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dc.contributor.advisorLima, Tereza Cristina Batista de-
dc.contributor.authorVieira, Ticiana Hiluy-
dc.date.accessioned2024-06-17T13:43:36Z-
dc.date.available2024-06-17T13:43:36Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationVIEIRA, Ticiana Hiluy. Mulheres em STEM: um estudo na perspectiva da carreira caleidoscópica. 2024. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração e Controladoria) – Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/77050-
dc.description.abstractThis study aims to understand how women in the STEM field develop their careers from a kaleidoscopic perspective. STEM, an acronym in English for “science, technology, engineering, and mathematics”, represents a system of scientific learning that brings together a set of knowledge from these areas, considered fundamental for the development of transversal skills such as critical thinking, creativity, problem-solving, and innovation in various sectors of society. It is a field still predominantly dominated by men, despite the gradual global increase of women in professions typical of these disciplines. Career and gender are interdisciplinary themes by nature. The kaleidoscope career model, created by Mainiero and Sullivan (2005), describes how individuals change the design of their careers and make professional decisions, considering the various facets of personal and family life, according to the parameters Authenticity, Balance and Challenge (ABC). The research was conducted in a national and international food industry, considering its scope, size, and number of employees, which allows for the investigation of female professionals in this area. A basic, descriptive, and exploratory interpretative qualitative study was conducted. The research involved 15 professionals from the chosen company. Interview data were analyzed using Bardin's content analysis (2011). The results indicate that the majority of the interviewed professionals demonstrate a solid alignment with the growth and/or balance parameters. Even in authenticity-related contexts, there were records in line with the concepts of growth and balance. It is remarkable how strong the responses based on the balance between work and personal life were, reflecting the fact that 77% of these professionals have children up to early childhood. For the institution under study, this study provides insights into actions that HR professionals and leaders can adopt to be more effective in terms of development and benefits for women in this area, such as flexibility-related benefits that encourage parenthood and development actions to boost career growth for this audience.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleMulheres em STEM: um estudo na perspectiva da carreira caleidoscópicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste estudo objetiva compreender como as mulheres na área de STEM desenvolvem sua carreira na perspectiva caleidoscópica. STEM, acrónimo em língua inglesa para “science, technology, engineering and mathematics”, representa um sistema de aprendizado científico que congrega um conjunto de conhecimentos oriundos destas áreas, considerados fundamentais para o desenvolvimento de competências transversais, como pensamento crítico, criatividade e resolução de problemas, e a inovação em diversos setores da sociedade. Trata-se de um campo ainda predominantemente dominado por homens, apesar do gradual incremento global de mulheres em profissões típicas destas disciplinas. Carreira e gênero são temáticas interdisciplinares por natureza. O modelo de carreira caleidoscópica, criado por Mainiero e Sullivan (2005), descreve como os indivíduos alteram o desenho de suas carreiras e tomam decisões profissionais, considerando as diversas facetas da vida pessoal e familiar, segundo os parâmetros Autenticidade, Balanço e Crescimento (ABC). A pesquisa foi realizada em uma indústria de alimentos com atuação nacional e internacional, tendo em vista sua abrangência, seu porte e quantitativo de colaboradores, que possibilita investigar profissionais do gênero feminino nessa área. Foi conduzido um estudo qualitativo interpretativo básico, descritivo e exploratório. A pesquisa foi composta por 15 profissionais da empresa escolhida. Os dados das entrevistas foram tratados por meio da análise de conteúdo de Bardin (2011). Os resultados apontam que a maioria das profissionais entrevistadas demonstra um sólido alinhamento com os parâmetros de crescimento e/ou balanço. Mesmo em unidades de contexto relacionadas à autenticidade, surgiram registros em sintonia com os conceitos de crescimento e balanço. É notável o quão forte foram as respostas baseadas no equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, o que reflete o fato de que 77% dessas profissionais têm filhos até a segunda infância. Para a instituição pesquisada, este estudo trouxe insights sobre ações que os profissionais de RH e líderes podem adotar para serem mais assertivos em termos de desenvolvimento e benefícios para as mulheres nessa área, como, por exemplo, benefícios relacionados à flexibilidade que incentivem a parentalidade e ações de desenvolvimento para impulsionar o crescimento na carreira desse público.pt_BR
dc.subject.ptbrSTEMpt_BR
dc.subject.ptbrGêneropt_BR
dc.subject.ptbrCarreira caleidoscópicapt_BR
dc.subject.enSTEMpt_BR
dc.subject.enGenderpt_BR
dc.subject.enKaleidoscopic careerpt_BR
local.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/7004929605803890pt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/7117960824805237pt_BR
local.date.available2024-06-
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