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dc.contributor.authorReis, Maria Vanessa Silva dos-
dc.contributor.authorCampos, Roberio Telmo-
dc.date.accessioned2024-08-02T19:24:54Z-
dc.date.available2024-08-02T19:24:54Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationREIS, Maria Vanessa Silva dos ; CAMPOS, Robério Telmo. O que determina o analfabetismo financeiro rural? Uma análise da relação Com os fatores Socioeconômicos e demográficos. Revista Geotemas, Pau dos Ferros, RN, v. 14, p. 01-26, 2024pt_BR
dc.identifier.issn2236-255X-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77496-
dc.description.abstractThe recognition of financial literacy as a growing global policy priority highlights the urgency of addressing financial illiteracy, especially in rural areas of developing countries. This study focuses on the rural area of the Municipality of Capistrano-CE, notable for having one of the most significant rural populations in the Maciço de Baturité-CE region. The objective of this study is to examine the relationship between the level of financial literacy (behavior, attitude and knowledge) with socioeconomic and demographic variables from the perspective of rurality, in addition to encouraging similar research in other rural areas of Brazil. Authors such as Huston (2010); Remund (2010); Jobin and Losekann (2015); Potrich (2016); Pontara (2019) and OECD (2020) offer the theoretical-conceptual and empirical basis of this study. Data collection was carried out through direct field research, where 175 questionnaires were administered in the municipality under analysis. The results indicate that the population surveyed has a low level of financial literacy and is aged between 42 and 80 years, with the majority being female, corroborating the hypothesis that is constant internationally. The factors most closely related to financial illiteracy are: occupation, having dependents, own and parental education, and own and family income. Such results highlight the need for initiatives that economically empower rural communities and reduce vulnerability to financial manipulation and misinformation.pt_BR
dc.description.urihttps://periodicos.apps.uern.br/index.php/GEOTemas/article/view/6098pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherGeotemaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleO que determina o analfabetismo financeiro rural? Uma análise da relação com os fatores socioeconômicos e demográficospt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO reconhecimento da alfabetização financeira como uma prioridade política global crescente destaca a urgência de abordar o analfabetismo financeiro, especialmente em áreas rurais de países em desenvolvimento. Este estudo concentra-se na zona rural do Município de Capistrano-CE, notável por possuir uma das populações rurais mais significativas da região Maciço de Baturité-CE. O objetivo deste estudo é examinar a relação do nível de alfabetização financeira (comportamento, atitude e conhecimento) com as variáveis socioeconômicas e demográficas na perspectiva da ruralidade, além de incentivar pesquisas similares nas demais áreas rurais do Brasil. Autores como Huston (2010); Remund (2010); Jobin e Losekann (2015); Potrich (2016); Pontara (2019) e OCDE (2020) oferecem a base teórico-conceitual e empírica deste estudo. A coleta de dados foi realizada por meio de pesquisa direta em campo, onde foram aplicados 175 questionários no município em análise. Os resultados indicam que a população pesquisada guarda um baixo nível de alfabetização financeira e compõem a faixa etária de 42 a 80 anos, sendo a maioria do gênero feminino, corroborando a hipótese constante internacionalmente. Os fatores que mais apresentam relação com o analfabetismo financeiro são: ocupação, possuir dependentes, escolaridade própria e dos pais e renda própria e familiar. Tais resultados evidenciam a necessidade de iniciativas que empoderem economicamente as comunidadpt_BR
dc.description.abstract-esEl reconocimiento de la educación financiera como una creciente prioridad política global resalta la urgencia de abordar el analfabetismo financiero, especialmente en las zonas rurales de los países en desarrollo. Este estudio se centra en la zona rural del Municipio de Capistrano-CE, destacada por tener una de las poblaciones rurales más significativas de la región de Maciço de Baturité-CE. El objetivo de este estudio es examinar la relación entre el nivel de alfabetización financiera (comportamiento, actitud y conocimiento) con variables socioeconómicas y demográficas desde la perspectiva de la ruralidad, además de fomentar investigaciones similares en otras áreas rurales de Brasil. Autores como Huston (2010); Remund (2010); Jobin y Losekann (2015); Potrich (2016); Pontara (2019) y OCDE (2020) ofrecen la base teórico-conceptual y empírica de este estudio. La recolección de datos se realizó mediante investigación directa de campo, donde se administraron 175 cuestionarios en el municipio bajo análisis. Los resultados indican que la población encuestada tiene un bajo nivel de educación financiera y tiene edades entre 42 y 80 años, siendo la mayoría mujeres, corroborando la hipótesis que es constante a nivel internacional. Los factores más relacionados con el analfabetismo financiero son: ocupación, tener dependientes, educación propia y de los padres, e ingresos propios y familiares. Estos resultados resaltan la necesidad de iniciativas que empoderen económicamente a las comunidades rurales y reduzcan la vulnerabilidad a la manipulación financiera y la desinformación.pt_BR
dc.title.enWhat determines rural financial literacy? An analysis of the relationship with socioeconomic and demographic factorspt_BR
dc.title.es¿Qué determina el analfabetismo financiero rural? Un análisis de la relación con factores socioeconómicos y demográficospt_BR
dc.subject.ptbrAnalfabetismo financeiropt_BR
dc.subject.ptbrRuralidadept_BR
dc.subject.ptbrFatores socioeconômicos e demográficospt_BR
dc.subject.enFinancial illiteracypt_BR
dc.subject.enRuralitypt_BR
dc.subject.enSocioeconomic and demographic factorspt_BR
dc.subject.esAnalfabetismo financieropt_BR
dc.subject.esRuralidadpt_BR
dc.subject.esFactores socioeconómicos y demográficospt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIApt_BR
local.author.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-6154-3875pt_BR
local.author.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-1393-987Xpt_BR
local.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/5399106289189439pt_BR
local.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/2652530418454016pt_BR
local.date.available2024-
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