Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76389
Tipo: TCC
Título: Aprendizagem ativa na disciplina de máquinas elétricas
Autor(es): Ferro, Alana de Oliveira
Orientador: Teixeira, Vanessa Siqueira de Castro
Coorientador: Moreira, Adson Bezerra Moreira
Palavras-chave em português: Máquinas Elétricas;Máquinas de Corrente Contínua;Transformadores Trifásicos;Aprendizagem Ativa;Trabalho em equipe
Palavras-chave em inglês: Electrical Machines;Direct Current Machines;Three-Phase Transformers;Active Learning;Teamwork
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA
Data do documento: 2023
Citação: FERRO, Alana de Oliveira. Aprendizagem ativa na disciplina de máquinas elétricas. 2023. 115 f. TCC (Curso de graduação em Engenharia Elétrica) - Campus de Sobral, Universidade Federal do Ceará, Sobral, 2023.
Resumo: O curso de Máquinas Elétricas exige dedicação dos alunos e é fundamental para sua qualificação profissional, pois diversos setores econômicos como industrial e comercial usam máquinas elétricas para acionar cargas. A partir da análise das notas dos alunos obtidas nos exames acadêmicos de 2010 a 2022 no Curso de Máquinas Elétricas da Universidade Federal do Ceará - Campus Sobral, observa-se que os tópicos Máquina de Corrente Contínua e Transformadores Trifásicos apresentam os menores índices de produtividade dos alunos. Este trabalho apresenta os primeiros resultados da aplicação das metodologias Team Based Learning (TBL) e Problem Based Learning (PBL) nas aulas de Máquinas Elétricas. O TBL e PBL são estratégias de Aprendizagem Ativa, e foram escolhidas para melhorar a aprendizagem dos alunos, bem como desenvolver habilidades de trabalho em equipe, aplicação dos conhecimentos prévios estudados, a capacidade ligar fenômenos práticos à teoría e realizá-los sem auxílio de professor. O principal resultado obtido por meio de análise da Função de Densidade de Probabilidade (FDP) das notas das atividades individuais, de equipe e das Avaliações Parciais (AP), mostra que as notas atuais são similares aos semestres anteriores, mas foi atingido o melhor nivelamento de aprendizagem pela diminuição da disperção das notas. No PBL foi realizada a verificação do aprendizado dos estudantes no projeto, observando a execução e apresentação oral. Baseados nas resposta dos alunos da autoavaliação e avaliação de equipe no TBL os resultados mostram que o método ajudou na compreensão do conteúdo através da colaboração e trabalho em equipe, houve boa interação nos grupos e que eles estão receptivos a realização de outros métodos de avaliação. As respostas da autoavaliação e avaliação de equipe no PBL mostram que a execução do projeto contribuiu para melhorar o aprendizado do conteúdo, o nível de aprendizado alcançado com o método foi satisfatório, pois serviu para melhorar o aprendizado, tirar dúvidas por meio de estudo, destacar habilidades reais e compartilhar as experiências por meio de grupos. Mostrando que a inclusão do TBL e PBL fez os estudantes tornarem-se protagonistas de seu aprendizado.
Abstract: The Electrical Machines course requires dedication from students and is essential for their professional qualification, as various economic sectors such as industrial and commercial use electric machines to power loads. Analyzing students' grades obtained in academic exams from 2010 to 2022 in the Electrical Machines course at the Federal University of Ceará - Sobral Campus, we observed that topics of Direct Current Machines and Three- Phase Transformers have the lowest productivity rates among students. This work presents the initial results of applying the Team-Based Learning (TBL) and Problem-Based Learning (PBL) methodologies in Electrical Machines classes. TBL and PBL are Active Learning strategies chosen to enhance student learning and develop teamwork skills, application of prior knowledge, the ability to connect practical phenomena to theory, and perform tasks without teacher assistance. The main result obtained through the analysis of the Probability Density Function (PDF) of individual and team activity grades, as well as Partial Assessments (PA), shows that current grades are similar to previous semesters, but the learning level has been improved by reducing grade dispersion. In PBL, student learning was assessed through project execution and oral presentation. Based on student self-assessment and team assessment responses in TBL, the results show that the method aided in content comprehension through collaboration and teamwork, fostering good interaction among student groups and receptiveness to other evaluation methods. Responses from self-assessment and team assessment in PBL demonstrate that project execution contributed to enhancing content learning. The achieved learning level was satisfactory, helping to clarify doubts through study, highlighting real skills, and sharing experiences through groups. This indicates that the inclusion of TBL and PBL made students become protagonists of their learning.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76389
ORCID do(s) Autor(es): https://orcid.org/0009-0000-8854-7032
Currículo Lattes do(s) Autor(es): http://lattes.cnpq.br/8820456122382005
ORCID do Orientador: https://orcid.org/0000-0003-1862-6389
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/0182190381653124
ORCID do Coorientador: https://orcid.org/0000-0002-1126-6192
Currículo Lattes do Coorientador: http://lattes.cnpq.br/1139950938150729
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:ENGENHARIA ELÉTRICA - SOBRAL - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_tcc_aoferro.pdf4,39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.