Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77215
Tipo: | Tese |
Título: | Estratégias digitais: evidências, impacto socioeconômico e validação tecnológica para o ensino de histologia |
Autor(es): | Joaquim, Davide Carlos |
Orientador: | Girão-Carmona, Virgínia Claudia Carneiro |
Coorientador: | Leite, Ana Caroline Rocha de Melo |
Palavras-chave em português: | Tecnologia da Informação;Histologia;Estudantes;Universidades;Atlas |
Palavras-chave em inglês: | Information Technology;Histology;Students;Universities;Atlas |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::MORFOLOGIA |
Data do documento: | 2024 |
Citação: | JOAQUIM, Davide Carlos. Estratégias digitais: evidências, impacto socioeconômico e validação tecnológica para o ensino de histologia. 2024. 109 f. Tese (Doutorado em Ciências Morfofuncionais) - Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/ 77215. Acesso em: 10 jul. 2024. |
Resumo: | Diversas instituições de ensino têm buscado as tecnologias digitais como forma de apoiar e aprimorar o ensino prático de histologia, possibilitando maior tempo de contato dos estudantes com o seu conteúdo. A presente tese buscou investigar evidências, impacto socioeconômico e validação de tecnologias digitais no ensino de histologia. Para tal fim, realizou-se uma revisão integrativa, objetivando resumir as evidencias científicas sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação no ensino de histologia e discutir suas implicações. A pesquisa foi realizada em maio de 2020, nas bases de dados PubMed, SciELO, LILACS, WOS e SCOPUS. Após critérios de inclusão e excusão, foram identificados 11 artigos para análise aprofundada, que discutiram o uso de diferentes tecnologias, como plataformas digitais, aplicativos móveis, microscopia virtual e videoaulas para o ensino de histologia. Investigar o impacto da origem socioeconômica nos hábitos de estudo e no acesso à tecnologia para o aprendizado de histologia por estudantes brasileiros e africanos e o resultado educacional geral na disciplina de histologia da UNILAB durante a pandemia de COVID-19. Tratou-se de um estudo transversal, descritivo, com abordagem quantitativa, realizado com estudantes de enfermagem, farmácia e biologia da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Dos 72 estudantes participantes, a maioria era do sexo feminino, solteira e tinha renda igual ou inferior a um salário mínimo. Smartphones e computadores portáteis foram os dispositivos preferidos para acessar a internet e os vídeos do YouTube para estudar histologia. Uma associação significativa entre o uso da internet e os fatores socioeconomicos foi encontrada para os níveis mais baixos de escolaridade dos pais. Ao comparar os resultados de aprendizagem antes e durante a pandemia de COVID-19, todos os alunos que cursaram a discilina neste período apresentaram pontuações, significativamente, mais altas nas avaliaçõs. A validação do conteúdo e da técnica de um atlas virtual para o ensino de histologia revelou a importância do desenvolvimento de novas estratégias de ensino. Um estudo metodológico foi realizado no período de junho de 2021 a abril de 2022, com a participação de juízes especialistas nas áreas de ciências morfofuncionais e tecnologias de informação. Participaram do estudo 22 juízes especialistas, destes, 11 eram da área de ciências morfofuncionais e os demais da área de tecnologia da informação. Os somatórios do Índice de Validade de Conteúdo (VCI) foi de 0,85 para o assunto e 0,91 para a técnica do atlas, respectivamente. As tecnologias digitais são cada vez mais comuns nos ambientes educacionais. Durante a pandemia, o uso dessas tecnológicas permitiu que os estudantes continuassem em contato com o estudo das lâminas de histologia por meio do uso da microscopia virtual. Nossos resultados sugerem que o atlas virtual validado foi capaz de promover a aprendizagem de histologia de forma autônoma e independente do laboratório físico.Todavia, ainda urge a necessidade de expandir o uso dessas tecnologias entre os estudantes em condições socioeconômicas desfavoráveis. |
Abstract: | Various educational institutions have been embracing digital technologies to support and enhance the practical teaching of histology, allowing students to have more extensive exposure to its content. This thesis aimed to investigate the use and impact of digital technologies on the process of teaching and learning histology. To this end, an integrative review was conducted, with the objective of summarizing scientific evidence regarding the use of information and communication technologies in histology education and discussing its implications. The research was carried out in May 2020, utilizing the databases PubMed, SciELO, LILACS, WOS, and SCOPUS. After inclusion and exclusion criteria were applied, 11 articles were identified for in-depth analysis, discussing the use of various technologies, such as digital platforms, mobile applications, virtual microscopy, and video lectures for histology education. Investigate the impact of socioeconomic origin on study habits and access to technology for learning histology by Brazilian and African students and the general educational outcome in the histology discipline at UNILAB during the COVID-19 pandemic. This was a cross- sectional, descriptive study with a quantitative approach, conducted with nursing, pharmacy, and biology students at the University of International Integration of Afro-Brazilian Lusophony (UNILAB). Among the 72 participating students, the majority were female, unmarried, and had incomes equal to or below the minimum wage. Smartphones and portable computers were the preferred devices for internet access, and YouTube videos were the preferred resource for studying histology. A significant association was found between internet usage and socioeconomic factors, particularly for lower levels of parental education. When comparing learning outcomes before and during the COVID-19 pandemic, all students who took the course during this period showed significantly higher scores in their assessments. The validation of the content and technique of a virtual atlas for histology education underscored the importance of developing new teaching strategies. A methodological study was conducted from June 2021 to April 2022, involving expert judges in the fields of morphofunctional sciences and information technologies. The study included 22 expert judges, with 11 from the morphofunctional sciences area and the rest from the information technology field. The Content Validity Index (CVI) totals were 0.85 for the subject and 0.91 for the technique of the atlas, respectively. Digital technologies are becoming increasingly common in educational settings. During the pandemic, the use of these technologies allowed students to continue engaging with the study of histology slides using virtual microscopy. Our results suggest that the validated virtual atlas was able to promote histology learning autonomously and independently of the physical laboratory. However, there is still a pressing need to expand the use of these technologies among students in socioeconomically disadvantaged conditions. |
URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77215 |
ORCID do(s) Autor(es): | https://orcid.org/0000-0003-0245-3110 |
Currículo Lattes do(s) Autor(es): | http://lattes.cnpq.br/9966732655461768 |
Currículo Lattes do Coorientador: | http://lattes.cnpq.br/1433681003429411 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | DMO - Dissertações defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2024_tese_dcjoaquim.pdf | 2,05 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.