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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLeão, Andréa Borges-
dc.contributor.authorOliveira, Paulo Igor Candido Sousa de-
dc.date.accessioned2024-02-28T12:38:59Z-
dc.date.available2024-02-28T12:38:59Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Paulo Igor Candido Sousa de. Carolina de Jesus, Tata, Caju e outras histórias: as representações sobre o/a negro/a nos quadrinhos nacionais contemporâneos. 2023. 293 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Programa de Pós-Graduação em Sociologia, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76299-
dc.description.abstractIn order to understand how Black individuals are represented in comics, it is pertinent to research the comics Tungstênio (2014) by Marcello Quintanilha, Carolina (2016) produced by Sirlene Barbosa and João Pinheiro, and Cumbe (2014) by comic artist Marcelo D'Salete. The general objective is to understand the representations of the Black population in these comics published by Veneta. The specific objectives are: to discuss the configuration of Veneta Publisher; to describe the racial relations among the characters in the stories; to identify gender differences and their intersectionality with race; to discuss, from a relational perspective, the habitus of the authors, Veneta Publisher, and the Black characters represented in the comics. The theoretical framework includes contributions from Pierre Bourdieu, Howard Becker, Barbara Postema, Roger Chartier, John B. Thompson, Douglas Kellner, Lélia Gonzáles, among others. The methodological approach is qualitative, based on bibliographic and documentary research. The instruments used include semi-structured interviews, aiming to bridge the theoretical content with the authors' accounts, and the use of concepts such as habitus, field, world, social representations, and life trajectories, through a relational perspective, using the theoretical framework as a basis for understanding them. The results show that Black characters were represented as a construction of Brazilian society, permeated by various social and racial inequalities. However, this reality is not objectively closed in itself, but rather a construction of reality that is relative to the position occupied by the agents who produce representation in the social and symbolic space, dialectically interconnected in a social representation carried out according to their habitus, which is completed by the consumers. The authors represent the Black population in each specific socio-historical context in the comics as a way to criticize social, racial, cultural, and gender inequalities.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleCarolina de Jesus, Tata, Caju e outras histórias: as representações sobre o/a negro/a nos quadrinhos nacionais contemporâneospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrNo intuito de compreender como o/a negro/a é representado/a nos quadrinhos, é oportuno pesquisar os quadrinhos Tungstênio (2014), de Marcello Quintanilha, Carolina (2016), produzida por Sirlene Barbosa e João Pinheiro, Cumbe (2014), do quadrinista Marcelo D’Salete. O objetivo geral consiste em compreender as representações sobre a população negra nos referidos quadrinhos da editora Veneta. Os objetivos específicos são: discutir sobre como se configura a Editora Veneta; descrever as relações raciais entre os/as personagens presentes na história; identificar as diferenças de gênero e sua interseccionalidade com raça; discutir numa perspectiva relacional os habitus dos autores, editora Veneta e os personagens negros/as representados nas HQs. A fundamentação teórica contém as contribuições de Pierre Bourdieu, Howard Becker, Barbara Postema, Roger Chartier, John B. Thompson, Douglas Kellner, Lélia Gonzáles, dentre outros. A abordagem metodológica é de natureza qualitativa, do tipo bibliográfica e documental. Os instrumentais utilizados são: entrevistas semiestruturadas, buscando aproximar o conteúdo teórico com os relatos dos autores; utilização dos conceitos de habitus, campo, mundo, representações sociais e trajetórias de vida, por intermédio de uma perspectiva relacional, utilizando a fundamentação teórica como base para compreendê-las. Nos resultados, os/as personagens negros/as foram representados numa construção do que vem a ser a sociedade brasileira, permeada de diversas desigualdades sociais e raciais. Entretanto, essa realidade não é objetivamente fechada em si mesma, e sim uma construção da realidade que é feita de forma relativa a partir da posição ocupada pelos agentes produtores de representação no espaço social e simbólico, dialeticamente interligados numa representação social realizada consoante seus habitus, representações estas que são completadas pelos consumidores. Os autores representam a população negra em cada contexto sócio-histórico específico nos quadrinhos, como forma de crítica às desigualdades sociais, raciais, culturais e de gênero.pt_BR
dc.subject.ptbrQuadrinhospt_BR
dc.subject.ptbrHabituspt_BR
dc.subject.ptbrMundopt_BR
dc.subject.ptbrRepresentação Socialpt_BR
dc.subject.ptbrPreconceito Racialpt_BR
dc.subject.enComicspt_BR
dc.subject.enHabituspt_BR
dc.subject.enWorldpt_BR
dc.subject.enSocial Representationpt_BR
dc.subject.enRacial Prejudicept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIApt_BR
local.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/7464534490108739pt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/5260520898502257pt_BR
local.date.available2024-02-20-
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