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dc.contributor.advisorMartins, Ana Carolina Borges Leão-
dc.contributor.authorAcioles, Marcossuel Gomes-
dc.date.accessioned2024-07-08T18:21:27Z-
dc.date.available2024-07-08T18:21:27Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationACIOLES, Marcossuel Gomes. Transformar, transtornar e transceder: percepções de profissionais da educação sobre identidade de gênero e nome social da pessoa transgênero. 2023. 30 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Psicologia e Políticas Públicas) - Programa de Pós-Graduação Profissional em Psicologia e Políticas Públicas, Campus Sobral, Universidade Federal do Ceará, Sobral, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77181-
dc.description.abstractTransform, upset and transcend: perceptions of education professionals about gender identity and social name of the transgender person, arises from the interest in developing strategies through intervention research that would allow access to the perceptions of education professionals about gender identity and use of social name of transgender people and through the Freirian method of the culture circle we could develop dialogues that would impact the participants' understanding regarding the agenda being worked on. The research was developed in the interior of Ceará, specifically at the Federal Institute of Ceará (IFCE), Itapipoca campus, with the participation of 6 members working in the educational context. Data analysis was carried out through Bardin's content analysis, which allowed us to arrive at three categories, named as follows: TRANSform: Gender identity and social name, school in culture and culture in school; TRANStornar: open paths and closed paths and TRANScender: “There is no lack of programs, there is a lack of participation and ethical commitment”, in these there are explanations that reflect the debates that took place in the culture circle, advances and weaknesses in the face of issues involving transgender people in the school space. It is considered that social transformations, the formulation of laws, guarantee a change in the approach to transgender people, however, prejudice, oppression and gender violence are still experienced in different nuances and the non-participation of professionals in spaces for debate on the topic can be evidence to prove the facts.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleTransformar, transtornar e transceder: percepções de profissionais da educação sobre identidade de gênero e nome social da pessoa transgêneropt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrTransformar, transtornar e transceder: percepções de profissionais da educação sobre identidade de gênero e nome social da pessoa transgênero nascem do interesse em desenvolver estratégias através de uma pesquisa/intervenção, que permitisse acessar a percepções de profissionais da educação, sobre identidade de gênero e uso do nome social de pessoas transgênero. Assim, através do método freiriano do círculo de cultura, foi possível desenvolver diálogos que impactariam nas compreensões dos participantes no que tange a pauta trabalhada. A pesquisa foi desenvolvida no interior do Ceará, especificamente no Instituto Federal do Ceará (IFCE), campus Itapipoca, contando com a participação de 6 membros atuantes no contexto educacional. A análise dos dados se deu através da análise de conteúdo de Bardin, que permitiram chegar a três categorias, nomeadas da seguinte forma: TRANSformar: Identidade de gênero e nome social, a escola na cultura e a cultura na escola; TRANStornar: caminhos abertos e caminhos fechados e TRANScender: “Não faltam programas, falta participação e empenho ético”. Nestas categorias, ocorrem explanações que imprimem os debates ocorridos no círculo de cultura, avanços e fragilidades frente as questões que envolvem a pessoa transgênero no espaço escolar. Por fim, considera-se que as transformações sociais e a formulação de leis garantem uma mudança na abordagem às pessoas transgênero, entretanto, o preconceito, a opressão e a violência de gênero ainda são vivenciadas nas diversas nuances e a não participação de profissionais em espaços de debate sobre a temática podem ser indícios para comprovar tais fatos.pt_BR
dc.subject.ptbrTransgêneropt_BR
dc.subject.ptbrNome Socialpt_BR
dc.subject.ptbrEducaçãopt_BR
dc.subject.enTransgenderpt_BR
dc.subject.enSocial Namept_BR
dc.subject.enEducationpt_BR
local.author.orcidhttps://orcid.org/0009-0007-7806-242Xpt_BR
local.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/7222259782740614pt_BR
local.advisor.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-6758-9508pt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/6406427672103754pt_BR
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