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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77193
Tipo: | Dissertação |
Título: | Avaliação terapêutica com adolescentes em situação de acolhimento institucional |
Título em inglês: | Therapeutic assessment with adolescents in institucional care |
Autor(es): | Oliveira, Jamille Cavalcante de |
Orientador: | Cardoso, Lucila Moraes |
Palavras-chave em português: | Avaliação terapêutica;Adolescência;Vulnerabilidade social |
Palavras-chave em inglês: | Therapeutic assessment;Adolescence;Social vulnerability |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
Data do documento: | 2024 |
Citação: | OLIVEIRA, Jamille Cavalcante de. Avaliação terapêutica com adolescentes em situação de acolhimento institucional. 2024. 178 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024. |
Resumo: | A Avaliação Terapêutica com adolescentes (AT-A) é compreendida como uma abordagem de avaliação psicológica colaborativa e semiestruturada, que busca promover o desenvolvimento positivo do adolescente e da família. Ressalta-se que contextos sociais distintos produzem adolescências diversas, com subjetividades, desafios e potencialidades diferentes. Nesse sentido, pensa-se aqui na realidade de adolescentes que vivem em situação de acolhimento institucional, compreendendo que podem apresentar fragilização ou rompimento dos vínculos familiares e consequências psicossociais diversas, o que exige uma postura ética e problematizadora da atuação e da pesquisa em AT-A. Diante disso, o objetivo desse estudo é analisar como o processo de Avaliação Terapêutica pode promover mudanças nas demandas apresentadas por adolescentes que vivem em situação de acolhimento institucional. Para tanto, foi realizado um estudo de casos múltiplos, de natureza mista e com fins exploratórios. Realizou-se o processo de AT-A com duas adolescentes, de 12 e 14 anos, que viviam em uma instituição de acolhimento, e com a psicóloga da instituição, que participou em um dos casos como responsável pela adolescente e, no outro, como profissional que realizou o encaminhamento e identificou demandas. Os processos de AT-A foram realizados em 9 e 10 sessões, com duração média de uma hora e meia cada, e seguiram os passos semiestruturados da AT-A. Os registros foram feitos de forma escrita pela psicóloga avaliadora, por meio de relatórios de sessão. Foi realizada a análise qualitativa dos relatórios e a comparação pré e pós AT-A, para a avaliação de possíveis mudanças, utilizando o método Jacobson e Truax (método JT) e a análise do Índice de Mudança Confiável (IMC). Observou-se que os afetos relacionados à institucionalização e às experiências anteriores de violência e negligência perpassaram as demandas para avaliação das adolescentes, e que adaptações específicas na semiestrutura da AT-A foram necessárias. Os aspectos sistêmicos propostos na semiestrutura da AT-A, com a compreensão da influência das relações familiares na manutenção das queixas, não foram possíveis com essa configuração. Porém, a compreensão das relações estabelecidas entre as adolescentes e a instituição possibilitou orientações que forneceram à instituição um novo olhar sobre o comportamento das adolescentes. Ademais, a AT-A promoveu mudanças nas demandas apresentadas pelas adolescentes com alcances distintos em cada caso, mas coerente com o contexto específico de cada participante, com suas histórias de vida e seus suportes externos, destacando-se que o espaço seguro e colaborativo promovido na AT-A, assim como os valores subjacentes sustentados no processo, mostraram-se essenciais na promoção das mudanças observadas. |
Abstract: | The Therapeutic Assessment with adolescents (TA-A) is understood as a collaborative and semi-structured psychological assessment approach, which seeks to promote the positive development of the adolescent and their family. It is noteworthy that different social contexts produce different adolescences, with different subjectivities, challenges, and potentialities. In this sense, we think here about the reality of adolescents who live in institutional care, understanding that they may experience weakening or disruption of family ties and various psychosocial consequences, which requires an ethical and problematizing stance in acting and research in TA-A. Therefore, the objective of this study is to analyze how the Therapeutic Assessment process promotes changes in the demands presented by adolescents living in institutional care. To this end, a multiple case study was carried out, of a mixed nature and with exploratory purposes. The TA-A process was carried out with two adolescents, aged 12 and 14 years old, who lived in a shelter institution, and with the institution's psychologist, who participated in one of the cases as responsible for the adolescent and, in the other, as professional who carried out the referral and identified demands. The TA-A processes were carried out in 9 and 10 sessions, lasting an average of one and a half hours each, and followed the semi-structured steps of TA-A. The records were made in written form by the evaluating psychologist, through session reports. A qualitative analysis of the reports and a pre and post TA-A comparison were carried out to assess possible changes, using the Jacobson and Truax method (JT method) and analysis of the Reliable Change Index (RCI). It was observed that affects related to institutionalization and previous experiences of violence and neglect permeated the demands for evaluating adolescents, and that specific adaptations to the TA-A semi-structure were necessary. The systemic aspects proposed in the TA-A semi-structure, with the understanding of the influence of family relationships in the maintenance of complaints, were not possible with this configuration. However, understanding the relationships established between the adolescents and the institution enabled guidance that provided the institution with a new perspective on the behavior of the adolescents. Furthermore, TA-A promoted changes in the demands presented by the adolescents with different scopes in each case, but consistent with the specific context of each participant, with their life stories and external supports, highlighting that the safe and collaborative space promoted in TA-A, as well as the underlying values sustained in the process, proved to be essential in promoting the changes observed. |
URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77193 |
Currículo Lattes do(s) Autor(es): | http://lattes.cnpq.br/0147075154577661 |
Currículo Lattes do Orientador: | http://lattes.cnpq.br/8664062189071507 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | PPGP - Dissertações defendidas na UFC |
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