Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76774
Tipo: Dissertação
Título: Insurgências poéticas e exaltação de Luiz Gonzaga cantando o nordeste: caminhos de uma curadoria em arte educação
Autor(es): Nascimento, Raimunda Célia do
Orientador: Costa, Marco Túlio Ferreira da
Palavras-chave em português: Arte-Educação;Musicalidade;Curadoria educativa;Luiz Gonzaga e valorização da cultura nordestina;Proposta pedagógica decolonial
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Data do documento: 2024
Citação: NASCIMENTO, Raimunda Célia do. Insurgências poéticas e exaltação de Luiz Gonzaga cantando o nordeste: caminhos de uma curadoria em arte educação. 2024. 56 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024.
Resumo: O presente trabalho de pesquisa é direcionado ao ensino de Arte, resgate e memória da cultura local. Envolve uma experiência em análise da prática docente no ensino de Arte com abordagens teórico-metodológicas. A proposta pedagógica foi aplicada na Escola Municipal Geraldo Gomes de Azevedo, em uma turma do nono ano, do ensino fundamental. A práxis do projeto em sala de aula, no “chão da escola”, se debruçou em memórias da cultura nordestina, em específico, ao resgate e à valorização das obras musicais de Luiz Gonzaga, explorando didaticamente sua poética representativa do existir e do reexistir para os nordestinos. A abordagem das temáticas em sala de aula busca identificar nas letras das canções mais conhecidas, em uma perspectiva decolonizante, captando insurgências poéticas. A estratégia metodológica utilizada está ancorada pela Curadoria Educacional e envolve um processo didático de resgate de memórias sobre o Nordeste e sobre sua formação cultural. As audições e a poética musical das composições estimularam nos alunos ao exercício da pesquisa e ao debate sobre as temáticas nas músicas de Gonzaga decantando o Nordeste e produzindo reflexões atemporais. Das temáticas exploradas nas aulas de Arte “ Poéticas da Seca e Migração”, foi desenvolvidoo estudo exploratório das músicas “Asa Branca” (Gonzaga e Humberto Teixeira) e “Vozes da Seca” (Gonzaga/Zé Dantas). Para a temática “A Representação Poética de Januário”, utilizou-se a música “Respeita Januário” (Gonzaga/Humberto Teixeira), em perspectiva decolonial. Para abordar a temática Relação Homem/Natureza, a música usada como base foi “Xote Ecológico” (Gonzaga/Aguinaldo Batista). As análises do processo pedagógico decorrem de uma observação cuidadosa sobre a execução do projeto em sala de aula e são ancoradas pelos estudos de vários autores que forneceram contribuições valiosas para a reflexão sobre música, cultura local, decolonialidade, curadoria educacional e ensino de Arte. Nesta direção, a pesquisa deteve o olhar em aspectos pedagógicos e metodológicos com potencial de estimular reflexões, de modo a promover o aprendizado com a cultura local. Implica compreender como os alunos, por meio desta poética musical, captam as sutilezas das canções, a valorização cultural do povo nordestino nos processos de existir e reexistir diante das adversidade.
Abstract: This research project focuses on art teaching and the recovery and memory of local culture. It involves an experience in analyzing teaching practice in the teaching of Art with theoretical and methodological approaches. The pedagogical proposal was applied at the Geraldo Gomes de Azevedo Municipal School, in a ninth grade class, in the final years of elementary school. The praxis of the project on the "floor" of the school, in the classroom, focused on memories of Northeastern culture, specifically the rescue and appreciation of Luiz Gonzaga's musical works, didactically exploring his poetics as a representative of existence and re-existence for Northeasterners. The approach to the themes in the classroom seeks to identify in the lyrics of the best-known songs a decolonizing perspective, capturing poetic insurgencies. The methodological strategy used, anchored by the Educational Curatorship, involves a didactic process of recovering memories about the Northeast and its cultural formation. The auditions and the musical poetics of the compositions stimulated students to research and debate the themes in Gonzaga's songs, decanting the Northeast and producing timeless reflections. "Poetics of Drought and Migration"; "Januário's Poetic Representation" and the "Man/Nature Relationship" were the themes explored in art classes. In the Poetics of Drought and Migration theme, the following songs were studied: Asa Branca (Gonzaga and and Humberto Teixeira); Vozes da Seca (Gonzaga/Zé Dantas). For the theme "The Poetic Representation of Januário," the song Respeita Januário (Gonzaga/Humberto Teixeira) was studied from a decolonial perspective. To address the theme of the relationship between man and nature, the basic songs were Xote Ecológico (Gonzaga/Aguinaldo Batista); and Volta da Asa Branca. The analysis of the pedagogical process is based on a careful observation of the implementation of the project in the classroom, anchored in the studies of various authors who have made valuable contributions to the reflection on music, local culture, decoloniality, educational curation and art education. In this direction, the research focused on pedagogical and methodological aspects with the potential to stimulate reflection, in order to promote learning from local culture. It involves understanding how students, through this musical poetics, capture the subtleties of the songs, the cultural appreciation of the Northeastern people in the processes of existing and re-existing in the face of adversity.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76774
Currículo Lattes do(s) Autor(es): http://lattes.cnpq.br/0460868069345153
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/0686507058305636
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PROFARTES - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_dis_rcnascimento.pdf457,12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.