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Tipo: Dissertação
Título: O futebol como possibilidade para uma educação física escolar antirracista
Título em inglês: Football as a possibility for school physical education anti-racist
Autor(es): Lemos, Ytalo Silva
Orientador: Silva, Eduardo Vinícius Mota e
Palavras-chave em português: Futebol;Racismo;Educação física escolar;Perspectiva progressista;Intervenção pedagógica
Palavras-chave em inglês: Football;Racism;School physical education;Progressive perspective;Pedagogical intervention
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Data do documento: 2024
Citação: LEMOS, Ytalo Silva. O futebol como possibilidade para uma educação física escolar antirracista. 2024. 109 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Física) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024.
Resumo: Esta pesquisa desenvolve uma intervenção pedagógica que utiliza o Futebol como instrumento de conscientização e criticidade para o combate ao racismo no âmbito da Educação Física Escolar. Tem como objetivo geral analisar a implementação de uma proposta de intervenção pedagógica em aulas de Educação Física nos anos finais do Ensino Fundamental, problematizando as manifestações racistas no Futebol, enquanto os objetivos específicos são conhecer as percepções dos alunos e das alunas sobre racismo e futebol, promover a criticidade através da problematização sobre o racismo no Futebol e combater o racismo nas aulas de Educação Física através da conscientização dos alunos e das alunas acerca de suas manifestações. A metodologia de pesquisa utilizada é qualitativa e seus procedimentos são de uma pesquisa participante. A intervenção foi feita em uma turma de 8° ano dos anos finais do Ensino Fundamental em uma escola pública municipal de Fortaleza-CE com 34 alunos e alunas, composição mista e teve a duração de 5 semanas. Para a implementação da intervenção foi utilizado o produto educacional Ensino dos Esportes a partir da Perspectiva Progressista: Uma proposta de Unidade Didática (Ramos, Maffei. 2020). Esta proposta está organizada nas seguintes subdivisões: a) prática social inicial; b) problematização; c) instrumentalização; d) catarse e e) prática social final. Os instrumentos utilizados na pesquisa foram o questionário, como uma forma de diagnóstico, o diário de campo, que serviu para registrar as minhas observações enquanto professor-pesquisador e demais falas dos alunos e das alunas e a entrevista semi-estruturada. O produto pedagógico desenvolvido foi um blog e um perfil no Instagram. Como resultado pudemos notar que a problematização do futebol serviu para atrair a atenção e aceitação dos alunos e das alunas em discutir um tema sensível como o racismo. Durante a intervenção foi registrada uma diminuição nos falas racistas nesta turma e, quando aconteceu, os demais alunos e alunas rapidamente intervieram, demonstrando assim a conscientização alcançada através da intervenção.
Abstract: This research develops a pedagogical intervention that uses Football as an instrument of awareness and criticality to combat racism within the scope of Physical Education at School. Its general objective is to analyze the implementation of a proposed pedagogical intervention in Physical Education classes in the final years of Elementary School, problematizing racist manifestations in Football, while the specific objectives are to understand students' perceptions about racism and football, promote criticality through problematizing racism in Football and combat racism in Physical Education classes by raising student awareness about its manifestations. The research methodology used is qualitative and its procedures are such as ones of participatory research. The intervention was carried out in an 8th year class in the final years of Elementary School in a municipal public school in Fortaleza-CE with 34 students in a mixed group and it lasted 5 weeks. To implement the intervention, the educational product Ensino dos Esportes a partir da Perspectiva Progressista: Uma proposta de Unidade Didática was used (Ramos, Maffei. 2020). This proposal is organized into the following subdivisions: a) initial social practice; b) problematization; c) instrumentation; d) catharsis and e) final social practice. The instruments used in the research were the questionnaire as a form of diagnosis, the field diary, which was used in order to record the teacher-researcher's observations and other students' statements, and the semi-structured interview. The pedagogical product developed was a blog and an Instagram profile. As a result, we noticed that the problematization of football counted for attracting students' attention and acceptance in discussing a sensitive topic such as racism. During the intervention, a decrease in racist speech was recorded in this class and when it happened, the other students quickly intervened, thus demonstrating the awareness achieved through the intervention.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77174
Currículo Lattes do(s) Autor(es): http://lattes.cnpq.br/3220450426717373
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/5069913247157780
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
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