Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76540
Tipo: | Dissertação |
Título: | O significado da Educação de Jovens e Adultos (EJA) para as jovens do Centro Socioeducativo Aldaci Barbosa Mota |
Autor(es): | Monteiro, Mairla Mara Fernandes Gonçalves |
Orientador: | Furtado, Eliane Dayse Pontes |
Palavras-chave em português: | Educação de Jovens e Adultos;Medidas socioeducativas e juventudes |
Palavras-chave em espanhol: | Educación de Jóvenes y Adultos;Medidas socioeducativas y juventud |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Data do documento: | 2023 |
Citação: | MONTEIRO, Mairla Mara Fernandes Gonçalves. O significado da Educação de Jovens e Adultos (EJA) para as jovens do Centro Socioeducativo Aldaci Barbosa Mota. 2023. 65 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023. |
Resumo: | A pesquisa teve como objetivo principal compreender a contribuição da Educação de Jovens para as jovens que estão cumprindo medida socioeducativa de privação de liberdade no Centro Socioeducativo Aldaci Barbosa, uma instituição vinculada à Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo, caracterizada por atender adolescentes em conflito com a lei, do sexo feminino, com faixa etária de 12 a 16 anos. O percurso investigativo da pesquisa teve como base os preceitos da pesquisa qualitativa, utilizando os seguintes métodos: observação participante e realização de grupos focais. As principais questões que movem a pesquisa são: compreender o significado atribuído pelas jovens às práticas educativas vivenciadas no contexto da privação de liberdade, verificar como se dá o processo educativo de jovens inseridos na EJA dentro do sistema socioeducativo e identificar como as jovens que estão cumprindo medida socioeducativa constroem suas experiências educativas. No decorrer da pesquisa surgiram outras categorias como violência que marcam a trajetórias das jovens, atrelada ao não acesso a direitos básicos que foram negados desde a infância. Em relação às vivencias educativas, a educação formal aparece como plano de fundo na perspectiva de futuro e ressignificação de trajetória na vida dessas jovens, ganhado destaque o restabelecimento dos vínculos familiares e o desejo de empreenderem. Questões como violação de direitos e violências institucionais surgiram na pesquisa através de práticas cotidianas por meio da equipe de trabalho. |
Resumen: | El principal objetivo de la investigación fue comprender el aporte de la Educación Juvenil a las jóvenes que se encuentran cumpliendo medida socioeducativa privativa de libertad en el Centro Socioeducativo Aldaci Barbosa, institución vinculada a la Superintendencia del Sistema Estatal de Servicios Socioeducativos. Asistencia, caracterizada por atender a adolescentes en conflicto con la ley femenina con edades comprendidas entre 12 y 16 años. El camino investigativo de la investigación se basó en los preceptos de la investigación cualitativa, utilizando los siguientes métodos: observación participante y grupos focales. Las principales preguntas que impulsan la investigación son: comprender el significado atribuido por los jóvenes a las prácticas educativas vividas en el contexto de privación de libertad, verificar cómo se desarrolla el proceso educativo de los jóvenes insertados en la EJA dentro del sistema socioeducativo e identificar cómo los jóvenes que están cumpliendo la medida socioeducativa construyen sus experiencias educativas. Durante la investigación surgieron otras categorías, como la violencia, que marcan las trayectorias de las jóvenes vinculadas a la falta de acceso a derechos básicos que les han sido negados desde la infancia. En relación a las experiencias educativas, la educación formal aparece como un antecedente en la perspectiva de futuro y redefinición de la trayectoria en la vida de estas jóvenes, con énfasis en el restablecimiento de los vínculos familiares y el deseo de emprender. Cuestiones como la violación de derechos y la violencia institucional surgieron en la investigación a través de las prácticas cotidianas del equipo de trabajo. |
URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76540 |
Currículo Lattes do(s) Autor(es): | http://lattes.cnpq.br/3675170660606979 |
Currículo Lattes do Orientador: | http://lattes.cnpq.br/2493857272890798 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Dissertações defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2023_dis_mmfgmonteiro.pdf | 780,33 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.