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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77579
Tipo: | Dissertação |
Título: | Desenvolvimento e avaliação de um jogo para auxiliar o ensino de história do design utilizando realidade virtual e interface cérebro-computador |
Autor(es): | Melo, Lucas Severo |
Orientador: | Barros Filho, Edgar Marçal de |
Palavras-chave em português: | Jogos sérios;Interface cérebro-computador;Realidade virtual;História do design |
Palavras-chave em inglês: | Serious games;Brain-computer interfaces;Virtual reality;History of design |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL |
Data do documento: | 2024 |
Citação: | MELO, Lucas Severo. Desenvolvimento e avaliação de um jogo para auxiliar o ensino de história do design utilizando realidade virtual e interface cérebro-computador. 2024. 86 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Tecnologia Educacional) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024. |
Resumo: | Esta dissertação de mestrado aborda o desenvolvimento e a avaliação de um protótipo de alta fidelidade de um jogo sério para o ensino de História do Design a nível superior, utilizando tecnologias inovadoras como Interfaces Cérebro-Computador (ICC) e Realidade Virtual (RV). As ICCs, que utilizam eletroencefalografia (EEG), têm experimentado um crescimento significativo em campos como a saúde e os jogos digitais. Isso se deve à necessidade emergente de desenvolver alternativas eficazes para o diagnóstico e tratamento de uma variedade de distúrbios neurológicos que afetam crianças e adolescentes. A RV, por sua vez, adiciona uma camada extra de imersão para o usuário, aumentando a eficácia das ICCs. No contexto educacional, a diversidade de atividades e a exploração do meio ambiente em sala de aula são estratégias valiosas para complementar o ensino e garantir um aprendizado eficaz. Nesse sentido, o jogo sério desenvolvido neste trabalho visa proporcionar uma experiência de aprendizagem envolvente e eficaz. A avaliação da usabilidade do jogo sério foi realizada utilizando o instrumento de questionário do CEGE (Core Elements of the Gaming Experience), com o objetivo de determinar sua adequação e utilidade para o usuário. Um estudo de caso com 18 alunos foi conduzido, durante o qual foram verificados aspectos como a usabilidade do jogo, a concentração dos alunos e outros dados relevantes para o progresso do jogo, ao qual se obteve resultados positivos, tanto na usabilidade, como na efetividade do desafio proposto. Este trabalho tem como objetivo abrir um campo mais amplo de possibilidades para o ensino de disciplinas utilizando as tecnologias de Realidade Virtual e Interface Cérebro-Computador de forma lúdica, proporcionando uma experiência de aprendizagem mais envolvente e eficaz. Este estudo contribui para a evolução do ensino superior, particularmente no campo do Design, através da integração de tecnologias inovadoras e práticas pedagógicas eficazes ao qual foram obtidos como resultados a construção de um jogo e seus resultados referentes a sua avaliação. |
Abstract: | This master's dissertation addresses the development and evaluation of a high-fidelity prototype of a serious game for teaching Design History at the higher education level, utilizing innovative technologies such as Brain-Computer Interfaces (BCI) and Virtual Reality (VR). BCIs, which use electroencephalography (EEG), have seen significant growth in fields such as healthcare and digital games. This is due to the emerging need to develop effective alternatives for diagnosing and treating a variety of neurological disorders affecting children and adolescents. VR, in turn, adds an extra layer of immersion for the user, enhancing the effectiveness of BCIs. In the educational context, the diversity of activities and the exploration of the environment in the classroom are valuable strategies to complement teaching and ensure effective learning. In this regard, the serious game developed in this work aims to provide an engaging and effective learning experience. The usability evaluation of the serious game was conducted using the CEGE (Core Elements of the Gaming Experience) questionnaire instrument, with the goal of determining its suitability and usefulness for the user. A case study with 18 students was conducted, during which aspects such as the game's usability, student concentration, and other relevant data for game progress were verified, yielding positive results in both usability and the effectiveness of the proposed challenge. This work aims to open a broader field of possibilities for teaching disciplines using Virtual Reality and Brain-Computer Interface technologies in a playful way, providing a more engaging and effective learning experience. This study contributes to the evolution of higher education, particularly in the field of Design, through the integration of innovative technologies and effective pedagogical practices, resulting in the construction of a game and its evaluation outcomes. |
URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77579 |
Currículo Lattes do(s) Autor(es): | http://lattes.cnpq.br/6682413730918550 |
Currículo Lattes do Orientador: | http://lattes.cnpq.br/1015882558876646 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | PPGTE - Dissertações defendidas na UFC |
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