Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76283
Tipo: Dissertação
Título: Conhecimento sobre desenvolvimento infantil por parte dos pais de crianças na primeira infância no estado do Ceará
Autor(es): Pessoa, Camila Figueiredo Gueiros
Orientador: Irffi, Guilherme Diniz
Palavras-chave em português: Conhecimento;Desenvolvimento Infantil;Pais;KIDI
Palavras-chave em inglês: Knowledge;Child development;Parents;KIDI
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Data do documento: 2023
Citação: PESSOA, Camila Figueiredo Gueiros. Conhecimento sobre desenvolvimento infantil por parte dos pais de crianças na primeira infância no estado do Ceará. 2023. 41f. Dissertação (Mestrado em Economia do Setor Público) - Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade - FEAAC, Programa de Economia Profissional - PEP, Universidade Federal do Ceará - UFC, Fortaleza (CE), 2023.
Resumo: O conhecimento sobre o desenvolvimento infantil é de suma importância para que pais e cuidadores possam contribuir para o desenvolvimento e crescimento infantil durante os primeiros anos de vida. Neste sentido, este trabalho investiga o conhecimento que pais possuem sobre desenvolvimento infantil, especificamente de crianças de até 3 anos de idade e, para isso, utiliza-se o Inventário do Conhecimento do Desenvolvimento Infantil (KIDI). A amostra participante da pesquisa apresentou um alto nível de escolaridade. Consistiu em mães de idade entre 26 e 49 anos e pais de 21 a 47 anos de idade. Em relação aos resultados, as mães tiveram um percentual de acerto de 71% e os pais tiveram desempenho de 69% nas questões do inventário. Os melhores resultados foram obtidos em assertivas relacionadas à categoria parentalidade (crenças, estratégias e comportamentos dos pais) e piores em termos de normas (períodos mais prováveis para aquisição de habilidades motoras, perceptuais e cognitivas). Sendo assim, é preciso disseminar mais informações e estratégias para apoiar o desenvolvimento de habilidades em casa.
Abstract: Knowledge about child development is of paramount importance for parents and caregivers to contribute to child development and growth during the first years of life. In this sense, this work investigates the knowledge that parents have about child development, specifically of children up to 3 years of age and, for this, the Child Development Knowledge Inventory (KIDI) is used. The participant sample of the research presented a high level of education. It consisted of mothers aged 26 to 49 years and fathers aged 21 to 47 years. Regarding the results, the mothers had a 71% success rate, and the fathers had a 69% performance in the inventory questions. The best results were obtained in assertions related to the parenting category (beliefs, strategies, and behaviors of parents) and worst in terms of norms (most likely periods for acquiring motor, perceptual and cognitive skills). Therefore, more information and strategies need to be disseminated to support skills development at home.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76283
Currículo Lattes do(s) Autor(es): http://lattes.cnpq.br/2044565537976948
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/8821559850261716
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PEP - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_dis_cfgpessoa.pdf386,5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.