Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77250
Tipo: Dissertação
Título: A participação dos/as jovens educandos/as nos processos políticos e pedagógicos da Escola do Campo Francisca Pinto do Assentamento Antonio Conselheiro – Ocara/CE
Autor(es): Sampaio, Antonio Jeová Moura
Orientador: Sales, Celecina de Maria Veras
Palavras-chave em português: Educação do campo;Juventude camponesa;Base diversificada;Engajamento político
Palavras-chave em espanhol: Educación rural;Juventud campesina;Base diversificada;Compromiso político
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Data do documento: 2024
Citação: SAMPAIO, Antonio Jeová Moura. A participação dos/as jovens educandos/as nos processos políticos e pedagógicos da Escola do Campo Francisca Pinto do Assentamento Antonio Conselheiro – Ocara/CE. 2024. 144 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo geral compreender, a partir da análise da base diversificada do Projeto Político Pedagógico (PPP) e das vivências dos jovens educandos, como as Práticas Sociais Comunitárias (PSCs) contribuem para a formação e engajamento político da juventude da Escola do Campo Francisca Pinto, localizada no Assentamento Antônio Conselheiro, em Ocara (CE). Objetivos específicos: a) Identificar se a base diversificada, do currículo da escola do campo, fortalece a formação da juventude; b) Discutir como o componente curricular PSCs é concebido na organicidade do PPP da Escola do Campo Francisca Pinto; c) Verificar como os jovens educandos, da escola do campo, compreendem o componente curricular PSCs e se associam às práticas sociais comunitárias que desenvolvem como propulsoras de engajamento político; d) Compreender se e como os educadores, da escola do campo, percebem as formas de participação e contribuição dos/das jovens estudantes na comunidade. Os sujeitos da pesquisa são 09 jovens que estão cursando o 3º ano do ensino médio e 03 educadores que lecionam as PSCs na escola. Para embasar teoricamente, dialogou-se sobre as categorias educação do campo com base nos autores/as Kolling, Nery e Molina (1999), Caldart (2002, 2004, 2012), Arroyo (2005) e Freire (2003). Sobre o tema Juventude, alicerçou-se em Sales (2006, 2013, 2022), Pais (1996), Guaraná (2009), Groppo (2000), Dayrell (2007) e Sousa (2016). O percurso teórico-metodológico fundamenta-se na abordagem da pesquisa qualitativa, nessa perspectiva, desenvolveu-se pesquisa documental, bibliográfica e pesquisa participante. Para o trabalho de campo, recorreu-se à observação dos processos na escola, em sua organicidade diária e de seus sujeitos, além da realização de grupos focais com educandos/as e entrevistas semiestruturadas com educadores/as da escola pesquisada. Os resultados da pesquisa mostram que as PSCs, dentro do currículo proposto no PPP da escola do campo, desempenham um papel significativo no engajamento, na participação e na atuação dos/as jovens, tanto dentro da instituição escolar quanto em suas comunidades. Tornou-se perceptível a contribuição das PSCs, quando os/as jovens afirmaram que, por meio das PSCs, não apenas adquiriram conhecimentos científicos, mas também apreenderam que, na escola do campo, os saberes ultrapassam a base curricular comum, tendo como exemplo, dos educandos e educandas, a vivência e o cultivo de valores emancipatórios e a auto-organização materializada por meio dos núcleos de base, os quais se configuram como instrumentos formativos e democráticos. Conclui-se que esta pesquisa contribui de maneira significativa para o fortalecimento da formação da juventude camponesa.
Resumen: Esta investigación tiene el objetivo general de comprender, a partir del análisis de la base diversa del Proyecto Político Pedagógico (PPP) y de las experiencias de jóvenes estudiantes, cómo las Prácticas Sociales Comunitarias (PSC) contribuyen a la formación y compromiso político de los jóvenes de la escuela rural Francisca Pinto, ubicado en el Asentamiento Antônio Conselheiro, en Ocara (CE). Objetivos específicos: a) Identificar si la base diversificada del currículo de las escuelas rurales fortalece la formación de los jóvenes; b) Discutir cómo se concibe el componente curricular de las PSC en el marco orgánico del PPP de la escuela rural Francisca Pinto; c) Verificar cómo los jóvenes estudiantes de escuelas rurales entienden el componente curricular de las PSC y se asocian con las prácticas sociales comunitarias que desarrollan como impulsoras del compromiso político; d) Comprender si y cómo los educadores de la escuela rural perciben las formas de participación y contribución de los jóvenes estudiantes de la comunidad. Los sujetos de la investigación son 09 jóvenes que cursan el 3er año de secundaria y 03 educadores que imparten PSC en el colegio. Para brindar una base teórica, se dialogó sobre las categorías de educación rural a partir de los autores Kolling, Nery y Molina (1999), Caldart (2002, 2004, 2012), Arroyo (2005) y Freire (2003). En el tema de Juventud, se basó en Sales (2006, 2013, 2022), Pais (1996), Guaraná (2009), Groppo (2000), Dayrell (2007) y Sousa (2016). El camino teórico-metodológico se fundamenta en el enfoque de investigación cualitativa, desde esta perspectiva se desarrolló la investigación documental, bibliográfica y la investigación participativa. Para el trabajo de campo, recurrimos a la observación de procesos en la escuela, en su organicidad cotidiana de sus sujetos, además de realizar grupos focales con estudiantes y entrevistas semiestructuradas con educadores de la escuela investigada. Los resultados de la investigación muestran que las PSC, dentro del currículo propuesto en la APP de la escuela rural, juegan un papel significativo en el involucramiento, participación y desempeño de los jóvenes, tanto dentro de la institución escolar como en sus comunidades. El aporte de las PSC se hizo notorio cuando los jóvenes afirmaron que a través de las PSC no sólo adquirieron conocimientos científicos, sino que también aprendieron que, en las escuelas rurales, los conocimientos van más allá de la base curricular común, tomando como ejemplo, de los estudiantes, la experiencia y cultivo de valores emancipadores y de autoorganización materializados a través de grupos de base, que se configuran como instrumentos formativos y democráticos. Se concluye que esta investigación contribuye significativamente a fortalecer la formación de la juventud campesina.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77250
Currículo Lattes do(s) Autor(es): http://lattes.cnpq.br/2847860889176442
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/4518176875892063
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_dis_ajmsampaio.pdf2,47 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.