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dc.contributor.advisorMartins, Karla Patrícia Holanda-
dc.contributor.authorDias, Reginaldo Rodrigues-
dc.date.accessioned2024-08-12T20:23:45Z-
dc.date.available2024-08-12T20:23:45Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationDIAS, Reginaldo Rodrigues. A sombra do objeto e o trabalho estético da Melancolia. 2024. 188 f. Tese (Doutorado) - Programa de Pós-graduação em Psicologia, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77649-
dc.description.abstractThe objective of this thesis is to relate Freud's concept of the shadow of the object with the notion of melancholic work, considering the latter as an aesthetic work between lucidity and the dark present in the discourse of melancholy. The occurrence of the emergence of this concept shows how important the discussion between Freud and his contemporaries was for its emergence, especially with regard to the concepts of identification and narcissism that together form the expression narcissistic identification, so important for understanding the mechanism of constitution of melancholy. The notion of the object's shadow gains a broader conceptual body in the work of current psychoanalysts, based on which it was possible to understand the shadow as a primitive sediment, first removed from the other, its pre-specular mark, therefore, the shadow as a precursor of image. We developed the idea that the shadow both represents what remained of the object after the loss, and also delimits, in a rudimentary and, we can say, pre-symbolic way, its absence. Considering the delusion of self-accusation as a central specific that expresses the dark covering of the object over the self, its origins in psychiatry and the pre-psychoanalytic period go back to the concepts of assimilatory delusions that seek to explain the patient's state and the subjugation of the self as its failure. process of reorganization of the world. In this sense, to the extent that it is possible to describe oneself in detail, the imagetic deficiency of the self finds in delirium a profusion of faded images that gain brilliance in the aestheticization of discourse. It is concluded that the work of aestheticizing the speech with words, whose ornamental character is exalted, acts between the light, represented by melancholic lucidity, and the shadow of its alienation, thus causing the deflection of the object's shadow and allowing a contour clear for the self and consequently for the other, in melancholy.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA sombra do objeto e o trabalho estético da melancoliapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.abstract-ptbrO objetivo desta tese é relacionar o conceito de sombra do objeto em Freud com a noção de trabalho melancólico, considerando este último como um trabalho estético entre a lucidez e o sombrio presentes no discurso da melancolia. A ocasião da emergência deste conceito mostra o quanto as discussões entre Freud e os seus contemporâneos foram importantes para seu aparecimento, sobretudo no que diz respeito aos conceitos de identificação e narcisismo que juntos formam a expressão identificação narcísica, tão cara para a compreensão do mecanismo de constituição da melancolia. A noção de sombra do objeto ganha um corpo conceitual mais amplo na obra de psicanalistas da atualidade, com base nos quais foi possível entender a sombra como um sedimento primitivo, primeira extração do outro, sua marca pré- especular, portanto, a sombra como precursora da imagem. Desenvolvemos a ideia que a sombra tanto representa o que restou do objeto após a perda, quanto também delimita, de maneira rudimentar e, podemos dizer, pré-simbólica, a sua ausência. Considerando o delírio de autoacusação como fenômeno central que expressa a cobertura sombria do objeto sobre o eu, suas origens na psiquiatria e no período pré-psicanalítico remontam aos conceitos de delírios assimilatórios que buscam explicar o estado do paciente e a subjugação do eu como falência deste processo de reorganização do mundo. Neste sentido, na medida em que é possível descrever-se com detalhes, a escassez imagética do eu encontra no delírio uma profusão de imagens desbotadas que ganham brilho na estetização do discurso. Conclui-se que, o trabalho de estetizar o discurso com palavras, cujo caráter de ornamento é exaltado, atua entre a luz, representada pela lucidez melancólica, e a sombra de sua alienação, provocando assim a deflexão da sombra do objeto e permitindo um contorno nítido para o eu e consequentemente para o outro, na melancolia.pt_BR
dc.title.enThe shadow of the object and the aesthetic work of melancholypt_BR
dc.subject.ptbrPsicanálisept_BR
dc.subject.ptbrMelancoliapt_BR
dc.subject.ptbrSombra-do-objetopt_BR
dc.subject.ptbrDelíriopt_BR
dc.subject.ptbrComposição estéticapt_BR
dc.subject.enPsychoanalysispt_BR
dc.subject.enMelancholypt_BR
dc.subject.enObject-shadowpt_BR
dc.subject.enDeliriumpt_BR
dc.subject.enAesthetic compositionpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS: PSICOLOGIApt_BR
local.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/7709219198996412pt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/0785051938150248pt_BR
local.date.available2024-08-12-
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