Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77329
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Alencar, Nataniele dos Santos | - |
dc.contributor.author | Costa, Edward Martins | - |
dc.contributor.author | Khan, Ahmad Saeed | - |
dc.contributor.author | Mariano, Francisca Zilania | - |
dc.contributor.author | Araujo, Jair Andrade de | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-19T13:24:47Z | - |
dc.date.available | 2024-07-19T13:24:47Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.citation | ALENCAR, Nataniele dos Santos; COSTA, Edward Martins; KHAN, Ahmad Saeed; MARIANO, Francisca Zilania; ARAÚJO, Jair Andrade de. Economia Aplicada, São Paulo, v. 27, n. 1, p. 67-90. 2023. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1413-8050 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77329 | - |
dc.description.abstract | The study seeks to measure the indirect effect of the education of mothers and fathers on the school performance of children who attend the 5th year of elementary school in Brazilian urban areas, through the mediation of the type of school they attend. The method used was the Causal Mediation Effect; data are from SAEB for the year 2017. The results show that the effect is enhanced by the type of school the children attend, whether they are private or public, especially when the father has completed higher education. | pt_BR |
dc.description.uri | https://revistas.usp.br/ecoa/article/view/184088/205474 | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Economia Aplicada | pt_BR |
dc.relation.ispartofseries | n.1;v.27 | - |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Efeito da educação dos pais sobre o rendimento escolar dos filhos via dependência administrativa da escola | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O estudo busca mensurar o efeito indireto da escolaridade das mães e dos pais sobre o desempenho escolar dos filhos que estudam no 5º ano do ensino fundamental das áreas urbanas brasileiras, por meio da mediação do tipo de escola que eles estudam. O método utilizado foi o de Efeito Mediação Causal; os dados são do SAEB para o ano de 2017. Os resultados apontam que o efeito é potencializado pelo tipo de escola que os filhos estudam, se são particulares ou públicas, principalmente quando o pai possui nível superior completo. | pt_BR |
dc.subject.ptbr | Efeito mediação causal | pt_BR |
dc.subject.ptbr | Escolaridade dos pais | pt_BR |
dc.subject.ptbr | Desempenho educacional | pt_BR |
dc.subject.en | Causal Mediation Effect | pt_BR |
dc.subject.en | parents’ schooling | pt_BR |
dc.subject.en | educational performance | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
local.author.orcid | https://orcid.org/0000-0001-6229-5973 | pt_BR |
local.author.orcid | https://orcid.org/0000-0002-9187-8534 | pt_BR |
local.author.orcid | https://orcid.org/0000-0001-6297-9558 | pt_BR |
local.author.lattes | http://lattes.cnpq.br/4571400170979488 | pt_BR |
local.author.lattes | http://lattes.cnpq.br/0194745511728002 | pt_BR |
local.author.lattes | http://lattes.cnpq.br/3198350508846033 | pt_BR |
local.author.lattes | http://lattes.cnpq.br/2777447056622692 | pt_BR |
local.author.lattes | http://lattes.cnpq.br/7374641262802257 | pt_BR |
local.date.available | 2023 | - |
Aparece nas coleções: | DEA - Artigos publicados em revista científica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2023_art_askhan.pdf | 414,37 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.