Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76861
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorVásquez, Héctor Andrés Briones-
dc.contributor.authorMenezes, Samuel Tomé-
dc.date.accessioned2024-05-02T17:24:00Z-
dc.date.available2024-05-02T17:24:00Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationMENEZES, Samuel Tomé. Papelpapelpapel: contradispositivos poéticos de circulação pública. 2024. 131 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Instituto de Cultura e Arte, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76861-
dc.description.abstractThis research seeks to inquire about printed art and its modes of circulation in the public space, relating, therefore, my artistic path in a theoretical approach that, having as key the materiality of paper, operates with concepts such as apparatus, counter-apparatus and document. A research trigger is the question “What happens between the paper-project-research and the paper-artwork?”, which aims at a critical analysis of the works and artistic actions contemplated here, in the context of printed art. In the first part, The role of paper, theoretical and methodological aspects of this research are approached, emphasizing the place and work of paper as a poetic support and its socio-cultural reach. In the other four parts of this research — Paper-printed, Paper-map, Paper-screen and Paper-newspaper — in a critical analysis of works of my authorship, in crossing with references of other artists, paper is discussed as a poetic (counter) device, operating at each stage of the creative processes discussed here.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titlePapelpapelpapel: contradispositivos poéticos de circulação públicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEsta pesquisa procura indagar acerca da arte impressa e os seus modos de circulação no espaço público, relacionando, para tanto, o meu percurso artístico em uma abordagem teórica que, tendo como chave a materialidade do papel, opere com conceitos como os de dispositivo, contra-dispositivo e documento. Um disparador da pesquisa é a questão “O que acontece entre o papel-projeto-pesquisa e o papel-obra?”, que visa uma análise crítica das obras e ações artísticas aqui contempladas, no contexto da arte impressa. Na primeira parte, O papel do papel, são abordados aspectos teóricos e metodológicos desta pesquisa, dando ênfase ao lugar e trabalho do papel enquanto suporte poético e seus alcances sócio-culturais. Nas outras quatro partes desta pesquisa — Papel-impresso, Papel-mapa, Papel-tela e Papel-jornal — em uma análise crítica de obras de minha autoria, em cruzamento com referências de outros artistas, se discute o papel enquanto um contradispositivo poético, operando em cada fase dos processos criativos aqui abordados.pt_BR
dc.subject.ptbrArte impressapt_BR
dc.subject.ptbrArte contemporâneapt_BR
dc.subject.ptbrPapelpt_BR
dc.subject.ptbrDispositivopt_BR
dc.subject.ptbrDocumentopt_BR
dc.subject.enPrint artpt_BR
dc.subject.enContemporary artpt_BR
dc.subject.enPaperpt_BR
dc.subject.enApparatuspt_BR
dc.subject.enDocumentpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpt_BR
local.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/4019135656315454pt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/4739201450499304pt_BR
local.date.available2024-05-02-
Aparece nas coleções:PPGARTES - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_dis_stmenezes.pdf11,29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.