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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorJucá, Paulyne Matthews-
dc.contributor.authorXavier, Francisco Davi Rodrigues-
dc.date.accessioned2024-03-12T20:14:06Z-
dc.date.available2024-03-12T20:14:06Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationXAVIER, Francisco Davi Rodrigues. Qxjourney : um jogo como ferramenta auxiliar ao treino de operações matemáticas básica. 2023. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) – Universidade Federal do Ceará, Campus de Quixadá, Curso de Engenharia de Software, Quixadá, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76516-
dc.description.abstractWith the evolution of technology, we can say that mathematics is more important than ever. Its basic knowledge can be applied to a large number of areas, both in the workplace and in everyday life. However, according to surveys of the population, it is clear that the majority of Brazilian students leave school without the knowledge that is expected for their level. With that said, it has been pointed out that engagement with a subject is of great importance in learning, and this is not different for the field of mathematics, which is especially difficult to master and comprehend. Thus, it can be stated that games used in education have great potential to help with this challenge, as they offer a playful way of practicing what is taught in class. Therefore, this paper proposes an educational game focused on assisting in the training of basic mathematical operations, as they are the foundation of mathematical learning. The methodology that was developed involves a game that has as its focus cooperation between students, in order to achieve a common goal when practicing this subject. The game was assessed by math teachers, mainly with the aim of its use in primary education. The results obtained show that the game can be a useful tool for practicing this subject, and can show beneficial effects when used until the end of elementary school.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleQxjourney: um jogo como ferramenta auxiliar ao treino de operações matemáticas básicaspt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrA Matemática permite trazer ordem para todas as partes da nossa existência e, com a evolução rápida da tecnologia, é possível afirmar que ela ficou mais importante do que nunca. O conhecimento básico nessa disciplina pode ser aplicado a uma grande quantidade de áreas, tanto no dia a dia quanto na vida profissional. Entretanto, de acordo com pesquisas feitas com o público – como o QEdu – é perceptível que a maioria dos estudantes sai do ensino básico sem ter o conhecido devido para seus níveis. Dito isso, foi levantado que o engajamento em uma disciplina é de suma importância para seu aprendizado. Assim, jogos podem ser úteis nesse quesito, porque adicionam uma maneira lúdica de praticar o que é visto em sala, evidenciando uma melhora no envolvimento educacional. Portanto, este trabalho propõe um jogo sério como ferramenta lúdica para treino das operações básicas da matemática, visando melhorias no empenho dos estudantes na prática deste conteúdo da matemática, que se dá como a base chave para todos os que o sucedem. Um jogo sério se difere de jogos normais, pois têm como foco não só o entretenimento, mas ensinar, conscientizar e demonstrar algum assunto importante. O jogo proposto foi desenvolvido com foco na cooperação entre estudantes por meio da formação de equipes, competição amigável por meio de um sistema de pontuação e facilidade de acesso, não necessitando de conexão com a internet ou de máquinas sofisticadas para o acessar. Por fim, o jogo foi avaliado com professores da área de matemática, tendo como ponto focal o seu uso principalmente no ensino básico. Os resultados obtidos demonstram que ele pode ser útil como ferramenta ao treino desse conteúdo, podendo ser útil até o nono ano do ensino fundamental.pt_BR
dc.subject.ptbrMatemáticapt_BR
dc.subject.ptbrJogos em educação matemáticapt_BR
dc.subject.ptbrJogos eletrônicospt_BR
dc.subject.ptbrJogo sériopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA: CIENCIA DA COMPUTACAO: METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO: ENGENHARIA DE SOFTWAREpt_BR
local.advisor.latteslattes: http://lattes.cnpq.br/2812695592756155pt_BR
local.date.available2023-
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