Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76394
Tipo: Dissertação
Título: Guarda-tombo: o inventário da queda ou uma escrita-experiência do corpo pe(n)sante
Autor(es): Campos Neto, José Danilo Rodrigues
Orientador: Costa, Pablo Assumpção Barros
Coorientador: Cardoso, Thereza Cristina Rocha
Palavras-chave em português: Escrita performativa;Peso;Queda;Performance;Dança
Palavras-chave em inglês: Performative writing;Weight;Falling;Performance;Dance
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Data do documento: 2023
Citação: CAMPOS NETO, José Danilo Rodrigues. Guarda-tombo: o inventário da queda ou uma escrita-experiência do corpo pe(n)sante. 2023. 86 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Instituto de Cultura e Arte, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.
Resumo: A pesquisa acontece em uma escrita performativa cujo percurso é denominado como uma escrita-experiência. Nessa trajetória em queda — metafórica e literal — a escrita constrói-se com as circunstâncias em que eu (corpo do autor) estou inserido e entrelaça relatos de experiências passadas ao ato de escrever no presente. O atual texto foi elaborado com a atenção focada em seu próprio processo como uma pesquisa performativa (HASEMAN, 2006). Como escrita guiada por uma intuição e entusiasmo de prática (HASEMAN, 2006) colecionou ao longo do seu trajeto um jogo polissêmico de palavras relacionadas aos significados de queda, bem como obras artísticas, especialmente, de dança e de performance que eram atravessadas por esse conceito. A aparição dessas obras no texto tece reflexões acerca dos conceitos de presença — fraco, forte e radical (FISCHER-LICHTE, 2012) e ensaia de que maneira esses conceitos são produzidos em suas materialidades. O desenvolvimento das reflexões acerca de temas como: peso, queda, qualidades de presença em cena, referidos à escrita em Artes e nela entrelaçados, faz uma aproximação entre acontecimentos cotidianos e o próprio ato de escrever, o que põe o corpo em um estado pe(n)sante (BARDET, 2014). Nesta escrita-experiência, pontuam-se algumas obras que são trazidas para o conjunto de discussões sobre o cair dos corpos. Tratase de obras de minha autoria como também de outros artistas, tais como Yves Klein, Bas Jan Ader e Trisha Brown. As reflexões ganham fôlego, então, com as noções de Queda nos processos de criação em dança (POPPE, 2018), de Devir, Memória do Corpo (ROCHA, 2016) e (ROLNIK, 1993) que contribuem na discussão sobre os elementos constituintes das obras, sobre o que elas soma(ra)m ao pensamento em Arte durante seus contextos de criação e em como reverberam na atual escrita. A pesquisa desemboca, por fim, em uma coleção de quedas – de diversas naturezas – com proposições a partir do peso, com o qual o/a leitor/a poderá pôr-se em atenção ao seu próprio pesar em conjunto com o pesar dos espaços que ocupa, colecionando seus próprios tombos, seja como dança, seja como escrita.
Abstract: This research unfolds as a performative writing project I have called “experiencewriting”. Emerging from (and attending to) the act of falling - literally and metaphorically - this writing is composed by the circumstances with which the author’s body is entangled in the present, while also meeting past experiences. In this respect, this thesis is fully processual and aligns itself to the proposition of a “performative research” (HASEMAN, 2006). Guided by intuition and an enthusiasm of practice (HASEMAN, 2006), it assembles a collection of terms and images that results from the polysemic wordplay related to the act of falling, including dance and performance art pieces that explore the concept of falling. Drawing clues from these artworks in the text produces considerations about the concept of presence — weak, strong and radical (FISCHERLICHTE, 2012) — and rehearses the ways in which these qualities become materialized. Reflecting upon subjects such as weight, falling, qualities of performative presence, as they fuel a critical writing in the Arts, connects everyday life to the act of writing and frames the body in terms of a weighting-thinking state (BARDET, 2014). In such experience-writing, a few artworks are brought into the larger discussion about falling and fallen bodies. These include some of my own works as well as other artists’, such as Yves Klein, Bas Jan Ader, and Trisha Brown. The theoretical discussion seeks consistency in the concepts of “falling” in relation to creative processes in dance (POPPE, 2018), of “becoming”, and “body memory” (ROCHA, 2016; ROLNIK, 1993), all of which contribute to the discussion about the constitutive elements of artworks, about how these might advance modes of critical thinking, and how these resonate in the current writing of this thesis. Towards the end, I present a series of falls, of different natures and perspectives, as practical propositions emerging from the investigation of weight, with which the readers can also attune themselves, as they are invited to connect their own weight with the weight of the spaces they are in, and to collect their own stumbles and falls, be these understood as dance or as writing.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76394
ORCID do(s) Autor(es): https://orcid.org/0009-0007-3878-2676
Currículo Lattes do(s) Autor(es): http://lattes.cnpq.br/8713117219800772
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/2352095912659853
Currículo Lattes do Coorientador: http://lattes.cnpq.br/9450346202377323
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGARTES - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_dis_jdrcamposneto.pdf1,46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.