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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorTeixeira, Juliana Fernandes-
dc.contributor.authorSilva, Saulo Rêgo da-
dc.date.accessioned2024-07-25T11:26:55Z-
dc.date.available2024-07-25T11:26:55Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationSILVA, Saulo Rêgo da. Dos posts e reposts dos Neabis Fortaleza e Paracuru à comunicação do IFCE no Instagram: o espaço das temáticas afro-brasileira e indígena.2024. 172 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77363-
dc.description.abstractThe research investigates the space that Afro-Brazilian and Indigenous themes occupy in the communication of the Federal Institute of Ceará (IFCE) on Instagram through reposts of content made available on the Neabis profiles — the Neabis are the Afro-Brazilian and Indigenous Studies Centers. IFCE's own production is also considered. The institutional communication practices reflected in the official IFCE profiles on Instagram are read based on the concepts of integrated organizational communication by Kunsch (2003), focusing on the subarea of institutional communication, in a connection with public communication from the perspective of IFCE's activities through areas listed by Brandão (2009) and the adaptation of Kunsch's (2003) concepts by Holanda and Brandão (2019). The contents present in the Neabis profiles are read from the theoretical perspective of educommunication in the areas of media production, the formation of communication ecosystems and social struggles through authors such as Freire (1981, 1987); Kaplún (1998), Soares (2014) and Martín-Barbero (2014) and also through digital activism located in practices for the promotion of social and political causes that have the internet as an instrument of visibility, according to Ugarte (2008); Lemos (2003) and Milhomens (2009). Bülow (2020) remembers that they can involve people from individuals to groups. Within an economic, social and political structure of which racism is also part, as in the logic of biopower identified by Foucault (2002); of structural racism, according to concepts by Oliveira (2021) and Almeida (2018) and non-institutionalized racism, Sodré (2023), the Neabis' actions are in awakening needs that could go unnoticed, Kaplún (2017). The Neabis from two campuses (Fortaleza and Paracuru) were selected and, consequently, the Instagram profiles of the campuses linked to these Neabis, in addition to the general profile of IFCE. The analysis took place in posts in the feed and story spaces, in the months of April and November 2022. A predominance of reposts of institutional content was found in IFCE communication on Afro-Brazilian and Indigenous topics. This does not mean rejection of other themes, however, content that is promoted by Neabis themselves has a greater chance of repercussion. It was found that there is a predominance of content reposted, from external actors in the story space of the Instagram profile of the Neabis studied.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleDos posts e reposts dos Neabis Fortaleza e Paracuru à comunicação do IFCE no Instagram: o espaço das temáticas afro-brasileira e indígenapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA pesquisa investiga o espaço que as temáticas Afro-Brasileira e Indígena ocupam na comunicação do Instituto Federal do Ceará (IFCE) no Instagram por meio dos reposts dos conteúdos disponibilizados nos perfis dos Neabis — que são os Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas. Sendo que a própria produção do IFCE também é considerada. As práticas de comunicação institucional refletidas nos perfis oficiais do IFCE no Instagram são lidas a partir dos conceitos de comunicação organizacional integrada de Kunsch (2003), com foco na subárea da comunicação institucional, em uma conexão com a comunicação pública na perspectiva de atuação do IFCE por meio de áreas elencadas por Brandão (2009) e da adaptação dos conceitos de Kunsch (2003) por Holanda e Brandão (2019). Os conteúdos presentes nos perfis dos Neabis são lidos na perspectiva teórica da educomunicação nos âmbitos da produção midiática, da formação de ecossistemas comunicacionais e das lutas sociais por meio de autores como Freire (1981, 1987); Kaplún (1998), Soares (2014) e Martín-Barbero (2014) e também pelo ativismo digital localizado em práticas para a promoção de causas sociais e políticas que têm na internet um instrumento de visibilidade, conforme Lemos (2003); Ugarte (2008) e Milhomens (2009). Bülow (2020) lembra que podem envolver desde pessoas de forma individual até grupos. Dentro de uma estrutura econômica, social e política da qual o racismo também faz parte, como na lógica do biopoder identificado por Foucault (2002); do racismo estrutural, segundo conceitos de Oliveira (2021) e Almeida (2018) e racismo não institucionalizado, Sodré (2023), a atuação dos Neabis está em despertar necessidades que poderiam passar despercebidas, Kaplún (2017). Foram selecionados os Neabis de dois campi (Fortaleza e Paracuru) e, consequentemente, os perfis no Instagram dos campi ligados a estes Neabis, além do perfil geral do IFCE. A análise se deu nas postagens nos espaços de feed e story, nos meses de abril e novembro de 2022. Constatou-se uma predominância de reposts de conteúdo institucional por parte da comunicação do IFCE sobre as pautas Afro-Brasileira e Indígena. Isso não significa rejeição a outras temáticas, entretanto, conteúdos que têm a promoção dos próprios Neabis possuem mais chances de repercussão. Verificou-se que existe uma predominância de conteúdos repostados, no espaço de story, de atores externos pelos Neabis estudados.pt_BR
dc.title.enFrom posts and reposts by Neabis Fortaleza and Paracuru to IFCE's communication on Instagram: the space for Afro-Brazilian and Indigenous themespt_BR
dc.subject.ptbrIFCEpt_BR
dc.subject.ptbrNeabispt_BR
dc.subject.ptbrEducomunicaçãopt_BR
dc.subject.ptbrAtivismo digitalpt_BR
dc.subject.ptbrInstagrampt_BR
dc.subject.enIFCEpt_BR
dc.subject.enNeabispt_BR
dc.subject.enEducommunicationpt_BR
dc.subject.enDigital activismpt_BR
dc.subject.enInstagrampt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpt_BR
local.author.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-4990-1833pt_BR
local.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/0251622934436650pt_BR
local.advisor.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-0631-7194pt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/6972273027044412pt_BR
local.date.available2024-07-25-
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