Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77535
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Castelar, Pablo Urano de Carvalho | - |
dc.contributor.author | Santos, Alessandro Costa dos | - |
dc.date.accessioned | 2024-08-06T11:30:00Z | - |
dc.date.available | 2024-08-06T11:30:00Z | - |
dc.date.issued | 2024 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Alessandro Costa dos. Avaliação do Fundo Estadual de Combate à Pobreza (FECOP) no Estado do Ceará entre os anos de 2017 e 2022. 61f. Dissertação (Mestrado em Economia do Setor Público) - Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade - FEAAC, Programa de Economia Profissional - PEP, Universidade Federal do Ceará - UFC, Fortaleza (CE), 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77535 | - |
dc.description.abstract | This work aims to evaluate the FECOP program from two main perspectives: the distribution of funds and the efficiency in reducing the population below the poverty line. The specific objectives are (i) to analyze whether FECOP funds are being distributed according to the poverty situation in each municipality of Ceará and (ii) to measure the efficiency of expenditures financed by FECOP in reducing the number of people below the poverty line. The analysis covers data from the FECOP Physical-Financial Performance Reports from 2017 to 2022. To evaluate the distribution of funds, the Municipal Coverage Index was used to check if the resources directed to the municipalities are proportional to the number of poor people. The efficiency of expenditures was measured using Data Envelopment Analysis (DEA), identifying where spending was more or less efficient. The results indicate a real decrease of 13.5% in FECOP resources between 2017 and 2022, despite the nominal growth in expenditures. The proportion of people living below the poverty line remained stable at around 38.75% between 2017 and 2021, but jumped to about 45% in 2022, due to changes in the poverty line value. The analysis of the distribution of resources showed that, on average, municipalities received insufficient amounts relative to the proportion of poor people, with a significant worsening after the COVID-19 pandemic. In 2017, 61% of the municipalities had a Municipal Coverage Index below 0.7, a percentage that increased to 92.9% in 2022. The efficiency of FECOP expenditures in reducing poverty, measured by DEA, showed that few municipalities benefited significantly. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Avaliação do Fundo Estadual de Combate à Pobreza (FECOP) no Estado do Ceará entre os anos de 2017 e 2022 | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Este estudo visa avaliar o FECOP sob dois aspectos principais: a distribuição de receitas e a eficiência na redução da população abaixo da linha da pobreza. Os objetivos específicos são (i) analisar se as receitas do FECOP estão sendo distribuídas de acordo com a situação de pobreza em cada município cearense e (ii) mensurar a eficiência das despesas financiadas pelo FECOP na redução do número de pessoas abaixo da linha da pobreza. A análise abrange dados dos Relatórios de Desempenho Físico-Financeiro do FECOP de 2017 a 2022. Para avaliar a distribuição de receitas, foi utilizado o Índice Municipal de Cobertura, que verifica se os recursos direcionados aos municípios são proporcionais ao número de pessoas pobres. A eficiência das despesas foi medida por meio da Análise Envoltória de Dados (DEA), identificando onde os gastos foram mais ou menos eficientes. Os resultados indicam uma redução real de 13,5% nos recursos do FECOP entre 2017 e 2022, apesar do crescimento nominal das despesas. A proporção de pessoas vivendo abaixo da linha da pobreza manteve-se estável em torno de 38,75% entre 2017 e 2021, mas saltou para cerca de 45% em 2022, devido a mudanças no valor que define a linha de pobreza. A análise da distribuição de recursos mostrou que, em média, os municípios receberam montantes insuficientes para a proporção de pessoas pobres, com piora significativa após a pandemia de COVID-19. Em 2017, 61% dos municípios apresentaram um Índice Municipal de Cobertura abaixo de 0,7, percentual que aumentou para 92,9% em 2022. A eficiência dos gastos do FECOP na redução da pobreza, medida pela DEA, mostrou que poucos municípios se beneficiaram de maneira significativa. | pt_BR |
dc.subject.ptbr | Fundo Estadual de Combate à Pobreza | pt_BR |
dc.subject.ptbr | FECOP | pt_BR |
dc.subject.ptbr | Políticas Públicas | pt_BR |
dc.subject.ptbr | Ceará | pt_BR |
dc.subject.en | State Fund to Combat Poverty | pt_BR |
dc.subject.en | FECOP | pt_BR |
dc.subject.en | Public Policies | pt_BR |
dc.subject.en | Ceará | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA | pt_BR |
local.advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/4231375915387949 | pt_BR |
local.date.available | 2024 | - |
Aparece nas coleções: | PEP - Dissertações defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2024_dis_acsantos.pdf | 1,38 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.