Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77373
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRibeiro, Pollyanne Bicalho-
dc.contributor.authorAraújo, Alisson Gomes de-
dc.date.accessioned2024-07-26T11:05:53Z-
dc.date.available2024-07-26T11:05:53Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationARAÚJO, Alisson Gomes de. O ensino de leitura em língua inglesa e a Teoria Dialógica do Discurso: um olhar sobre o cronotopo em livros didáticos da escola pública. 2023. 169 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Programa de Pós-graduação em Linguística, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77373-
dc.description.abstractFor Bakhtin (2018), any incursion into the field of meanings only takes place through chronotopes. When we consider the text, according to the assumptions of the Dialogical Discourse Theory, as a concrete utterance, we corroborate the Bakhtinian view that it is the place in which the subject and language, located in time and space, present themselves in its entirety. The utterance, as Brait (2010) recalls, is addressed to someone, it has an author and a recipient. In this scope, it is worth highlighting that the chronotope constitutes one of the key concepts in Bakhtin and the Circle’s thought and that it is currently an indispensable condition for a dialogical discourse analysis. In English language classes, especially in the work of teaching reading, the text demands from teachers, students and even textbooks, a movement towards conducting reading beyond the palpable instances, of what is visible in the utterance. According to Costa-Hübes (2017), we can consider that the utterance is established in a chronotope, an instance that provides it with the materiality of reality located in time and space. The central objective of this research is to analyze English language textbooks, especially the reading sections, from the perspective of the theoretical framework of the Dialogical Discourse Theory – DDT and the concepts that integrate Bakhtinian architecture. Taking as a basis the concept of chronotope, the prescriptions present in official documents (BNCC and DCRC) and the corpus composed of texts and reading activities present in English language books indicated by PNLD 2021, we can verify how the texts and activities present in the reading section develop from the chronotope, whether through linguistic-discursive elements, cultural aspects and the presence or absence of instructions that reveal to the teacher and the learning subject clues for the construction of meanings and the importance of understanding of spatio-temporal categories. The corpus for the analyzes was composed of three series of books from different publishers, which provided us with a more comprehensive view of the selected sample. The research also required the creation of a state of the art regarding the concept of chronotope, other key concepts for the studies of Bakhtin and the Circle, in addition to the development of an overview of the relevance of textbooks for the context of public schools and for teaching reading. The importance of bringing studies about the chronotope closer to the practice of teaching reading through textbooks was demonstrated, in addition to the relevance of the teacher's action in filling possible gaps in the analyzed materials. Keywords: dialogism; chronotope; textbook; English language; teaching reading.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleO ensino de leitura em língua inglesa e a Teoria Dialógica do Discurso: um olhar sobre o cronotopo em livros didáticos da escola públicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrPara Bakhtin (2018), qualquer incursão no campo dos sentidos só se concretiza através dos cronotopos. Quando consideramos o texto, de acordo com os pressupostos da Teoria Dialógica do Discurso, como um enunciado concreto, corroboramos com a visão bakhtiniana de que ele é o lugar em que o sujeito e a linguagem, situados no tempo e no espaço, apresentam-se em sua totalidade. O enunciado, conforme rememora Brait (2010), dirige-se a alguém, possui autor e destinatário. Neste escopo, cabe destacar que o Cronotopo constitui um dos conceitos-chave do pensamento de Bakhtin e o Círculo e que atualmente é condição indispensável para uma análise dialógica do discurso. Nas aulas de Língua Inglesa, em especial, no trabalho de ensino de leitura, o texto demanda de professores, estudantes e até mesmo dos livros didáticos, um movimento no sentido de condução da leitura para além das instâncias palpáveis, do que está visível no enunciado. Segundo Costa-Hübes (2017), podemos considerar que o enunciado se instaura em um cronotopo, instância que lhe proporciona a materialidade da realidade situada no tempo e no espaço. O objetivo central da presente pesquisa é analisar os livros didáticos de Língua Inglesa, especialmente as seções de leitura, sob a perspectiva do arcabouço teórico da Teoria Dialógica do Discurso – TDD e dos conceitos que integram a arquitetônica bakhtiniana. Tomando como base o conceito de Cronotopo, as prescrições presentes nos documentos oficiais (BNCC e DCRC) e o corpus composto de textos advindos das seções de leitura presentes em livros de Língua Inglesa indicados pelo PNLD 2021, pudemos verificar de que modo os textos e as atividades presentes nas respectivas seções desenvolvem-se a partir do cronotopo, seja através de elementos linguístico-discursivos, de aspectos culturais e da presença ou ausência de instruções que revelam ao professor e ao sujeito aprendente pistas para a construção de sentidos e para a importância da compreensão das categorias espaço-temporais. O corpus para as análises foi composto por três séries de livros de diferentes editoras, o que nos proporcionou uma visão mais abrangente da amostra selecionada. A pesquisa também demandou a realização de um estado da arte acerca do conceito de cronotopo, de outros conceitos-chave para os estudos de Bakhtin e o Círculo, além do desenvolvimento de um panorama acerca da relevância dos livros didáticos para o contexto da escola pública e para o ensino de leitura. Demonstrou-se a importância da aproximação dos estudos acerca do cronotopo à prática do ensino de leitura através dos livros didáticos, além da importância da ação do professor no preenchimento de possíveis lacunas existentes nos materiais analisados.pt_BR
dc.subject.ptbrDialogismopt_BR
dc.subject.ptbrCronotopopt_BR
dc.subject.ptbrLivro didáticopt_BR
dc.subject.ptbrLíngua inglesapt_BR
dc.subject.ptbrEnsino de leiturapt_BR
dc.subject.enDialogismpt_BR
dc.subject.enChronotopept_BR
dc.subject.enTextbookpt_BR
dc.subject.enEnglish languagept_BR
dc.subject.enTeaching readingpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApt_BR
local.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/5062120511371286pt_BR
local.advisor.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-5128-8089pt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/8949168170307834pt_BR
local.date.available2024-07-26-
Aparece nas coleções:PPGL - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_dis_agaraujo.pdf4,5 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.