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dc.contributor.authorThomaz, Solange Marlene-
dc.contributor.authorCardoso, Monique Fonseca-
dc.contributor.authorMaia, Patricia de Albuquerque-
dc.date.accessioned2024-03-12T19:26:34Z-
dc.date.available2024-03-12T19:26:34Z-
dc.date.issued2023-01-
dc.identifier.citationTHOMAZ, Solange Marlene; CARDOSO, Monique Fonseca; MAIA, Patrícia de Albuquerque. Balanced scorecard no setor público: análise dos fatores críticos de sucesso na implementação do Farol de desempenho em uma instituição federal. NOMOS: Revista do Programa de Pós-Graduação em Direito da UFC, Fortaleza, v. 43, n. 1, jan./jun., 2023, p. 29-51.pt_BR
dc.identifier.issn1807-3840-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76506-
dc.description.abstractModern public administration relies on tools and successful practices to enable performance management. The “Traffic-Light” assessment tool built under Balanced Scorecard methodology by Norton and Kaplan (1997) provide key performance indicators (KPI) measurement quarterly through the ERP Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP). Its implementation took place at a federal vocational training institution, with KPI results displayed for the institution as a whole and for each of its 23 units, at both internal and external interface to improve public accountability. This paper displays a case study based on documentary research on the institution’s publications and employed content analysis by category method described by Bardin (1977). The study aimed to analyze an assessment tool implementation under the critical success factors (CSF) found by Cunha e Kratz (2016). Design and implementation process were described, with CSF fitted into five categories (1 - Top management commitment; 2 - Involvement of the maximum number of individuals; 3 – Dissemination of the tool throughout the institution; 4 - Use of the tool as a continuous improvement process; 5 - Assurance that long-term vision is embedded in the performance panel tool design). Findings reveal that the categories were considered in the implementation process, with limitations regarding the 2nd and 5th, which were not fully observed, pointing out the need for institutional actions to adapt the monitoring system. The study contributes to performance measurement in public institutions field and points out the next steps for post-implementation assessment of the tool.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherNOMOS: Revista do Programa de Pós-Graduação em Direito da UFCpt_BR
dc.relation.ispartofseries1;43-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleBalanced scorecard no setor público: análise dos fatores críticos de sucesso na implementação do Farol de desempenho em uma instituição federalpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA modernização da gestão pública depende de ferramentas e práticas bem-sucedidas que promovam a gestão por resultados. O Farol de Desempenho, construído sob a metodologia Balanced Scorecard descrita por Norton e Kaplan (1997), possibilita o monitoramento de metas e indicadores trimestralmente através do Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP). Sua implementação se deu em um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, com apresentação de resultados consolidados para a instituição e para cada uma de suas 23 unidades, em interface interna e externa para facilitar o controle social. Este artigo apresenta um estudo de caso baseado em pesquisa documental nas publicações do Instituto e empregou a análise de conteúdo pelo método das categorias descrito por Bardin (1977), com o objetivo de analisar uma implementação do Farol do Desempenho à luz dos fatores críticos de sucesso (FCS) identificados por Cunha e Kratz (2016). A concepção e implementação do Farol foram descritos, e os FCS ajustados a cinco categorias de análise (1 - Comprometimento da alta gestão no processo; 2 - Envolvimento do máximo possível de pessoas no processo; 3 - Disseminação do Farol para toda a organização; 4 - Utilização do Farol como processo contínuo de aprimoramento; 5 - Certificação de que a visão estratégica de longo prazo está embutida no desenho do painel de desempenho do Farol). Concluiu-se que todas as categorias foram contempladas na implantação do Farol, com ressalvas quanto às categorias 2 e 5, que não foram integralmente observadas, apontando a necessidade de ações institucionais para adequação da sistemática de monitoramento. O estudo contribui para o tema acompanhamento do desempenho em instituições públicas, e aponta os passos seguintes para avaliação pós-implementação da ferramenta.pt_BR
dc.title.enBalanced scorecard in public sector: an analysis on critical success factores in the “traffic-light” assessment implementation at a federal institutionpt_BR
dc.subject.ptbrBalanced scorecardpt_BR
dc.subject.ptbrIndicadorespt_BR
dc.subject.ptbrSistemas de medição de desempenhopt_BR
dc.subject.ptbrGestão estratégicapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ: CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
local.author.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-2347-2695pt_BR
local.author.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-0398-1743pt_BR
local.author.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-8869-5171pt_BR
local.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/2803941646197095pt_BR
local.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/9672860133840416pt_BR
local.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/9911857147613743pt_BR
local.date.available2023-
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