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Tipo: Dissertação
Título: O uso da psicoeducação no cuidado da saúde mental de indivíduos com Neoplasia Endócrina Múltipla Tipo 1 familiar
Autor(es): Silva, Fellipe Sousa da
Orientador: Quidute, Ana Rosa Pinto
Coorientador: Martins, Manoel Ricardo Alves
Palavras-chave em português: Adaptação Psicológica;Neoplasia Endócrina Múltipla tipo 1;Saúde Mental
Palavras-chave em inglês: Adaptation, Psychological;Mental Health;Multiple Endocrine Neoplasia Type 1
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA
Data do documento: 2024
Citação: SILVA, Fellipe Sousa da. O uso da psicoeducação no cuidado da saúde mental de indivíduos com Neoplasia Endócrina Múltipla Tipo 1 familiar. 2024. 62 f. Dissertação (Mestrado em Medicina Translacional) - Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024.  Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/ 77412. Acesso em: 30 jul. 2024.
Resumo: Introdução: As síndromes familiares acometem cerca de 8% da população mundial, muitas delas de origem genética. O diagnóstico dessas síndromes pode trazer efeitos não apenas físicos, mas emocionais e psicológicos. A Neoplasia Endócrina Múltipla do tipo 1 (NEM-1) é uma síndrome genética com transmissão autossômica dominante, apresenta manifestações clínicas principalmente nas paratireoides, pâncreas e hipófise, impactando a qualidade de vida dos acometidos. Intervenções psicoeducativas possuem o objetivo de trabalhar formas de enfrentamento para entender e lidar com sua condição, proporcionando momentos para melhor pensar, sentir e agir perante as suas questões atuais, visando assim uma melhora na saúde física e mental, promovendo uma melhor adesão ao tratamento e maior autonomia com relação à sua condição de saúde. Objetivo: Verificar o uso da psicoeducação como recurso de enfrentamento para pacientes com neoplasia endócrina familiar. Material e Método: Estudo de intervenção longitudinal, não controlado, do tipo antes e depois aprovado pelo comitê de ética institucional (CAAE: 63465122.4.0000.5054.) realizado em pessoas com NEM-1 acompanhados em um serviço terciário. Os participantes do estudo passaram por avaliação através dos questionários antes e depois das intervenções psicoeducativas. As intervenções ocorreram após o momento de entrevista e aplicação dos questionários, com tempo médio de 50 minutos como um todo, utilizando do momento para refletir sobre seus aspectos de saúde e uso do átomo social. Os Questionários validados para avaliar ansiedade e depressão (HAD), Distress Management - Thermometer and Problem List – NCCN, e a Escala Modo de Enfrentamento de Problemas (EMEP) foram utilizados e utilizado RedCap® para registro e coleta dos dados. As variáveis foram analisadas pelo teste de Shapiro-Wilk. Foram utilizados os testes de Pearson e Fischer, teste t de Student ou Mann-Whitney quando apropriados, adotando o nível de significância de 5%. As análises foram realizadas pelo Software RStudio®. Resultados: A amostra contou com 60 participantes com diagnóstico confirmado de NEM-1, totalizando 14 famílias identificadas, 55% mulheres, 43% na faixa etária entre 36 - 50 anos, 52% com companheiro, 52% com ensino médio, vivendo com uma renda média de 1 a 3 salários mínimos (71%). Os fatores ansiosos estavam presentes em 63%, e após as intervenções, em 30% (score ≥8), os fatores depressivos atingiram 43%, e após as intervenções, em 20% (score ≥9). O Distress Thermometer possibilitou mensurar uma média de 6,25±2,74, considerado alto grau de sofrimento (>4). Os resultados evidenciaram que as estratégias de enfrentamento mais utilizadas foram: focalização no problema (78%), prática religiosas (77%), e as menos utilizadas: focalização na emoção (46%) e busca de suporte social (56%). Foi possível observar que, após as intervenções psicoeducativas, houve uma redução da pontuação da escala HAD, de 9,5±5,2 para 6,2±4,3 nos fatores ansiosos e de 7,8±4,3 para 5,0±4,0 nos fatores depressivos (N=60). No Distress Thermometer, houve uma diminuição de 6,25±2,74, para 4,98±2,52 (N=60) após as intervenções. Conclusão: As intervenções psicoeducativas mostram-se um aliado importante para o processo e acompanhamento dos pacientes acometidos por síndromes familiares, permitindo que os sujeitos se apropriem de suas realidades e exercitem o trabalhar da espontaneidade em suas vidas, ou seja, a capacidade de dar novas respostas ao que lhes tem acontecido, assim como é possível ver nos resultados uma melhora e redução dos fatores ansiosos, depressivos e na angústia do sujeito, melhorando assim sua qualidade de vida.
Abstract: Introduction: Family syndromes affect approximately 8% of the world population, many of which are of genetic origin. The diagnosis of these syndromes can bring about not only physical but also emotional and psychological effects. Multiple Endocrine Neoplasia type 1 (MEN-1) is a genetic syndrome with autosomal dominant transmission, manifesting clinically mainly in the parathyroid, pancreas, and pituitary glands, impacting the quality of life of those affected. Psychoeducational interventions aim to work on coping mechanisms to understand and manage their condition, providing moments to better contemplate, feel, and act regarding their current issues, thus aiming for an improvement in both physical and mental health, promoting better adherence to treatment and greater autonomy concerning their health condition. Objective: To assess the use of psychoeducation as a coping resource for patients with familial endocrine neoplasia. Materials and Methods: A longitudinal, uncontrolled intervention study, before and after, approved by the institutional ethics committee (CAAE: 63465122.4.0000.5054), was conducted on individuals with MEN-1 undergoing tertiary care. Study participants underwent evaluation through questionnaires before and after psychoeducational interventions. The interventions occurred after the interview and questionnaire application, with an average time of 50 minutes overall, utilizing the time to reflect on their health aspects and social atom usage. Validated questionnaires assessing anxiety and depression (HAD), Distress Management - Thermometer and Problem List - NCCN, and the Coping Strategies Inventory (EMEP) were used, and RedCap® was employed for data recording and collection. Variables were analyzed using the Shapiro-Wilk test. Pearson and Fischer's tests, Student's t-test, or Mann-Whitney tests were utilized where appropriate, adopting a significance level of 5%. Analysis were performed using RStudio® software. Results: The sample comprised 60 participants with a confirmed diagnosis of MEN-1, encompassing 14 identified families, 55% women, 43% in the age range of 36 - 50 years, 52% partnered, 52% with a high school education, living with an average income of 1 to 3 minimum wages (71%). Anxiety factors were present in 63%, which decreased to 30% after interventions (score ≥8), while depressive factors were observed in 43%, reducing to 20% after interventions (score ≥9). The Distress Thermometer measured an average of 6.25±2.74, indicating a high level of distress (>4). The results highlighted that the most frequently utilized coping strategies were problem-focused coping (78%) and religious practices (77%), while the less frequently utilized ones were emotion-focused coping (46%) and seeking social support (56%). It was observed that after the psychoeducational interventions, there was a reduction in the HAD scale scores from 9.5±5.2 to 6.2±4.3 in anxiety factors and from 7.8±4.3 to 5.0±4.0 in depressive factors (N=60). Regarding the Distress Thermometer, there was a decrease from 6.25±2.74 to 4.98±2.52 (N=60) following the interventions. Conclusion: Psychoeducational interventions prove to be an important ally in the process and support of patients affected by familial syndromes, allowing individuals to take ownership of their realities and exercise spontaneity in their lives, i.e., the ability to give new responses to what has been happening to them. The results show an improvement and reduction in anxiety, depression, and individual distress, thereby enhancing their quality of life.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77412
Currículo Lattes do(s) Autor(es): http://lattes.cnpq.br/4297331490894681
ORCID do Orientador: https://orcid.org/0000-0003-1876-6410
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/0730748142072670
ORCID do Coorientador: https://orcid.org/0000-0001-7272-9552
Currículo Lattes do Coorientador: http://lattes.cnpq.br/3503117351197846
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGMDT - Dissertações defendidas na UFC

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