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Tipo: Dissertação
Título : O uso do grafite como ferramenta didática no ensino de arte para alunos do ensino médio na EEEP Joaquim Nogueira
Autor : Queiroz, Antônio Geovane Monteiro de
Tutor: Medeiros, Wendel Alves de
Palabras clave en portugués brasileño: Ensino de artes visuais;Grafite;Atlas Mnemosine;Cultura visual;Artes visuais
Áreas de Conocimiento - CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Fecha de publicación : 2024
Citación : QUEIROZ, Antônio Geovane Monteiro de. O uso do grafite como ferramenta didática no ensino de arte para alunos do ensino médio na EEEP Joaquim Nogueira. 2024. 105 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024.
Resumen en portugués brasileño: Esta é uma pesquisa em Ensino de Arte Visuais que enfoca o uso do grafite como ferramenta didática nas aulas de arte para alunos do ensino médio na EEEP Joaquim Nogueira. Surge mobilizado pela seguinte questão norteadora: como a linguagem do grafite pode ser utilizada de forma didática para tornar as aulas de arte mais atrativas e eficazes na aprendizagem dos alunos? O presente estudo tem por objetivo geral desenvolver, junto aos alunos, através do grafite, uma concepção de Artes Visuais como um campo do conhecimento importante para sua formação, nos aspectos profissional, humano e social. Para isso, utilizamos como referencial teórico os trabalhos de Ana Mae Barbosa (2015) e Betty Edwards (2021), Ernst Gombrich (2013), no sentido de mostrar a importância da arte para o ser humano em diversos aspectos, além de introduzir o grafite enquanto importante modalidade da arte contemporânea para o seu ensino, através dos estudos de Celso Gitahy (2017) e Luiz Fernando Lazzarin (2007). Como aporte metodológico, foram importantes os estudos e conceitos de Barbosa (2014) sobre a Abordagem Triangular, no que diz respeito à estruturação das aulas ministradas aos discentes colaboradores da pesquisa. Também temos como ponto importante o uso do conceito de Atlas Mnemosine do historiador Aby Warburg (2015), no sentido de mostrar aos sujeitos participantes a possibilidade de se trabalhar referências da História da Arte, através do uso e aplicação prática do grafite. Nesse sentido, também operacionalizamos os conceitos sobre Cultura Visual de Fernando Hernández (2000), que serviram como ponte entre o cotidiano dos alunos e o conhecimento de História da Arte durante as práticas desse tipo de modalidade artística urbana. Como coleta de dados, aplicamos questionários, utilizamos diário de campo e registros fotográficos e videográficos em campo. Vale salientar que os conceitos de cultura visual de Hernández (2000) e Imagem sobrevivente de Didi-Huberman (2013) foram fundamentais para a realização da análise dos dados. Como resultado, obtivemos êxito na produção de um mural de grafite inspirado em obras do período do Renascimento, mescladas com referências da cultura pop trazidas pelos próprios alunos, além da elaboração de um produto pedagógico na forma de catálogo contendo os grafites criados pelos colaboradores. Observou-se, por meio da coleta de dados e relatos dos participantes, que esta experiência contribuiu significativamente para eles, conferindo-lhes maior conhecimento artístico e estético, ao passo que aprenderam novas habilidades artísticas e adquiriram maior conhecimento sobre História da Arte. Além disso, tiveram ganhos nos aspectos pessoal e social, pois aumentaram sua autoconfiança e também desenvolveram maior habilidade de interagir com outras pessoas e trabalhar em grupo. Todos esses resultados ocorreram em um ambiente agradável, acolhedor e propício à aprendizagem.
Abstract: This is a research into Visual Art Teaching that focuses on the use of graffiti as a teaching tool in art classes for high school students at EEEP Joaquim Nogueira. It arises mobilized by the following guiding question: how can the language of graffiti be used in a didactic way to make art classes more attractive and effective in student learning? The general objective of this study is to develop among students, through the graffiti, a conception of Visual Arts as an important field of knowledge for their training, in professional, human and social aspects. For this, we used as a theoretical reference the works of Ana Mae Barbosa (2015) and Betty Edwards (2021), Ernst Gombrich (2013), in order to show the importance of art for human beings in different aspects, in addition to introducing graffiti as an important modality of contemporary art for teaching, through the studies of Celso Gitahy (2017) and Luiz Fernando Lazzarin (2007). As a methodological contribution, the studies and concepts of Barbosa (2014) on the Triangular Approach were important, with regard to the structuring of classes taught to students collaborating in the research. We also have as an important point the use of the Atlas Mnemosine concept by historian Aby Warburg (2015), in order to show participating subjects the possibility of working with references from the History of Art, through the use and practical application of graffiti. In this sense, we also operationalized the concepts of Visual Culture by Fernando Hernández (2000), which served as a bridge between the students' daily lives and the knowledge of Art History during the practices of this type of urban artistic modality. To collect data, we applied questionnaires, used a field diary and photographic and videographic records in the field. It is worth noting that the concepts of Visual Culture by Hernández (2000) and Survivor Image by Didi- Huberman (2013) were fundamental in carrying out the data analysis. As a result, we were successful in producing a graffiti mural inspired by works from the Renaissance period mixed with pop culture references brought by the students themselves, in addition to creating an educational product in the form of a catalog containing the graffiti created by collaborators. It was observed through the collection of data and reports from the participants that this experience contributed significantly to them, in the sense of giving them greater artistic and aesthetic knowledge, while they learned new artistic skills and gained greater knowledge about the History of Art. In addition, they achieved gains in personal and social aspects, as they increased their self- confidence and also developed greater ability to interact with other people and work in groups. All these results occurred in a pleasant, welcoming environment conducive to learning.
URI : http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77338
Lattes del autor: http://lattes.cnpq.br/0980699394654585
ORCID del tutor: https://orcid.org/0000-0003-3422-6377
Lattes del tutor: http://lattes.cnpq.br/6267332553823146
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: PROFARTES - Dissertações defendidas na UFC

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