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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77639
Tipo: | Tese |
Título: | O impacto do desenvolvimento e integração de tecnologias e metodologia de ensino (kahoot!) no aprendizado estudantes de medicina na disciplina de histologia |
Autor(es): | Silva, Renata Souza e |
Orientador: | Cerqueira, Gilberto Santos |
Coorientador: | Freire, Gustavo da Cunha Lima |
Palavras-chave em português: | Histologia;Ensino;Tecnologia |
Palavras-chave em inglês: | Histology;Teaching;Technology |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
Data do documento: | 2024 |
Citação: | SILVA, Renata Souza e. O impacto do desenvolvimento e integração de tecnologias e metodologia de ensino (kahoot!) no aprendizado estudantes de medicina na disciplina de histologia. 2024. 100 f. Tese (Doutorado em Ciências Morfofuncionais) - Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/ 77639. Acesso em: 12 ago. 2024. |
Resumo: | A histologia faz parte da base de construção do aprendizado de todos os curso de saúdo, em especial do curso de medicina. A interação desta disciplina com diferentes tecnologias já vem apresentando um excelente desempenho em melhorar o processo de ensino e aprendizagem dos alunos. Estas tecnologias podem ser utilizadas individualmente ou em associação com metodologias ativas de ensino. Um exemplo desta interação está na utilização do aplicativo Kahoot, que permite um aprendizado baseado em jogos e já tem eficácia comprovada em outros estudos. Este trabalho teve como objetivos desenvolver uma revisão sistemática sobre a utilização de tecnologias no ensino de histologia, assim como desenvolver, validar e aplicar uma plataforma de ensino de histologia básica denominada Histoatlas. A partir da sua aplicação, avaliar sua eficácia em comparação com Kahoot quando utilizados como métodos auxiliares a metodologia convencional de ensino. A partir da revisão realizada foi possível perceber que ainda existe pouca informação sobre o desenvolvimento de novas tecnologias para a melhoria do processos de ensino e aprendizagem de histologia. Com isso, foi desenvolvida a plataforma Histoatlas, que passou por um processo de validação. Esta plataforma foi programada utilizando a linguagem Paython e nela estavam contidos resumos, álbuns e questionários sobre os diferentes temas da histologia básica. O processo de validação foi realizado a partir da aplicação do questionário “Suitability Assessment of Materials” respondido por professores de instituições de ensino superior. Assim como o questionário denominado Escala de Usabilidade do Sistema (SUS), respondido por programadores. Ambas as avaliação determinaram que a plataforma apresentava um impacto positivo no processo de ensino, assim como era de fácil usabilidade. Posteriormente, foram selecionadas 3 turmas de medicina dos períodos de 2022.1, 2022.2 2 2023.1. A turma de 2022.1 utilizou o Kahoot como método auxiliar a aulas tradicionais, sendo denominado Grupo Kahoot (GK) (n = 52). A turma de 2022.2 não utilizou nenhuma ferramenta, sendo denominado Grupo Tradicional (GT) (n = 48). A turma de 2023.1 fez uso do Histoatlas, sendo denominado de Grupo Histoatlas (GH) (n = 51). Todos os grupos assistiram as mesmas aulas expositivas dialogadas. Durante a duração do módulo da disciplina (com 13 dias de duração), o GK realizou testes no início de todas as aulas, sendo eles referentes a aula anterior. Já o GH foi incentivado a fazer uso da ferramenta durante toda a duração da disciplina. Ao final do semestre, os alunos responderam um questionário e as notas das provas teóricas e práticas foram coletadas. Foi observado que o GK apresentou um melhor desempenho na prova prática, quando comparado aos demais grupos. Porém, as médias dos alunos de todos os grupos foram semelhantes. Os alunos go GH 9 e GK afirmaram que estas ferramentas auxiliaram no seu aprendizado e que ela impactou diretamente no seu desempenho na disciplina. Todos os grupos afirmaram que o desenvolvimento de novas metodologias de ensino podem ser muito relevantes para melhorar o processo de ensino e aprendizagem da disciplina. Com isso, pode-se concluir que, ainda existe muito que se pode ser desenvolvido, quando se fala da utilização de tecnologias no ensino de histologia. De mesmo modo, a tecnologia desenvolvida, o Histoatlas, foi uma ferramenta considerada adequada para auxiliar no ensino de histologia. Além disso, as ferramentas utilizadas (Histoatlas e Kahoot!) não influenciam diretamente em uma melhora expressiva no desempenho dos alunos, porém ela pode participar no processo de dinamização da disciplina, fazendo com que os alunos se sintam mais motivados a participar do seu aprendizado e queira participar mais ativamente da disciplina. |
Abstract: | Histology is part of the foundation for learning in all health courses, especially medicine courses. The interaction of this subject with different technologies has already shown excellent performance in improving the teaching and learning process for students. These technologies can be used individually or in association with active teaching methodologies. An example of this interaction is the use of the Kahoot application, which allows game-based learning and has already been proven effective in other studies. This work aimed to develop a systematic review on the use of technologies in histology teaching, as well as to develop, validate and apply a basic histology teaching platform called Histoatlas. From its application, evaluate its effectiveness in comparison with Kahoot when used as auxiliary methods to traditional teaching methodology. From the review carried out, it was possible to see that there is still little information about the development of new technologies to improve the histology teaching and learning processes. With this, the Histoatlas platform was developed, which went through a validation process. This platform was programmed using the Paython language and contained summaries, albums and questionnaires on the different topics of basic histology. The validation process was carried out by applying the “Suitability Assessment of Materials” questionnaire answered by professors from higher education institutions. As well as the questionnaire called System Usability Scale (SUS), answered by programmers. Both evaluations determined that the platform had a positive impact on the teaching process, as well as being easy to use. Subsequently, 3 medical classes were selected from the periods 2022.1, 2022.2 2 2023.1. The class of 2022.1 used Kahoot as an auxiliary method for traditional classes, being called the Kahoot Group (GK) (n = 52). The class of 2022.2 did not use any tools, being called Traditional Group (GT) (n = 48). The class of 2023.1 used Histoatlas, being called the Histoatlas Group (GH) (n = 51). All groups attended the same dialogued expository classes. During the duration of the discipline module (13 days long), GK carried out tests at the beginning of all classes, referring to the previous class. GH was encouraged to use the tool throughout the course. At the end of the semester, students answered a questionnaire and grades from theoretical and practical tests were collected. It was observed that GK performed better in the practical test when compared to the other groups. However, the means of students in all groups were similar. Go GH and GK students stated that these tools helped in their learning and that it had a direct impact on their performance in the subject. All groups stated that the development of new teaching methodologies can be 11 very relevant to improving the teaching and learning process of the subject. With this, it can be concluded that there is still a lot that can be developed when it comes to the use of technologies in teaching histology. Likewise, the technology developed, Histoatlas, was a tool considered suitable to assist in teaching histology. Furthermore, the tools used (Histoatlas and Kahoot!) do not directly influence a significant improvement in student performance, but they can participate in the process of dynamizing the discipline, making students feel more motivated to participate in their learning and want to participate more actively in the discipline. |
URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77639 |
Currículo Lattes do(s) Autor(es): | http://lattes.cnpq.br/4733016128387724 |
ORCID do Orientador: | https://orcid.org/0000-0001-6717-3772 |
Currículo Lattes do Orientador: | http://lattes.cnpq.br/6780676773042373 |
Currículo Lattes do Coorientador: | http://lattes.cnpq.br/3605879838604366 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | DMO - Teses defendidas na UFC |
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