Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76475
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorJucá, Vládia Jamile dos Santos-
dc.contributor.authorSilva, Távina Romão-
dc.date.accessioned2024-03-12T13:59:01Z-
dc.date.available2024-03-12T13:59:01Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationSILVA, Távina Romão. A construção da identidade autista e neurodivergente: considerações teórico-críticas à luz da teoria psicanalítica. 2024. 151 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76475-
dc.description.abstractAutism is a topic that generates divergences and a reason for dispute in several fields that intend to study it. Currently, it is possible to notice a very intriguing phenomenon: autism constituted as a question of identity, related to the perspective and the Movement for Neurodiversity. This perspective argues for the recognition of human brain diversity and positions autism as a brain difference. Furthermore, it advocates the existence of an “autistic and neurodivergent identity”. In this context, a study was carried out on the construction of identity of people who recognize themselves as autistic and understand themselves as neurodivergent. The research corpus was composed of first-person narratives, which were analyzed based on a theoretical-critical reflection supported by contributions from the psychoanalysis of Freud and Lacan. As specific objectives, we sought: a) investigate, based on the notion of identity and the concept of identification, in Freud and Lacan, how autistic identity is constituted; b) map, in the narratives, the decisive moments relating to recognizing oneself as autistic; c) analyze, through first-person narratives, how the “autistic identity” is articulated with the perspective of neurodiversity; d) reflect on how, based on the recognition of oneself as autistic and neurodivergent, narratives are constructed that give new meaning to people’s life stories and project a future based on “autistic identity”. To this end, initially, a historical review of autism was carried out, with a view to demarcating the transformations through which the topic has gone since the clinical description published by Leo Kanner to the current moment in which the emergence of the neurodiversity perspective is perceived. Then, a theoretical study was constructed on the concept of identification, the constitution of the Eu and the notion of identity based on psychoanalytic theory, considering, above all, Freudian, Lacanian and commentators’ indications on the subject. Furthermore, an analysis of first-person narratives was carried out, selected from three published works, with a view to tracing a path of understanding regarding the aforementioned identity construction. At these moments, psychoanalytic theory was a guide for the work carried out, considering its use as a critical social theory, interested in the subject’s entanglement with social and political phenomena. The analysis carried out based on the narratives reveals the strong presence of imaginary identifications, despite neurodiversity being produced discursively as an articulation of signifiers present in contemporary culture. In this way, this dissertation aimed to make use of psychoanalytic contributions, as far as it is appropriate, to outline research possibilities regarding the mentioned context, as well as to provide theoretical-critical reflections on the topic.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA construção da identidade autista e neurodivergente: considerações teórico-críticas à luz da teoria psicanalíticapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO autismo é um tema gerador de divergências e disputas em vários campos que pretendem estudá-lo. Atualmente, é possível notar um fenômeno bastante intrigante: o autismo constituído como questão de identidade, relacionada à perspectiva e ao Movimento pela Neurodiversidade. Tal perspectiva argumenta em prol do reconhecimento da diversidade cerebral humana e posiciona o autismo enquanto uma diferença cerebral; ademais, preconiza a existência de uma “identidade autista e neurodivergente”. Neste contexto, foi realizado um estudo sobre a construção de identidade de pessoas que se reconhecem como autistas e entendem-se como neurodivergentes. O corpus da pesquisa foi composto por narrativas em primeira pessoa, as quais foram analisadas a partir de uma reflexão teórico-crítica apoiada em contribuições da psicanálise de Freud e de Lacan. Como objetivos específicos, buscou-se: a) investigar, a partir da noção de identidade e do conceito de identificação, em Freud e Lacan, como se constitui a identidade autista; b) mapear, nas narrativas, os momentos decisivos referentes a reconhecer-se como autista; c) analisar, através das narrativas em primeira pessoa, como acontece a articulação da “identidade autista” com a perspectiva da neurodiversidade; d) refletir sobre como, a partir do reconhecimento de si como autista e neurodivergente, são construídas narrativas que ressignificam a história de vida das pessoas e projetam um futuro pautado na “identidade autista”. Para isso, em um primeiro momento, realizou-se um resgate histórico sobre o autismo, com vistas a demarcar transformações pelas quais a temática passou desde a descrição clínica publicada por Leo Kanner até chegar ao momento atual em que se percebe a emergência da perspectiva da neurodiversidade; em seguida, construiu-se um estudo teórico acerca do conceito de identificação, da constituição do Eu e da noção de identidade a partir da teoria psicanalítica, considerando, sobretudo, as indicações freudianas, lacanianas e de comentadores sobre as temáticas. Além disso, realizou-se uma análise de narrativas em primeira pessoa, selecionadas a partir de três obras publicadas, com vistas a traçar um percurso de compreensão acerca da construção identitária citada. Nesses momentos, a teoria psicanalítica foi um guia para o trabalho realizado, considerando seu uso enquanto teoria crítica do social, interessada no enredamento do sujeito aos fenômenos sociais e políticos. A análise realizada a partir das narrativas revela a forte presença das identificações imaginárias, não obstante a neurodiversidade se produza discursivamente como articulação de significantes presentes na cultura contemporânea. A primazia das identificações imaginárias aparece, sobretudo, no sentido reconstruído para as trajetórias vividas e como determinante das possibilidades futuras de existência. Dessa forma, esta dissertação almejou valer-se de contribuições psicanalíticas, no que lhe cabe, para delinear possibilidades de investigação acerca do contexto mencionado, bem como para proporcionar reflexões teórico-críticas sobre o tema.pt_BR
dc.title.enThe construction of autistic and neurodivergent identity: theoretical-critical considerations from psychoanalysispt_BR
dc.subject.ptbrIdentidadept_BR
dc.subject.ptbrAutismo  pt_BR
dc.subject.ptbrPsicanálisept_BR
dc.subject.ptbrNeurodiversidadept_BR
dc.subject.ptbrNarrativaspt_BR
dc.subject.enIdentitypt_BR
dc.subject.enAutismpt_BR
dc.subject.enPsychoanalysispt_BR
dc.subject.enNeurodiversitypt_BR
dc.subject.enNarrativespt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
local.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/4808004708626212pt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/5114828099080089pt_BR
local.date.available2024-03-12-
Aparece nas coleções:PPGP - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_dis_trsilva.pdf724,48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.