Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76276
Tipo: Dissertação
Título: A educação para sexualidades no ensino médio nas escolas públicas estaduais do Ceará – uma análise do componente curricular: núcleo de trabalho, pesquisa e práticas sociais
Autor(es): Martins, Luana Vanessa Barbosa
Orientador: Leite, Raquel Crosara Maia
Palavras-chave em português: Educação sexual;NTPPS;Núcleo;Currículo;Ensino de Ciências
Palavras-chave em inglês: Sex education ;Core;Curriculum;Science teaching
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Data do documento: 2023
Citação: MARTINS, Luana Vanessa Barbosa. A educação para sexualidades no ensino médio nas escolas públicas estaduais do Ceará – uma análise do componente curricular: núcleo de trabalho, pesquisa e práticas sociais. 2023. 145 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.
Resumo: Há uma aparente dessexualização no espaço escolar, porém as sexualidades estão presentes cotidianamente em todos os espaços sociais, com cenas, gestos, palavras, eventos, relações, sobretudo, com nossa existência. Entretanto, existem alguns projetos e programas que vão na contramão desse processo de negação das sexualidades. Um deles ocorre nas escolas públicas do estado do Ceará, com o Núcleo de Trabalho, Pesquisa e Práticas Sociais (NTPPS), foco dessa pesquisa. Desta forma, o objetivo geral desse trabalho é investigar como a educação para sexualidades está presente no ensino médio das escolas estaduais do Ceará através do componente curricular NTPPS. De início, por meio do estado da questão, foram selecionados trabalhos acadêmicos com a mesma temática e podese perceber que, apesar do aumento de números de trabalhos, ainda são poucas as pesquisas com esse foco, o que ressalta a importância dessa pesquisa. Os processos metodológicos envolveram a análise documental da Base Nacional Comum Curricular e o Documento Referencial Curricular do Ceará; análise do material didático que norteia o NTPPS e entrevistas semiestruturadas com a responsável na secretaria de educação cearense e professoras(es) estaduais que ministram o componente. Para tratar os dados coletados, foi utilizada a análise temática de conteúdo de Laurence Bardin (1979). Como resultados, a BNCC não mostrou preocupação com essa área da educação, sem apresentar estratégias específicas ou qualquer menção as sexualidades, inclusive com a retirada de termos chave dessa temática, presentes nas versões anteriores, ficando esse ensino dentro de aspectos gerais como direitos humanos e combate a preconceitos. O DCRC traz um discurso específico para esses assuntos, com termos e objetivos claros, sendo um avanço nessa perspectiva, e mostrando o interesse da Secretaria de Educação do Estado do Ceará em criar estratégias que visam discutir a educação para as sexualidades com todos os seus vieses. O material do NTPPS e as entrevistas indicaram que apesar de seus desafios, o Núcleo tem se configurado como espaço para trabalhar as sexualidades tanto com seus conceitos biológicos como seus aspectos sociais, através de sua metodologia ativa, e do elo entre toda a comunidade escolar que acaba sendo criado dentro do componente, educando jovens a viverem suas sexualidades de forma segura, responsável e saudável, debatendo sobre esses assuntos de maneira natural e informativa, quebrando tabus, fazendo com que além de se tornarem protagonistas de suas histórias, possam revolucionar o seu meio, atingindo a formação integral que tanto a educação diz almejar.
Abstract: There is an apparent desexualization in the school space, but sexualities are present daily in all social spaces in scenes, gestures, words, events, relationships and, above all, in our existence. However, there are some projects and programs that go against this process of denying sexualities. One of them takes place in state schools in the state of Ceará, Brazil, specially in the Center for Work, Research and Social Practices (NTPPS), the focus of this research. The general objective of this work is to investigate how sexuality education is present in high school education in state schools in Ceará through the NTPPS curricular component. Initially, in order to establish the stateoftheart of such issue, academic works with the same theme were selected; it could be established that, despite the increase of the number of works about such topics, there is still little research on this focus, which highlights the importance of the present research. The methodological processes involved the documentary analysis of the Brazilian National Common Curricular Base (BNCC) and the Ceará Curricular Reference Document (DCRC); analysis of the teaching material that guides the NTPPS program and semistructured interviews with the head of Ceará Education Department and state teachers who teach the program. To treat the collected data, Bardin's thematic content analysis (1979) was used. As a result, it was observed that the BNCC showed no concern with such area of education, not presenting specific strategies or any mention of sexualities on it, as well as the removal of key terms of such theme, which was present in previous versions of the document; the theme was referred together with general aspects of social studies such as human rights and combating prejudice. The DCRC brings a specific discourse about these subjects, with clear terms and objectives, being an advance in such perspective, and showing the interest of the Secretary of Education of the State of Ceará in creating strategies that aim to discuss education for sexualities in a wider way. The NTPPS material and the interviews indicated that, despite its challenges, the Center has configured itself as a space to work on sexualities, both in their biological concepts and social aspects, through its active methodology, and the link between the entire school community that ends up being created within the program, educating young people to live their sexualities in a safe, responsible and healthy way, debating these subjects in a natural and informative way, breaking taboos, so that in addition to becoming protagonists of their stories, they can revolutionize their means, achieving the comprehensive training that Education claims to aim for.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76276
Currículo Lattes do(s) Autor(es): http://lattes.cnpq.br/0695686190471756
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/7669765409761636
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_dis_lvbmartins.pdf1,37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.