Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77329
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAlencar, Nataniele dos Santos-
dc.contributor.authorCosta, Edward Martins-
dc.contributor.authorKhan, Ahmad Saeed-
dc.contributor.authorMariano, Francisca Zilania-
dc.contributor.authorAraujo, Jair Andrade de-
dc.date.accessioned2024-07-19T13:24:47Z-
dc.date.available2024-07-19T13:24:47Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationALENCAR, Nataniele dos Santos; COSTA, Edward Martins; KHAN, Ahmad Saeed; MARIANO, Francisca Zilania; ARAÚJO, Jair Andrade de. Economia Aplicada, São Paulo, v. 27, n. 1, p. 67-90. 2023.pt_BR
dc.identifier.issn1413-8050-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77329-
dc.description.abstractThe study seeks to measure the indirect effect of the education of mothers and fathers on the school performance of children who attend the 5th year of elementary school in Brazilian urban areas, through the mediation of the type of school they attend. The method used was the Causal Mediation Effect; data are from SAEB for the year 2017. The results show that the effect is enhanced by the type of school the children attend, whether they are private or public, especially when the father has completed higher education.pt_BR
dc.description.urihttps://revistas.usp.br/ecoa/article/view/184088/205474pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherEconomia Aplicadapt_BR
dc.relation.ispartofseriesn.1;v.27-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleEfeito da educação dos pais sobre o rendimento escolar dos filhos via dependência administrativa da escolapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO estudo busca mensurar o efeito indireto da escolaridade das mães e dos pais sobre o desempenho escolar dos filhos que estudam no 5º ano do ensino fundamental das áreas urbanas brasileiras, por meio da mediação do tipo de escola que eles estudam. O método utilizado foi o de Efeito Mediação Causal; os dados são do SAEB para o ano de 2017. Os resultados apontam que o efeito é potencializado pelo tipo de escola que os filhos estudam, se são particulares ou públicas, principalmente quando o pai possui nível superior completo.pt_BR
dc.subject.ptbrEfeito mediação causalpt_BR
dc.subject.ptbrEscolaridade dos paispt_BR
dc.subject.ptbrDesempenho educacionalpt_BR
dc.subject.enCausal Mediation Effectpt_BR
dc.subject.enparents’ schoolingpt_BR
dc.subject.eneducational performancept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
local.author.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-6229-5973pt_BR
local.author.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-9187-8534pt_BR
local.author.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-6297-9558pt_BR
local.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/4571400170979488pt_BR
local.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/0194745511728002pt_BR
local.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/3198350508846033pt_BR
local.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/2777447056622692pt_BR
local.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/7374641262802257pt_BR
local.date.available2023-
Aparece nas coleções:DEA - Artigos publicados em revista científica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_art_askhan.pdf414,37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.