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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77132
Type: | TCC |
Title: | Proposta de implementação do hidrogênio verde para abastecimento da frota de ônibus na cidade de Sobral |
Authors: | Pimentel, Lucas Farias |
Advisor: | Teixeira, Vanessa Siqueira de Castro |
Keywords in Brazilian Portuguese : | Hidrogênio Verde;Gases do Efeito Estufa;Ônibus movidos a hidrogênio |
Keywords in English : | Green Hydrogen;Greenhouse gases;Hydrogen-powered buses |
Knowledge Areas - CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA |
Issue Date: | 2023 |
Citation: | Pimentel, Lucas Farias. Proposta de implementação do hidrogênio verde para abastecimento da frota de ônibus na cidade de Sobral. 2023. TCC (Curso de graduação em Engenharia Elétrica) - Campus de Sobral, Universidade Federal do Ceará, Sobral, 2023. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Os combustíveis fósseis foram de grande ajuda para o desenvolvimento da sociedade em que vivemos, porém, trouxe junto com seu uso um aumento na concentração de gases do efeito estufa na atmosfera, causando uma aceleração no aumento das temperaturas globais e impactando fortemente no efeito estufa. Para minimizar esses danos a sociedade propõe uma transição energética a fim de emitir menos gases do efeito estufa, esse trabalho propõe a aplicação do Hidrogênio sustentado por Energia Renovável para a diminuição da emissão de gases do efeito estufa no setor de transporte da cidade de Sobral, no Brasil, a partir da substituição dos ônibus coletivos movidos a diesel por ônibus com célular de combustível movidos a hidrogênio. Para atender a nova frota de ônibus é necessário uma produção de 457,38 kg por dia do gás hidrogênio, onde passa por diversos processos até ser abastecido pelos 21 ônibus. Todo o sistema de produção, armazenamento e abastecimento necessita de uma energia total 27754 kWh por dia, com isso foi dimensionado um Parque Solar que atende a essa demanda. Por fim, foi feito uma análise econômica que mostrou um Payback negativo ao final de 20 anos, principalmente pelo alto custo dos ônibus movidos a célula de combustível de hidrogênio, porém são tecnologias que tendem a diminuir seu preço ao passar dos anos, essa troca é compensatória pois é muito grande a quantidade de componentes nocivos que se lança anualmente na atmosfera da ordem de toneladas. |
Abstract: | Fossil fuels were of great help to the development of the society in which we live, but with their use they brought an increase in the concentration of greenhouse gases in the atmosphere, causing an acceleration in the increase in global temperatures and strongly impacting the greenhouse effect. To minimize this damage, society proposes an energy transition in order to emit fewer greenhouse gases. This work proposes the application of Hydrogen supported by Renewable Energy to reduce greenhouse gas emissions in the transport sector of the city of Sobral, in Brazil, by replacing diesel-powered public buses with fuel cell buses powered by hydrogen. To serve the new bus fleet, it is necessary to produce 457.38 kg per day of hydrogen gas, which goes through several processes until it is supplied by the buses. The entire production, storage and supply system requires a total of 27,754 kWh of energy per day, so a Solar Park was designed to meet this demand. Finally, an economic analysis was carried out which showed a negative Payback at the end of 20 years, mainly due to the high cost of buses powered by hydrogen fuel cells, but these are technologies that tend to reduce their price over the years and the change pays off. as the amount of harmful components that are released into the atmosphere annually is very large and amounts to tons. |
URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77132 |
Author's Lattes: | http://lattes.cnpq.br/9205631970505071 |
Advisor's ORCID: | https://orcid.org/0000-0003-1862-6389 |
Advisor's Lattes: | http://lattes.cnpq.br/0182190381653124 |
Access Rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | ENGENHARIA ELÉTRICA - SOBRAL - Monografias |
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