e entre as dimensões de Qualidade Percebida e Lealdade Atitudinal, no que tange à intenção de repetição de compra. Foi identificada uma relação estatisticamente significativa e de força fraca (FIELD, 2009) entre as dimensões Aspectos Físicos, Confiabilidade, Interação Pessoal e Políticas Internas do questionário RSQ e a Lealdade Atitudinal, quanto à probabilidade de indicação.pt_BR
dc.subject.ptbrQualidade Percebidapt_BR
dc.subject.ptbrRSQpt_BR
dc.subject.ptbrLealdadept_BR
dc.subject.ptbrVarejopt_BR
dc.subject.ptbrSupermercadopt_BR
dc.subject.enPerceived Qualitypt_BR
dc.subject.enRSQpt_BR
dc.subject.enLoyaltypt_BR
dc.subject.enRetailpt_BR
dc.subject.enSupermarketpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/8579383288595514pt_BR
local.date.available2024-08-20-
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