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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76927
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Mundim, Ana Carolina da Rocha | - |
dc.contributor.author | Reis, Rosana Taynara Braga | - |
dc.date.accessioned | 2024-05-20T15:05:41Z | - |
dc.date.available | 2024-05-20T15:05:41Z | - |
dc.date.issued | 2024 | - |
dc.identifier.citation | REIS, Rosana Taynara Braga. Procura-se Marly: toda busca traça um mapa e rastros de apavoração em Procura-se Marly e o que é e o que pode um corpo-carta. 2024. 220 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76927 | - |
dc.description.abstract | In this work, I essay the concept of letter-body based on the discovery of a love letter on a public street, the encounter with a group in a territory and the creation of a traveling theater show. The process is triggered in 2017, when a love letter written in 1957 from Marly to “W.” is founded on a street in the city of Fortaleza (CE). Research on the letter body has been materialized since 2021 with the project “Procura-se Marly”, developed in parallel in this Postgraduate Program in Arts at the Federal University of Ceará (PPGArtes/UFC) and in the 10th edition of the Laboratory of Creation in Theater at the Porto Iracema das Artes School, culminating in the show Apavoração. In the encounter with bodies, territories, memories, parties and trajectories that inhabit the municipalities of Redenção, Acarape and Fortaleza, in the state of Ceará, Procura-se Marly develops her creative methodologies in the body, in writing and in public space; moving between theater, performance, audiovisual and appearance; dealing with love, the erotic, longing, memory, oblivion, trance, traffic and parties. In the construction of this essay, I resort to the intersection of the memories of Marly's letter with my own trajectory, with the trajectories of my art partners, and with the our territories. I establish dialogue with several authors and artists, such as: Ana Cristina Colla, Antonin Artaud, Audre Lorde, Beatriz Nascimento, Gloria Anzaldúa, Henri Bergson, Hijikata Tatsumi, Isadora Ravena, Kazuo Ohno, Gilles Deleuze, Felix Guattari, Lhola Amira, Paul Preciado , Pedra Preciosa da Silva, Thiago Abel, Suely Rolnik. I interview, comment and think together the creators of Apavoração: Amandyra, Anderson Marques, Borboleta Raiely, Cisco Moura, garcyvyna, Kalea Dara, Jovem Èsù, Lyandra Alves, Rodrigo Paulino, Tieta Macau. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Procura-se Marly: toda busca traça um mapa e rastros de apavoração em Procura-se Marly e o que é e o que pode um corpo-carta | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Nesse trabalho, eu ensaio sobre o conceito de corpo-carta a partir do achado de uma carta de amor em via pública, do encontro com um coletivo através de alguns territórios e da criação de um espetáculo itinerante. O processo é disparado em 2017, quando é encontrada uma carta de amor escrita em 1957 de Marly para “W.” numa rua da cidade de Fortaleza (CE). A pesquisa acerca do corpo-carta é materializada a partir de 2021 com o projeto “Procura-se Marly”, desenvolvido paralelamente neste programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade Federal do Ceará (PPGArtes/UFC) e na 10a edição do Laboratório de Criação em Teatro da Escola Porto Iracema das Artes, culminando com o espetáculo Apavoração. No encontro com corpas, territórios, memórias, festas e trajetórias que habitam nos municípios de Redenção, Acarape e Fortaleza, no estado do Ceará, Procura-se Marly desenvolve suas metodologias de criação no corpo, na escrita e no espaço público; deslocando-se entre teatro, performance, audiovisual e aparição; versando sobre o amor, o erótico, a saudade, a memória, o esquecimento, o transe, o trânsito e a festa. Na construção desse ensaio, recorro à encruza das memórias da carta de Marly com a minha própria trajetória, com as trajetórias das minhas companheiras de criação e com o processo da Apavoração nos territórios em que suas artistas habitam. Estabeleço diálogo com diversos autores e artistas, tais como: Ana Cristina Colla, Antonin Artaud, Audre Lorde, Beatriz Nascimento, Gloria Anzaldúa, Henri Bergson, Hijikata Tatsumi, Isadora Ravena, Kazuo Ohno, Gilles Deleuze, Felix Guattari, Lhola Amira, Paul Preciado, Pedra Preciosa da Silva, Thiago Abel, Suely Rolnik. Entrevisto, comento e penso junto com as também criadoras da Apavoração: Amandyra, Anderson Marques, Borboleta Raiely, Cisco Moura, garcyvyna, Kalea Dara, Jovem Èsù, Lyandra Alves, Rodrigo Paulino, Tieta Macau. | pt_BR |
dc.subject.ptbr | Corpo-carta | pt_BR |
dc.subject.ptbr | Apavoração | pt_BR |
dc.subject.ptbr | Teatro | pt_BR |
dc.subject.ptbr | Espetáculo itinerante | pt_BR |
dc.subject.ptbr | Metodologias de criação em artes | pt_BR |
dc.subject.en | Letter body | pt_BR |
dc.subject.en | Apavoração | pt_BR |
dc.subject.en | Theater | pt_BR |
dc.subject.en | Traveling show | pt_BR |
dc.subject.en | Creative methodologies in arts | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES | pt_BR |
local.author.lattes | http://lattes.cnpq.br/5907354330254138 | pt_BR |
local.advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/7278100898972514 | pt_BR |
local.date.available | 2024-05-20 | - |
Aparece nas coleções: | PPGARTES - Dissertações defendidas na UFC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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