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Tipo: Dissertação
Título: Impacto da distância casa-escola e do transporte escolar no desempenho escolar dos alunos da rede pública de Maracanaú
Autor(es): Barbosa, Felipe Alves Saraiva
Orientador: Soares, Ricardo Brito
Palavras-chave em português: Educação;Distância da escola;Transporte escolar;Avaliação de Políticas Públicas
Palavras-chave em inglês: Education;School distance;School transportation;Public Policy Evaluation
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Data do documento: 2024
Citação: BARBOSA, Felipe Alves Saraiva. Impacto da distância casa-escola e do transporte escolar no desempenho escolar dos alunos da rede pública de Maracanaú. 2024. 31f. Dissertação (Mestrado em Economia do Setor Público) - Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade - FEAAC, Programa de Economia Profissional - PEP, Universidade Federal do Ceará - UFC, Fortaleza (CE), 2024.
Resumo: Este estudo visa compreender o possível efeito causado pela distância entre o local de residência e estabelecimento de ensino sobre rendimento escolar em escala local, mais precisamente no município de Maracanaú, e ainda o impacto, se existente, da disponibilidade do serviço de transporte escolar. Tal análise se manifesta por meio de um modelo de regressão linear múltipla utilizando uma base de dados inovadora que engloba notas de alunos de um sistema de avaliação estadual (SPAECE), distâncias geradas por georreferenciamento mediante cruzamento com a base de dados do Cadastro único dos programas sociais do governo federal, informações qualitativas das escolas e ainda informações acerca da escola ser atendida ou não por serviço de transporte escolar. A pesquisa mostrou que, para o município de Maracanaú, a distância não implicou em alterações estatisticamente significantes sobre as notas de Português, mas resultou em impacto negativo sobre as notas obtidas em Matemática. Não só isso, demonstrou que quando as escolas são servidas por transporte público escolar, este impacto negativo é compensado em parte. Entretanto, quando levamos em conta características qualitativas de cada instituição de ensino, tanto efeito distância como o de compensação do transporte escolar deixam de ser significantes.
Abstract: This study seeks to understand the possible effect of the distance between the place of residence and the educational institution on school performance at the local level, specifically in the municipality of Maracanau, and also the impact, if any, of the availability of school transportation services. This analysis is conducted through a multiple linear regression model using an innovative database that includes student grades from a state assessment system (SPAECE), distances generated by georeferencing by cross-referencing with the federal government's social programs' database, qualitative information from schools, and information about whether the school is served by school transportation services. The research showed that, for the municipality of Maracanau, distance did not result in statistically significant changes in Portuguese grades, but had a negative impact on Mathematics grades. Furthermore, it showed that when schools are provided with public school transportation, this negative impact is partially mitigated. However, when considering the qualitative characteristics of each educational institution, both the distance effect and the compensatory effect of school transportation cease to be significant.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77597
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/2439089390333822
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PEP - Dissertações defendidas na UFC

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