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Tipo: TCC
Título: Economia circular: uma análise do comércio green beauty em Fortaleza, Ceará
Autor(es): Nascimento, Hingridy Cristina Freitas
Orientador: Matos, Fábio de Oliveira
Palavras-chave em português: Economia circular;Green beauty;Sustentabilidade
Data do documento: 2022
Citação: NASCIMENTO, Hingridy Cristina Freitas . Economia circular: uma análise do comércio green beauty em Fortaleza, Ceará. 2022. 60f. Monografia (Graduação em Ciências Ambientais) – Instituto de Ciências do Mar, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.
Resumo: Nos últimos anos, a busca pelo consumo sustentável tornou-se relevante em âmbito mundial, de modo que produtos verdes são até mesmo vistos como artigos de luxo, integrados ao que se convencionou chamar green beauty. Diante desse panorama, este trabalho visa investigar os motivos pelos quais o consumidor opta por cosméticos sustentáveis e quais são as potencialidades e limitações desses produtos dentro do novo mercado. A economia circular integra-se a esse quadro de análise para demonstrar como os produtores de cosméticos verdes locais de Fortaleza fomentam tal economia, e como esses empreendimentos representam uma solução para se reduzirem os impactos que a indústria causa ao meio ambiente. A pesquisa foi baseada na revisão de literatura e na aplicação de formulários para consumidores (n=100) e produtores de cosméticos verdes (n=4). Os resultados obtidos demonstram que a maior motivação para a compra desses cosméticos é a busca pelo estilo de vida sustentável, sendo, ao mesmo tempo, a maior limitação para essa escolha o local de moradia dos usuários. Quanto à análise de caso dos produtores e sua contribuição ao consumo sustentável, suas respostas confirmaram que os microempreendedores de Fortaleza buscam aplicar a economia circular em seus comércios e que o apoio a empreendedores é essencial para a disseminação desse estilo de economia. Concluiu-se ainda que, em Fortaleza, existe um positivo potencial de crescimento de produtos green beauty, caminhando ainda lentamente devido a limitações como preços e falta de informações.
Abstract: The quest for sustainable consumption has become relevant worldwide, therefore green products are even seen as luxury items, integrated into what is conventionally called green beauty. Given this scenario, this work aims to investigate the reasons why consumers opt for sustainable cosmetics and what are the potential and limitations of these products within the new market. The circular economy is part of this framework of analysis to demonstrate how local green cosmetics producers in Fortaleza foster such an economy, and how these ventures represent a solution to reduce the impacts that the industry causes on the environment. The research was based on a literature review and on the application of forms for consumers (n=100) and producers of green cosmetics (n=4). The results obtained demonstrate that the greatest motivation for purchasing these cosmetics is the search for a sustainable lifestyle, and, at the same time, the greatest limitation for this choice is the users' place of residence. As for the case analysis of producers and their contribution to sustainable consumption, their responses confirmed that micro-entrepreneurs in Fortaleza seek to apply the circular economy in their businesses and that supporting entrepreneurs is essential for the dissemination of this style of economy.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76293
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
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