Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77645
Tipo: Dissertação
Título: O movimento da Reforma do Ensino Médio no Brasil a partir dos anos de 1980: um estudo à luz da crítica gramsciana
Autor(es): Germano Júnior, Manoel Messias Soares
Orientador: Rabelo, Josefa Jackline
Palavras-chave em português: Reforma do Ensino Médio;Educação Brasileira;Antonio Gramsci
Palavras-chave em inglês: High School Reform;Brazilian Education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Data do documento: 2024
Citação: GERMANO JÚNIOR, Manoel Messias Soares. O movimento da Reforma do Ensino Médio no Brasil a partir dos anos de 1980 : um estudo à luz da crítica gramsciana. 2024. 87 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024.
Resumo: O trabalho tem como objetivo geral de pesquisa analisar o movimento de reformas educacionais no Ensino Médio do Brasil a partir da década de 1980, especialmente, seus desdobramentos nas disciplinas de Ciências Humanas, e tem como objetivos específicos de mapear e examinar as reformas educacionais que se referem ao Ensino Médio à luz da crítica gramsciana; apresentar as formulações centrais da proposta educativa gramsciana; contextualizar as concepções centrais da do movimento de reformas do Ensino Médio, vislumbrando um processo de emancipação humana. Nesse escopo, almejamos observar o acento dado por Gramsci à questão da educação, refinando essa temática da formação humana omnilateral e quais seriam seus desdobramentos para uma proposta de Ensino Médio brasileiro. Para isso foi realizada uma revisão da produção teórica de Gramsci, em especial seus escritos do cárcere (1929-1935), com destaque para o Caderno 12, mais diretamente afeto à questão educacional e intelectual. Esta revisão vem acompanhada dos estudos de intérpretes da obra de Gramsci como Del Roio (2006); Jacomini (2020); Manacorda (1990, 2010); Nosella (2010); e Schlesener (2011). Recorremos também aos antecedentes teóricos de Marx e Engels (2010), que influenciaram o desenvolvimento dos escritos de Gramsci, além de autores mais afetos a história da educação brasileira como Kuenzer (2017); Lemos (2016); Maia Filho (2004); Motta e Frigotto (2017); Ramos (2014) e Romanelli (2001). Gramsci propõe um modelo educacional que vai além da educação dual apregoada pelo ideário burguês, buscando formar cidadãos capacitados não só profissionalmente, mas também social e politicamente. Enfatiza a importância de um currículo de Ensino Médio que reflita a realidade dos e para os trabalhadores e os conscientize para participarem ativamente na construção de uma escola voltada para seus interesses. Isso implica na superação do atual Ensino Médio brasileiro e na análise crítica da educação, visando combater o modelo fragmentado que serve às demandas do capital.
Abstract: The general objective of this research is to analyze the movement of educational reforms in Brazilian high school education from the 1980s onwards, with a particular focus on their impact on the Humanities subjects. The specific objectives are to map and examine the educational reforms related to high school education through the lens of Gramscian critique; to present the central formulations of Gramsci's educational proposal; to contextualize the main concepts of the high school reform movement, envisioning a process of human emancipation. In this scope, we aim to observe the emphasis Gramsci places on the issue of education, refining this theme of comprehensive human formation and considering its implications for a proposal for Brazilian high school education. To this end, a review of Gramsci's theoretical works was conducted, especially his prison writings (1929-1935), with a focus on Notebook 12, which is directly related to educational and intellectual issues. This review is accompanied by studies of Gramsci's interpreters such as Del Roio (2006); Jacomini (2020); Manacorda (1990, 2010); Nosella (2010); and Schlesener (2011). We also refer to the theoretical antecedents of Marx and Engels (2010), who influenced the development of Gramsci's writings, as well as authors more closely related to the history of Brazilian education such as Kuenzer (2017); Lemos (2016); Maia Filho (2004); Motta and Frigotto (2017); Ramos (2014); and Romanelli (2001). Gramsci proposes an educational model that goes beyond the dual education advocated by bourgeois ideology, seeking to form citizens who are not only professionally capable but also socially and politically aware. He emphasizes the importance of a high school curriculum that reflects the reality of and for the workers, raising their awareness to actively participate in the construction of a school oriented towards their interests. This implies overcoming the current Brazilian high school education and critically analyzing education to combat the fragmented model that serves the demands of capital.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77645
Currículo Lattes do(s) Autor(es): http://lattes.cnpq.br/4255727586427637
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/8231954289757480
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_dis_mmsgjunior.pdf769,11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.