Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76449
Tipo: | Dissertação |
Título: | O pessoal do Cais Bar: trajetória de formação do habitus musical de uma gração de artistas e intelectuais das décadas de 1980 e 1990 |
Autor(es): | Santos, Fábio Costa |
Orientador: | Rogério, Pedro |
Palavras-chave em português: | Trajetórias;Formação;Habitus;Artistas |
Palavras-chave em inglês: | Trajectories;Training;Habitus;Artists |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Data do documento: | 2023 |
Citação: | SANTOS, Fábio Costa. O pessoal do Cais Bar: trajetória de formação do habitus musical de uma geração de artistas e intelectuais das décadas de 1980 e 1990. 2023. 187 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023. |
Resumo: | Esta dissertação tem como tema: “O Pessoal do Cais Bar: Trajetória de Formação do Habitus Musical de uma Geração de Artistas e Intelectuais das Décadas de 1980 e 1990”. O objeto de estudo é o processo de formação de uma geração de artistas e intelectuais que fizeram parte do duplo LP de 1995, que tem como título: Pessoal do Cais Bar – Novos Compositores e Intérpretes cearenses. A abordagem é qualitativa, e a coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas semiestruturadas. Através da análise dos dados fornecidos pelos agentes, investigamos suas trajetórias de formação, desde a sua origem, estabelecendo a contribuição do ambiente familiar para a incorporação de um habitus primário, bem como descortinamos como ocorreu a contribuição do contexto escolar, por meio de festivais escolares de música e apresentações nas escolas. Percebemos que a maioria dos agentes não vivenciaram experiências em ambientes de educação musical formal, construindo seus conhecimentos através das interações entre os pares. Estas relações os proporcionaram vantagens, e estas viabilizaram suas inserções nos cenários musicais ao qual almejavam orbitar. Podemos também compreender a influência dos ambientes informais (bares), para a formação musical dos agentes, pois estes funcionaram como uma espécie de escola de música. Ressaltando, que a maioria dos agentes se valeram desse tipo de ferramentas, pois por meio dos fazeres e das interações musicais que aconteciam nesses locais, acumularam conhecimento, que foi importante para o desenvolvimento de suas carreiras. Elucidamos também os processos que consagraram e consolidaram as trajetórias desses agentes no campo em que circulavam, relacionando a relevância da participação dos agentes na gravação do LP do Pessoal do Cais Bar, como um fator preponderante no que se refere a uma visibilidade e na inclusão de uma nova geração de músicos cearenses no mercado fonográfico. Concluindo, este estudo desvelou as trajetórias dos agentes, caracterizando de onde vieram, como se tornaram o que são e como cada um se fez na cena musical. |
Abstract: | This dissertation has as its theme: “The People of Cais Bar: Trajectory of Formation of the Musical Habitus of a Generation of Artists and Intellectuals from the 1980s and 1990s”. The object of study is the process of formation of a generation of artists and intellectuals who were part of the 1995 double LP, entitled: Pessoal do Cais Bar – Novos Compositores e Intérpretes cearenses. The approach is qualitative, and data collection occurred through semi-structured interviews. Through the analysis of data provided by the agents, we investigated their training trajectories, since their origin, establishing the contribution of the family environment to the incorporation of a primary habitus, as well as uncovering how the contribution of the school context occurred, through school festivals. of music and presentations in schools. We realized that the majority of agents did not have experience in formal musical education environments, building their knowledge through interactions between peers. These relationships provided them with advantages, and these enabled their insertion in the musical scenes in which they wanted to orbit. We can also understand the influence of informal environments (bars) on the agents' musical training, as they functioned as a kind of music school. It should be noted that the majority of agents used these types of tools, because through the activities and musical interactions that took place in these places, they accumulated knowledge, which was important for the development of their careers. We also elucidate the processes that consecrated and consolidated the trajectories of these agents in the field in which they circulated, relating the relevance of the agents' participation in the recording of the Pessoal do Cais Bar LP, as a preponderant factor in terms of visibility and inclusion of a new generation of Ceará musicians in the music market. In conclusion, this study revealed the trajectories of the agents, characterizing where they came from, how they became what they are and how each one made their way in the music scene. |
URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76449 |
Currículo Lattes do Orientador: | http://lattes.cnpq.br/3061250583032505 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Dissertações defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2023_dis_fcsantos.pdf | 5,9 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.