Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/7661
Tipo: Artigo de Evento
Título: A racionalização do uso de equipamentos em obra – melhoria de processos para a viabilização dos fluxos em obra
Autor(es): Teixeira, Willy Castelo Branco Romano
Nascimento, Kilson
Ferraz, José Landim Macedo
Souza, Denilson Pereira de
Barros Neto, José de Paula
Heineck, Luiz Fernando Mählmann
Palavras-chave: Racionalização;Fluxo da obra;Células de produção
Data do documento: 2005
Instituição/Editor/Publicador: SIMPEP
Citação: ROMANO, W. C. B. T. et al. A racionalização do uso de equipamentos em obra - melhoria de processos para a viabilização dos fluxos em obra. In: SIMPEP, 12., 2005, Bauru. Anais... Bauru: SIMPEP, 2005.
Resumo: Este trabalho apresenta um estudo sobre a racionalização do uso de equipamentos na construção civil e como através dessa racionalização, aliada a melhoria de processos, podemos viabilizar um fluxo o mais próximo possível de contínuo na construção de edifícios altos. O trabalho compara e ilustra o resultado financeiro obtido através da execução de alguns serviços agrupados em células de produção em três situações distintas: o custo que foi planejado, o custo para a execução em um fluxo contínuo de produção e o custo para execução através de fluxos erráticos e irregulares. Na seqüência deste trabalho, veremos a necessidade de se otimizar a mão-de-obra e a mecanização, lógica e logística da movimentação dos materiais buscando garantir fluxos contínuos de produção e os prazos previstos no planejamento na construção de um edifício de 22 (vinte e dois) pavimentos tipos, contando com a contribuição da racionalização de equipamentos e métodos.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/7661
Aparece nas coleções:DECC - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2005_eve_lfmheineck_racionalizacao.pdf96,81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.