Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77391
Tipo: | Dissertação |
Título: | Desenvolvimento e categorização do pensamento computacional docente com o uso da cultura maker em ambientes computacionais construcionistas |
Autor(es): | Caratti, Ricardo Lima |
Orientador: | Vasconcelos, Francisco Herbert Lima |
Coorientador: | Fernandes, Carlos Estevão |
Palavras-chave em português: | Pensamento computacional;Cultura maker;Construcionismo;Robótica educacional;Arduino;Scratch |
Palavras-chave em inglês: | Computational thinking;Maker culture;Constructionism;Educational robotics;Arduino;Scratch |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Data do documento: | 2023 |
Citação: | CARATTI, Ricardo Lima. Desenvolvimento e categorização do pensamento computacional docente com o uso da cultura maker em ambientes computacionais construcionistas. 2023. 341 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Tecnologia Educacional) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023. |
Resumo: | O Pensamento Computacional é uma abordagem de ensino que contribui para o desenvolvimento das competências fundamentais no aprendiz, a fim de que possa melhor compreender, analisar, definir, modelar, comparar e resolver problemas. No campo da educação, a introdução do Pensamento Computacional pode contribuir nos processos de ensino e de aprendizagem em todas as etapas formativas da educação básica, tornando-se fundamental que os professores entendam os seus conceitos para que possam implementar esta abordagem em suas práticas de ensino. Este estudo disserta sobre como ocorre o processo de apropriação dos conceitos do Pensamento Computacional pelos professores da educação básica, mediante a aplicação de um curso de formação. Para apoiar o processo de formação, foi dado ênfase à Cultura Maker com a utilização da plataforma Arduino e da linguagem Scratch. Assim, para atender os objetivos deste estudo, foi avaliado como os professores do ensino básico compreendem o Pensamento Computacional, suas habilidades e dificuldades e, ainda, foram descritas suas práticas antes e depois da participação deles na etapa formativa. O estudo realizado foi de natureza predominantemente qualitativa e foi dividido nas seguintes etapas: 1) um estudo bibliográfico exploratório; 2) a aplicação de pré-teste com os sujeitos da pesquisa; 3) a realização de curso de formação; e 4) a aplicação de pós-teste. O método, utilizado para as inferências foi o da Análise de Conteúdo. Como contribuição ao ensino e à abordagem do Pensamento Computacional e da Cultura Maker no ambiente escolar, foi desenvolvido um produto de software que poderá guiar os professores em suas práticas de sala de aula. |
Abstract: | Computational Thinking, in the context of education, has been considered as a teaching approach that contributes to the development of fundamental skills, such as understanding, analyzing, defining, modelling, comparing, and solving problems. However, according to several recent studies, the implementation of this teaching approach in basic education is still a challenge, especially in teacher training. Thus, the purpose of this study is to analyze how the process of appropriation of Computational Thinking concepts by basic education teachers occurs, through the application of a training course. To support the training process, principles and ideas of the maker culture and resources such as Arduino and the Scratch language will be used. Therefore, to get the objectives of this study, it will be necessary to assess how elementary school teachers understand Computational Thinking, their abilities, and difficulties, and describe their practices before and after their participation in the formative stage. The study conducted was predominantly of a qualitative nature and was divided into the following stages: 1) an exploratory bibliographic study; 2) a pre-test applied to a group of selected teachers; 3) a training course for the selected teachers; and 4) a post-test applied to the teachers. The method used for inferences will be Content Analysis. As a contribution to the teaching and approach of Computational Thinking and Maker Culture in the school environment, it is intended to develop a software product that will be able to guide teachers in their classroom practices. Finally, this study aims to make teachers feel more confident using Computational Thinking in their teaching practices. |
URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77391 |
Currículo Lattes do(s) Autor(es): | http://lattes.cnpq.br/0303892363983960 |
Currículo Lattes do Orientador: | http://lattes.cnpq.br/0512183585660835 |
Currículo Lattes do Coorientador: | http://lattes.cnpq.br/0517945185599480 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | PPGTE - Dissertações defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2023_dis_rlcaratti.pdf | 26,8 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.