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Tipo: Dissertação
Título: Uma análise dos determinantes municipais na concessão dos auxílios estudantis no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará
Autor(es): Araújo Neto, João Cavalcante de
Orientador: Rocco, Leandro de Almeida
Palavras-chave em português: Auxílio estudantil;Educação;Modelos de dados de contagem
Palavras-chave em inglês: Studant aid;Education;Count data models
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Data do documento: 2024
Citação: ARAÚJO NETO, João Cavalcante de. Uma análise dos determinantes municipais na concessão dos auxílios estudantis no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. 2024. 50f. Dissertação (Mestrado em Economia do Setor Público) - Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade - FEAAC, Programa de Economia Profissional - PEP, Universidade Federal do Ceará - UFC, Fortaleza (CE), 2024.
Resumo: Esta dissertação tem como objetivo analisar e identificar características municipais determinantes na implementação da quantidade de auxílio assistencial estudantil nas sedes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. O período da análise compreende os anos de 2014 a 2021, onde são analisadas as quantidades de auxílio estudantil, em suas diferentes modalidades, como função de variáveis sócio-econômicas e demográficas dos municípios, utilizando uma metodologia de regressão de dados de contagem. A implementação de políticas de assistência estudantil, que considerem as necessidades específicas de cada estudante, é fundamental para fortalecer a inclusão social e a democratização da educação superior no Brasil. Este trabalho propõe uma modelagem baseada nas condições municipais, oferecendo uma nova perspectiva sobre as análises das políticas de assistência estudantil, enquanto a maioria das pesquisas existentes se concentra na análise dos efeitos dos auxílios sobre os indivíduos. Os modelos indicam que fatores como a participação da agropecuária e da indústria no Valor Adicionado Bruto (VAB), a densidade populacional e a infraestrutura de saúde e educação local têm um impacto significativo na quantidade de auxílios distribuídos. Esses resultados podem ser úteis para uma maior eficiência na gestão de políticas públicas e de orçamentos assistenciais.
Abstract: This dissertation aims to analyze and identify the municipal characteristics that determine the allocation of student assistance at the campuses of the Federal Institute of Education, Science, and Technology of Ceará (IFCE). The analysis period spans from 2014 to 2021, examining the quantities of student aid granted as a function of socioeconomic and demographic variables of the municipalities, using a count data regression methodology. The implementation of student assistance policies that consider the specific needs of each student is essential to strengthening social inclusion and democratizing higher education in Brazil. This study proposes a model based on municipal characteristics, offering a new perspective compared to most existing research, which focuses on the effects of aid on individuals. The models indicate that factors such as the participation of agriculture and industry in the Gross Value Added (GVA), population density, and local health and education infrastructure have a significant impact on the amount of aid distributed. These findings can serve as a basis for more efficient management of public policies and student assistance budgets.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77671
Currículo Lattes do(s) Autor(es): http://lattes.cnpq.br/6575992820061600
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/1231626312144109
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PEP - Dissertações defendidas na UFC

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