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dc.contributor.advisorParente, Paulo Henrique Nobre-
dc.contributor.authorPontes, Luan Filipe Moreira de-
dc.date.accessioned2024-07-31T16:53:25Z-
dc.date.available2024-07-31T16:53:25Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationPONTES, Luan Filipe Moreira de. Redes sociais e desempenho acadêmico de estudantes universitários. 2024. 36 f. Monografia (Graduação em Administração) - Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77433-
dc.description.abstractThis study investigates the relationship between the use of social media for academic purposes and the academic and perceived performance of university students. Furthermore, it examines the moderating effect of the amount of hours dedicated to studying outside of class and the frequency of smartphone use in class on this relationship. To this end, a sample of 365 university students was used, where such data were used to estimate a partial least squares (PLS) regression model. The results show that social media, when used for learning purposes, positively and significantly influences student performance. However, the moderating effects did not show the expected contribution on the relationship between social media use and performance. This study contributes to the literature by considering the nature of social media use and its relationship with student performance in the Brazilian context. Finally, this research provides practical insights for educators and educational policy makers on how to maximize the benefits of social media in the academic environment.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleRedes sociais e desempenho acadêmico de estudantes universitáriospt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste estudo investiga a relação entre o uso das redes sociais para propósitos acadêmicos e o desempenho acadêmico e percebido de estudantes universitários. Ademais, examina-se o efeito moderador da quantidade de horas dedicadas ao estudo além da sala de aula e a frequência do uso do smartphone em sala de aula nessa relação. Para isso, empregou-se uma amostra de 365 estudantes universitários, onde tais dados foram usados para estimar um modelo de regressão por mínimos quadrados parciais (MQP). Os resultados mostram que as redes sociais, quando utilizadas para fins de aprendizagem, influencia positiva e significativamente o desempenho dos estudantes. Todavia, os efeitos moderadores não exibiram a contribuição esperada sobre a relação entre o uso das redes sociais e o desempenho. Este estudo contribui para a literatura por considerar a natureza do uso das redes sociais e sua relação com o desempenho dos estudantes no contexto brasileiro. Para finalizar, esta pesquisa fornece insights práticos para educadores e formuladores de políticas educacionais sobre como maximizar os benefícios das redes sociais no ambiente acadêmico.pt_BR
dc.subject.ptbrRedes sociaispt_BR
dc.subject.ptbrTecnologiapt_BR
dc.subject.ptbrInternetpt_BR
dc.subject.ptbrDesempenho estudantilpt_BR
dc.subject.ptbrUniversidadept_BR
dc.subject.enSocial mediapt_BR
dc.subject.enTechnologypt_BR
dc.subject.enInternetpt_BR
dc.subject.enStudent performancept_BR
dc.subject.enUniversitypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
local.advisor.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-4616-7370pt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/1294327928645279pt_BR
local.date.available2024-07-31-
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