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dc.contributor.advisorStervinou, Adeline Annelyse Marie-
dc.contributor.authorCarvalho, Francisco de Assis Sales-
dc.date.accessioned2024-03-15T17:56:45Z-
dc.date.available2024-03-15T17:56:45Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationCARVALHO, F. A. S. O Papel das funções executivas na aprendizagem da improvisação na escola de música de Sobral (CE). 2022. 71f. TCC (Curso de graduação em Música - Licenciatura) - Campus de Sobral, Universidade Federal do Ceará, Sobral, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76594-
dc.description.abstractBearing in mind that all the difficulties faced over the years of musical improvisation practice, the lack of access to materials and teachers who knew how to address the subject in a coherent way, research on the role of executive functions in the learning of improvisation: a study with the ensemble practice classes at the Sobral Music School (EMS), in order to identify the executive functions used in the teaching of musical improvisation. Therefore, it is necessary to observe the evolution of students in group practice, implement specific activities in detail in both types of teaching, rational and intuitive, and understand the executive functions and the main skills involved during the improvisation learning process. A field research is then carried out with a qualitative approach with the two groups of students of the practical discipline of the EMS as a whole. In view of this, it appears that according to the results obtained, we point out the frequency of the main executive functions during all improvisation classes, which imposes the verification that musical improvisation is capable of bringing autonomy to the subject not only in thinking, but also in but also in decision making, cognitive flexibility, problem solving, planning and inhibitory control.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleO Papel das funções executivas na aprendizagem da improvisação na escola de música de Sobral (CE)pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrTendo em vista todas as dificuldades enfrentadas ao longo dos anos de prática da improvisação musical, a falta de acesso a materiais e professores que soubessem encaminhar o assunto de maneira coerente, este trabalho apresenta uma pesquisa sobre o papel das funções executivas na aprendizagem da improvisação: um estudo com as turmas de prática de conjunto da Escola de Música de Sobral (EMS) a fim de identificar as funções executivas utilizadas no ensino da improvisação musical. Para tanto, é necessário observar a evolução dos alunos da disciplina Prática de Conjunto, implementar atividades específicas pormenorizadas nos dois tipos de ensino, o racional e o intuitivo e perceber as funções executivas e as principais habilidades envolvidas durante o processo de aprendizagem da improvisação. Realiza-se, então, uma pesquisa de campo com uma abordagem qualitativa com os dois grupos de alunos da disciplina prática de conjunto da EMS. Diante disso, verifica-se que de acordo com os resultados obtidos, apontamos a frequência das principais funções executivas durante todas as aulas de improvisação, o que impõe a constatação de que a improvisação musical é capaz de trazer ao sujeito autonomia não somente no ato de pensar, mas também na tomada de decisões, flexibilidade cognitiva, resolução de problemas, no planejamento e controle inibitório.pt_BR
dc.subject.ptbrFunções Executivaspt_BR
dc.subject.ptbrImprovisação Musicalpt_BR
dc.subject.ptbrPrática de Conjuntopt_BR
dc.subject.enExecutive Functionspt_BR
dc.subject.enMusical Improvisationpt_BR
dc.subject.enMusical Ensemble Practicept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICApt_BR
local.date.available2024-
Aparece nas coleções:MÚSICA - LICENCIATURA - SOBRAL - Monografias

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