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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76453
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Linhares, Fabrício Carneiro | - |
dc.contributor.author | Santos, Carlos Alberto Oliveira dos | - |
dc.date.accessioned | 2024-03-11T15:07:05Z | - |
dc.date.available | 2024-03-11T15:07:05Z | - |
dc.date.issued | 2024 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Carlos Alberto Oliveira dos. Efeitos da redução de ICMS no preço da gasolina e a competição entre postos de gasolina: uma análise para a Cidade de Fortaleza. 2024. 35f. Dissertação (Mestrado em Economia do Setor Público) - Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade - FEAAC, Programa de Economia Profissional - PEP, Universidade Federal do Ceará - UFC, Fortaleza (CE), 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76453 | - |
dc.description.abstract | The price of fuel is a determining factor for modern society, given the necessity of this product for the economy of a location. The productive chain of this product ranges from extraction and refining to the fuel pumps at gas stations, thus, there are several factors that imply price changes. In Brazil, for many years, Petrobras maintained control over gasoline prices using the company for political purposes to artificially keep prices stable. However, in 2016, there was a change in management, and national prices began to follow the same logic as international pricing. Faced with a significant increase, the country experienced protests and strikes from the transportation sector. Following the price hike after the pandemic, the federal government proposed a tax measure to reduce the tax on gasoline sales. Given this scenario, this dissertation aims to investigate the dynamics of gasoline prices at gas stations in Fortaleza for the year 2022. This investigation includes a spatial analysis of gas stations to examine the role of competition in prices and structural break tests to capture changes in gasoline prices and their association with changes in legislation regarding gasoline prices. The results indicate an important role of density in price composition at gas stations. Of the two econometric models, the first indicated a strong spatial correlation between prices, while the second model showed a weaker spatial correlation. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Efeitos da redução de ICMS no preço da gasolina e a competição entre postos de gasolina: uma análise para a Cidade de Fortaleza | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O preço dos combustíveis é um fator determinante para sociedade moderna, em virtude da necessidade que desse produto para a economia de um local. A cadeia produtiva desse produto vai desde a captação e o refino até as bombas dos postos de combustíveis, assim são diversos os fatores que implicam nas mudanças de preços. No Brasil por muitos anos a Petrobras manteve o controle sobre o preço do preço da gasolina com o uso político da empresa para manter os preços artificialmente. Porém em 2016 houve uma mudança de gestão e os preços nacionais passaram a seguir a mesma lógica da precificação internacional. Diante do aumento expressivo o País passou por manifestações e paralisações por parte do setor de transporte. Diante do aumento após a pandemia o Governo federal propôs uma medida tributária para reduzir o imposto sobre a venda de gasolina. Diante desse quadro essa dissertação se propõe a investigar a dinâmica dos preços de gasolina nos postos de fortaleza para o ano de 2022. Essa investigação abrange uma análise espacial dos postos, para analisar o papel da concorrência nos preços e teste de quebra estrutural para captar mudanças no preço da gasolina e sua associação com as datas de mudança da legislação fiscal sobre o preço da gasolina. Os resultados indicam um papel importante da densidade dos postos na composição de preços dos mesmos. Dos dois modelos econométricos o primeiro indicou uma correlação espacial forte entre preços, ao passo que o segundo modelo apresentou uma menor correlação espacial. | pt_BR |
dc.subject.ptbr | Postos de combustíveis | pt_BR |
dc.subject.ptbr | Concorrência | pt_BR |
dc.subject.ptbr | Correlação espacial | pt_BR |
dc.subject.ptbr | Políticas de preços | pt_BR |
dc.subject.ptbr | Alíquota ICMS | pt_BR |
dc.subject.en | Gas stations | pt_BR |
dc.subject.en | Competition | pt_BR |
dc.subject.en | Spatial correlation | pt_BR |
dc.subject.en | Price policies | pt_BR |
dc.subject.en | ICMS tax rate | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA | pt_BR |
local.advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/8577355400988841 | pt_BR |
local.date.available | 2024 | - |
Aparece nas coleções: | PEP - Dissertações defendidas na UFC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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