Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77385
Tipo: | Dissertação |
Título: | Mediação de leitura por professores do AEE junto a crianças com deficiência intelectual |
Autor(es): | Santos, Dayane Ribeiro dos |
Orientador: | Gomes, Adriana Leite Limaverde |
Palavras-chave em português: | Mediação da leitura;Professores do AEE;Deficiência Intelectual;Leitura;Softwares educativos |
Palavras-chave em inglês: | Reading mediation;Intellectual disability;Educational software |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Data do documento: | 2024 |
Citação: | SANTOS, Dayane Ribeiro dos. Mediação de leitura por professores do AEE junto a crianças com deficiência intelectual. 2024. 132 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024. |
Resumo: | Neste estudo, objetivou-se analisar a mediação da leitura de professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE), via software Luz do Saber Infantil (LSI), junto a crianças com Deficiência Intelectual (DI), matriculadas nas Salas de Recursos Multifuncionais (sem), da rede pública Municipal de Fortaleza. Pretendeu-se, especificamente, identificar as mediações da leitura empregadas pelas professoras do AEE que favoreceram ou não a evolução da leitura de suas respectivas crianças e averiguar os recursos e/ou materiais utilizados por essas professoras no decorrer das atividades. Para tal, utilizou-se um recorte de um banco de dados de uma pesquisa de campo <guarda-chuva= do tipo pesquisa-ação, de base sociointeracionista, e de cunho qualitativo, realizada pelo Grupo Linguagem Escrita Revisitada (LER UFC, 2018). Na pesquisa original, foram propostas dez aulas sobre o Luz do Saber Infantil, nas quais quatro professoras do AEE realizaram mediações durante as atividades de leitura e escrita com oito crianças que apresentam Deficiência Intelectual. Escolheu-se para o recorte duas professoras (Bruna e Carla) e seis crianças, sendo três de cada uma. Os procedimentos metodológicos consistiram na seleção de 2 aulas (S1 - S9) do módulo Leitura do Luz do Saber Infantil (início e final do estudo), e na análise das avaliações iniciais e finais de leitura das seis crianças. Verificou-se que as professoras apresentaram em suas ações distintas mediações e estas influenciaram a evolução leitora das crianças. Observou-se o surgimento de estratégias metacognitivas por parte dos estudantes em relação ao seu próprio aprendizado, o desenvolvimento de consciência fonológica e uso de estratégias de leitura saindo da identificação para a associação de fonemas, rimas e a leitura de palavras. Durante as mediações, as professoras utilizavam recursos e/ou materiais, como por exemplo: tarjetas, imagens e papéis, alguns elaborados para complementar as aulas no software. Esses recursos e/ou materiais contribuíram para a formação leitora das crianças, à medida em que auxiliaram na interpretação escrita das palavras/textos. Conclui-se que as mediações da leitura, de modo intencional e com objetivos definidos, favorecem a formação leitora. Acredita-se que essas mediações devem extrapolar os limites de uma determinada atividade proposta e devem respeitar o potencial da criança, a fim de motivá-la a pensar sobre seu próprio aprendizado. |
Abstract: | This study aimed to analyze the reading mediation of Specialized Educational Assistance (SEA) teachers, using the infant light of knowledge software (ILK), with children with Intellectual Disability (ID) enrolled in Multifunctional Resource Rooms (MRR) in the Municipal Public Schools of Fortaleza. Specifically, it aimed to identify the reading mediations employed by SEA teachers that favored or hindered the progress of reading in their respective children and to investigate the resources and/or materials used by these teachers during reading mediation activities through the use of this software. A data subset from an umbrella action research field study, with a socio-interactionist qualitative approach, conducted by the Language and Rewritten Writing Group (LER) at UFC in 2018, was employed. In the original research, ten ILK software sessions were conducted, during which four SEA teachers mediated reading and writing activities with eight children with Intellectual Disability (ID). For this current study, two teachers (Bruna and Carla) and six children, three from each teacher, participated. Methodological procedures included selecting two sessions (S1 - S9) from the Reading module of the ILK software (beginning and end of the study) and analyzing data obtained from the initial and final reassessments of the six children. It was observed that the teachers employed distinct mediations during their actions, influencingading the reading development of the children. Various resources and/or materials, such as cards, images, and papers, were used by the teachers during these mediations. These resources and/or materials contributed to the children's reading development by assisting in the written interpretation of words/texts. In conclusion, intentional and purpose-defined reading mediations positively affect reading development. It is believed that such mediations should go beyond the limits of a specific proposed activity and respect the child's potential, motivating them to reflect on their own learning. |
URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77385 |
Currículo Lattes do(s) Autor(es): | http://lattes.cnpq.br/1566788133064639 |
Currículo Lattes do Orientador: | http://lattes.cnpq.br/3072347002192936 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Dissertações defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2024_dis_drsantos.pdf | 3,61 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.