Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76955
Tipo: Dissertação
Título: A adaptação da ameaça alienígena de The Body Snatchers, de Jack Finney, para o cinema
Autor(es): Menezes, Ewerton da Silva
Orientador: Silva, Carlos Augusto Viana da
Palavras-chave em português: The Body Snatchers;Ficção Científica;Anticomunismo;Adaptação fílmica
Palavras-chave em inglês: Science Fiction;Anti-communism;Film adaptation
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Data do documento: 2024
Citação: MENEZES, Ewerton da Silva. A adaptação da ameaça alienígena de The Body Snatchers, de Jack Finney, para o cinema. Orientador: Carlos Augusto Viana da Silva. 2024. 98 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Programa de Pós-Graduação em Letras, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024.
Resumo: O romance de Ficção Científica The Body Snatchers [1955] (2010), do escritor norte-americano Jack Finney, foi adaptado para o cinema pela primeira vez como Invasion of the Body Snatchers [1958] (2012), pelo diretor Don Siegel. As duas obras foram lançadas ainda durante a Guerra Fria, período em que um acentuado discurso anticomunista emergiu nos Estados Unidos. Desde então, a invasão alienígena descrita no romance de Finney e adaptada para as telas por Siegel tem sido apontada como a representação de uma invasão comunista, refletindo a ansiedade da sociedade americana do período (Robey, 2014; Nathan, 2007; Legacy, 1978). Esta pesquisa investiga como a ameaça alienígena foi adaptada para as telas, identificando os principais recursos cinematográficos utilizados nesse processo. Nossa hipótese é de que artifícios da linguagem cinematográfica intensificaram a ameaça atribuída à figura alienígena, potencializando o discurso anticomunista que ela sugere. Os resultados mostraram que diversos recursos foram utilizados para ressaltar o perigo da invasão, como a utilização de iluminação artificial, ângulos inclinados, planos abertos e close-ups. Assim, pretendemos contribuir com os estudos de literatura de Ficção Científica, adaptação cinematográfica e produção cultural durante a Guerra Fria. O arcabouço teórico que sustenta a pesquisa se baseia em Roberts (2000, 2018), Haslam (2006), Oboliénskaia (2016), Lefevere (2007), Hutcheon (2013), Stam (2000, 2006), Aumont et al. (1995) e Martin (2005), dentre outros.
Abstract: The science fiction novel The Body Snatchers [1955] (2010), by American writer Jack Finney, was first adapted to film as Invasion of the Body Snatchers [1958] (2012), by director Don Siegel. The two works were released during the Cold War, a period in which a strong anti-communist discourse emerged in the United States. Since then, the alien invasion described in Finney's novel and adapted to the screen by Siegel has been seen as a representation of a communist invasion, reflecting the anxiety of American society at the time (Robey, 2014; Nathan, 2007; Legacy, 1978). This research investigates how the alien threat was adapted for the screen, identifying the main cinematographic resources used in this process. Our hypothesis is that artifices of cinematographic language intensified the threat attributed to the alien figure, enhancing the anti-communist discourse that it suggests. The results have showed that several resources were used to highlight the danger of the invasion, such as the use of artificial lighting, inclined angles, long shots and close-ups. Thus, we intend to contribute to the studies of Science Fiction literature, film adaptation and cultural production during the Cold War. The theoretical framework that supports the research is based on Roberts (2000, 2018), Haslam (2006), Oboliénskaia (2016), Lefevere (2007), Hutcheon (2013), Stam (2000, 2006), Aumont et al. (1995) and Martin (2005), among others.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76955
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGLE- Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_dis_esmenezes.pdf2,18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.