Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76324
Tipo: Dissertação
Título: Desenvolvimento e validação de teste de memória e aprendizagem baseado em interface cérebro-computador em versão digital
Autor(es): Batista, Iany Tâmilla Pereira
Orientador: Barros Filho, Edgar Marçal de
Palavras-chave em português: Teste de memória e de aprendizagem;Teste de Aprendizado Verbal Auditivo de Rey;Interfaces cérebro-computador
Palavras-chave em inglês: Memory and learning test;Rey Auditory Verbal Learning Test;Brain-computer interfaces
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
Data do documento: 2023
Citação: BATISTA, Iany Tâmilla Pereira. Desenvolvimento e validação de teste de memória e aprendizagem baseado em interface cérebro-computador em versão digital. 2023. 74 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia Educacional) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.
Resumo: O crescimento da população idosa teve sua razão a partir da melhoria na qualidade de vida e aumento de políticas públicas de saúde que contribuíram para um cuidado mais preventivo, prolongando assim a expectativa de vida. A saúde desse grupo requer atenção especial, principalmente, para aqueles que apresentam declínio importante nas funções de vida diárias até a perda total da autonomia. Sendo assim, o objetivo geral do estudo foi construir um teste cognitivo computadorizado, por meio de um sistema e uma interface cérebro-computador (ICC), para possibilitar a avaliação da memória episódica e da aprendizagem em idosos. Tratase de um estudo metodológico com o desenvolvimento de uma interface chamada de Teste de Memória e Aprendizagem Digital via ICC (TMAD-ICC), seguido de abordagem experimental, com a fase de validação desta interface, feita com método quantitativo baseada na comparação com outro teste já estabelecido na literatura (o RAVLT, Teste de Aprendizagem Auditivo-Verbal de Rey). A amostra foi composta por 18 idosos (N=18). A coleta ocorreu, nas dependências do Serviço de Geriatria da Clínica Escola da Unichristus. Os testes se deram em dois momentos, na Visita I, os 7 idosos do Grupo 1 realizaram os procedimentos padrões e utilizaram o sistema TMAD-ICC, enquanto os 11 idosos do Grupo 2 realizaram os procedimentos padrões e passaram pela aplicação tradicional do teste RAVLT. Após um intervalo de pelo menos 14 dias, aconteceu a Visita II, que consistiu no inverso: o Grupo 1 realizou o teste tradicional e o Grupo II utilizou o Teste de Memória e Aprendizagem Digital – ICC. O principal resultado da pesquisa foi a presença de relação positiva e estatisticamente significativa entre a atividade medida pelo TMAD-ICC e o desempenho cognitivo avaliado pelo RAVLT, além de indicar que níveis mais altos de atividade THETA inicial estão associados a pontuações mais baixas no teste e que atividade GAMMA inicial mais alta está associada a pontuações mais elevadas no teste. Conclui-se que o TMAD-ICC encoraja a investigação para futuras pesquisas por possuir versatilidade para modificar o público, faixa etária, estendendo ainda a avaliação em participantes com histórico de doenças neurodegenerativas. Isso implica na possibilidade de rearranjos investigativos que tornem a neuroeducação cada dia próxima de trazer exatidão sobre os processos de aprendizado e declínio de memória. Após aplicação de teste NPS houve boa aceitação dos idosos.
Abstract: The reason for the growth of the elderly population was the improvement in quality of life and the increase in public health policies that contributed to more preventive care, thus prolonging life expectancy. The health of this group requires special attention, especially for those who experience a significant decline in daily life functions up to the point of total loss of autonomy. Therefore, the general objective of the study was to construct a computerized cognitive test, using a system and a brain-computer interface (ICC), to enable the assessment of episodic memory and learning in the elderly. This is a methodological study with the development of an interface called Digital Memory and Learning Test via ICC (TMAD-ICC), followed by an experimental approach, with the validation phase of this interface, carried out with a quantitative method based on comparison with another test already established in the literature (the RAVLT, Rey Auditory-Verbal Learning Test). The sample consisted of 18 elderly people (N=18). The collection took place on the premises of the Geriatrics Service of the Unichristus School Clinic. The tests took place in two moments, in Visit I, the 7 elderly people in Group 1 performed the standard procedures and used the TMADICC system, while the 11 elderly people in Group 1 Group 2 underwent standard procedures and underwent the traditional application of the RAVLT test. After an interval of at least 14 days, Visit II took place, which consisted of the opposite: Group 1 performed the traditional test and Group II used the Digital Memory and Learning Test – ICC. The main result of the research was the presence of a positive and statistically significant relationship between activity measured by TMAD-ICC and cognitive performance assessed by RAVLT, in addition to indicating that higher levels of initial THETA activity are associated with lower test scores and that higher initial GAMMA activity is associated with higher test scores. It is concluded that the TMAD-ICC encourages investigation for future research as it has the versatility to modify the audience, age group, and also extends the evaluation to participants with a history of neurodegenerative diseases. This implies the possibility of investigative rearrangements that make neuroeducation closer every day to bringing accuracy to the processes of learning and memory decline. After applying the NPS test, there was good acceptance among the elderly.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76324
Currículo Lattes do(s) Autor(es): http://lattes.cnpq.br/2102506781491057
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/1015882558876646
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGTE - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_dis_itpbatista.pdf1,26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.