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dc.contributor.advisorGomes, Rita Helena Sousa Ferreira-
dc.contributor.authorPessoa, Jocélia Maria Santos de Lira-
dc.date.accessioned2024-03-13T17:39:07Z-
dc.date.available2024-03-13T17:39:07Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationPESSOA, Josélia Maria Santos de Lira. Narrativas autobiográficas com estudantes do fundamental II: percepção das Políticas Públicas. 2023. 40 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Psicologia e Políticas Públicas) - Programa de Pós-Graduação Profissional em Psicologia e Políticas Públicas, Campus Sobral, Universidade Federal do Ceará, Sobral, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76538-
dc.description.abstractIn Brazil, the right to schooling is guaranteed by law. Schools have advanced in teaching methodologies and practices, aiming to promote comprehensive education. However, they exhibit flaws when failing to fully and effectively fulfill their role in student development, creating room for segregation and evasion. Society expects and demands that schools address social and historical issues where public policies fall short, yet there is a lack of questioning and demand for critical, political, and quality education. With this in mind, this research sought to understand how adolescents, through their narratives and interpretations, perceive their schooling process influenced by public policies. The study adopted a qualitative approach, and autobiographical narratives were used as the data collection method to facilitate interactivity and critical reflection. The sample consisted of 10 teenagers in the 9th grade at a full-time public school in Sobral. The narratives brought to light various public policies impacting education both directly and indirectly, such as full-time schooling, school kits, income distribution programs, and school meals. Additionally, themes emerged that influence the educational process without being a public policy. The findings indicate an awareness of public policies among these teenagers, alongside a need for platforms for discussion and expression. The results of this paper will also be shared at a technical event with professionals involved in public policy development in the area of the school, aiming to enhance public policies targeted at children and adolescents.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleNarrativas autobiográficas com estudantes do fundamental II: percepção das Políticas Públicaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrNo Brasil, o direito à escolarização é garantido por lei, e a escola avançou em metodologia e práticas de ensino, buscando promover a educação integral. Todavia, apresenta falhas ao não cumprir totalmente e eficazmente seu papel no desenvolvimento do aluno, permitindo segregações e evasões. A sociedade espera e impõe que a escola resolva problemas sociais e históricos em que as políticas públicas são ineficazes, mas não questiona nem exige uma formação crítica, política e de qualidade. Diante dessas premissas, buscou-se compreender como os adolescentes compreendem seu processo de escolarização, afetado pelas políticas públicas, a partir de suas narrativas e significações. A pesquisa teve abordagem qualitativa, e o método de coleta de dados foi o de narrativas autobiográficas, por permitir interatividade e reflexão crítica. A amostra foi composta por 10 adolescentes cursando o 9º ano do ensino fundamental em uma escola pública de tempo integral, no município de Sobral. As narrativas revelaram diversas políticas públicas que afetam a educação diretamente e indiretamente, como escola de tempo integral, kit escolar, programa de distribuição de renda e merenda escolar. Em contrapartida, surgiram temas que atravessam o processo educativo sem ser uma política pública. Os discursos indicam percepção das políticas públicas e a necessidade de espaços para discussão e expressão desses adolescentes. Os resultados deste artigo serão compartilhados em um evento técnico com profissionais que desenvolvem políticas públicas no território da escola, visando fortalecer as políticas públicas direcionadas a crianças e adolescentes.pt_BR
dc.subject.ptbreducaçãopt_BR
dc.subject.ptbrpolíticas públicaspt_BR
dc.subject.ptbrnarrativas autobiográficaspt_BR
dc.subject.eneducationpt_BR
dc.subject.enpublic policiespt_BR
dc.subject.enautobiographical narrativespt_BR
dc.description.ptbrEste documento está disponível online com base na Portaria nº 348, de 08 de dezembro de 2022, disponível em: https://biblioteca.ufc.br/wp-content/uploads/2022/12/portaria348-2022.pdf, que autoriza a digitalização e a disponibilização no Repositório Institucional (RI) da coleção retrospectiva de TCC, dissertações e teses da UFC, sem o termo de anuência prévia dos autores. Em caso de trabalhos com pedidos de patente e/ou de embargo, cabe, exclusivamente, ao autor(a) solicitar a restrição de acesso ou retirada de seu trabalho do RI, mediante apresentação de documento comprobatório à Direção do Sistema de Bibliotecas.pt_BR
local.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/9851159050629101pt_BR
local.advisor.orcid0000-0002-2306-4264pt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/9324470543610163pt_BR
local.date.available2023-
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