Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77696
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMiranda, Luciana Lobo-
dc.contributor.authorPereira, Luisa Carolina Holanda-
dc.date.accessioned2024-08-14T16:02:02Z-
dc.date.available2024-08-14T16:02:02Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationPEREIRA, Luisa Carolina Holanda. Competências socioemocionais e as práticas de psicólogas (os) escolares/educacionais no estado do Ceará: possíveis (des)articulações. 2023. 124 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77696-
dc.description.abstractSocio-emotional skills have been highlighted in the productions of researchers and scholars of education and educational psychology in recent years, as one of the reflections of the paths that the school has taken in the face of the demands of social and economic transformations. Socio-emotional skills, according to the Ayrton Senna Institute (IAS) and the Organization for Economic Cooperation and Development (OECD) are skills that, integrated with cognitive knowledge, help form committed, motivated, solidary, socially responsible and productive citizens. These concepts are used in the current National Common Curricular Base (BNCC), a document formulated to guide school curricula and guarantee the essential learning that students must have throughout Basic Education. Ceará is one of the pioneers in the implementation of socio-emotional skills in public and private schools, where psychologists are often the ones who operationalize this articulation to offer students these ideas. We observe, therefore, how the new orders and logics of the school are articulated and how these documents seem to emphasize a neoliberal logic, its role in preparing for life and the labor market, which requires that its workers are also trained based on the requirements socioemotional. The objective of the research is to problematize the articulation of socio-emotional skills and the professional practices of Psychologists, based on reports of work experiences in public and private schools/educational institutions in Ceará. The methodological theoretical contribution of cartographic research presupposes a plan of genealogical inspiration, therefore, it is, on the one hand, centered on a bibliographical analysis (articles, documents) of the conditions of possibility for the emergence of a discursivity about socio-emotional competences and their relationship with the field psi. And on the other, an experience plan through the application of a form and interviews with Psychology professionals working in public or private education in Ceará. The online form was answered by 27 participants, where we then conducted 4 cartographic management interviews with professionals who reported using socio-emotional skills in their practices in schools in the form. Thus, the research showed us how the construction of the performance of Psychology professionals has been influenced by the models and methodologies of neoliberal institutes and that makes it necessary to think about the importance of the debate about what is being demanded of Psychology in the educational context in its relationship with the demands of neoliberal capitalism.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectcompetências socioemocionaispt_BR
dc.subjectcartografiapt_BR
dc.subjectpsicologia escolar/educacionalpt_BR
dc.titleCompetências socioemocionais e as práticas de psicólogas (os) escolares/educacionais no estado do Ceará: possíveis (des)articulaçõespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrAs competências socioemocionais têm sido destaque nas produções de pesquisadores e estudiosos da educação e psicologia educacional dos últimos anos, como um dos reflexos dos caminhos que a escola tem tomado diante das exigências das transformações sociais e econômicas. As competências socioemocionais, segundo o Instituto Ayrton Senna (IAS) e a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) são competências que, integradas ao conhecimento cognitivo, ajudam a formar cidadãos comprometidos, motivados, solidários, socialmente responsáveis e produtivos. Estes conceitos são utilizados na atual Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento formulado para direcionar os currículos escolares e garantir as aprendizagens essenciais que o aluno deve ter ao longo da Educação Básica. O Ceará é um dos pioneiros na implantação das competências socioemocionais nas escolas públicas e privadas, onde, muitas vezes, são psicólogas/os que operacionalizam essa articulação para oferecer aos alunos estas ideias. Observamos assim, como se articulam as novas ordens e lógicas da escola e como estes documentos parecem dar ênfase a uma lógica neoliberal, seu papel de preparar para a vida e o mercado de trabalho, que exige que seus trabalhadores sejam formados também a partir dos quesitos socioemocionais. O objetivo da pesquisa consiste em problematizar a articulação das competências socioemocionais e as práticas profissionais de Psicólogas/os, com base no relato das experiências de trabalho nas escolas/instituições educacionais públicas e privadas do Ceará. O aporte teórico metodológico da pesquisa cartográfica pressupõe um plano de inspiração genealógica, logo, está, de um lado centrado numa análise bibliográfica (artigos, documentos) das condições de possibilidade para a emergência de uma discursividade acerca das competências socioemocionais e sua relação com o campo psi. E de outro, um plano da experiência através da aplicação de um formulário e de entrevistas com profissionais de Psicologia com atuação na educação pública ou privada do Ceará. O formulário on-line foi respondido por 27 participantes, onde em seguida realizamos 4 entrevistas de manejo cartográfico com os profissionais que relataram no formulário utilizarem em suas práticas nas escolas as competências socioemocionais. Assim, a pesquisa nos apresentou como a construção da atuação dos profissionais de Psicologia vem sendo influenciada pelos modelos e metodologias dos institutos neoliberais e como se faz necessário pensar sobre a importância do debate sobre o que está sendo demandado à Psicologia no contexto educacional em sua relação com as exigências do capitalismo neoliberal.pt_BR
dc.title.enSocioemotional skills and the practices of school/educational psychologists in the state of Ceará: possible (dis) articulationspt_BR
dc.subject.ptbrCompetências socioemocionais, cartografia, psicologia escolar/educacionalpt_BR
dc.subject.ptbrCartografiapt_BR
dc.subject.ptbrPsicologia escolar/educacionalpt_BR
dc.subject.enSocio-emotional skillspt_BR
dc.subject.enCartographypt_BR
dc.subject.enSchool/educational psychology.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
local.author.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-7534-9977pt_BR
local.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/0984091938900121pt_BR
local.advisor.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-7838-8098pt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/4519037978963137pt_BR
local.date.available2024-08-14-
Aparece nas coleções:PPGP - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_dis_lchpereira.pdf720,36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.