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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCoutinho, Emanuel Ferreira-
dc.contributor.authorMelo, Domingos Sávio Ferreira de-
dc.date.accessioned2024-02-21T17:09:39Z-
dc.date.available2024-02-21T17:09:39Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationMELO, Domingos Sávio Ferreira de. Formação docente das competências digitais tecnológicas: práxis docente construtivista para a educação profissional. 2023. 145 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia Educacional) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76215-
dc.description.abstractBased on new educational methodologies centered on innovative technologies, teachers attempt to integrate technological artifacts into their teaching practices through their planning. This requires proposing actions capable of identifying their digital competences (DCs). Therefore, this research aimed to find out how teachers in Professional and Technological Education ("PTE") measure and develop the levels of their DCs. In this sense, the main objective of this research was to develop a training proposal for teachers working in PTE through the implementation of DigCompEdu in the Moodle Virtual Learning Environment (VLE), with the purpose of helping them to improve and measure their digital competencies in order to contribute to the teaching and learning process of students through innovative technological teaching resources. Thus, the locus of the research were two Professional and Technological Education Schools (PTE) in the city of Quixadá-CE. In view of the above, this research is an exploratory study with a qualitative approach, in which data was collected and analyzed using three questionnaires. The data was processed and analyzed using Bardin's (2016) content analysis. The research subjects were 22 teachers who completed all the stages of the research, corresponding to a sample of 42% of the universe of teachers from the schools surveyed. The results of the study showed that they still find it difficult to measure and develop their DCs, and that they still apply mechanisms found and selected on their own to solve the main problems in the classroom. In addition, the training that is currently available is not yet reflected in teachers' practice, and teachers only know that the tools exist and that they can be used, but they don't have an experience and a mechanism that is directed at the curricular components.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleFormação docente das competências digitais tecnológicas: práxis docente construtivista para a educação profissionalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.co-advisorMoreira, Leonardo Oliveira-
dc.description.abstract-ptbrPartindo das novas propostas metodológicas adotadas para o ensino pautado em tecnologias inovadoras, o professor busca cada vez mais, por meio do seu planejamento docente, inserir em suas práticas didáticas artefatos tecnológicos. Para isso, torna-se necessário propor ações capazes de identificar suas competências digitais (CDs). Portanto, essa investigação buscou averiguar como os docentes da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) mensuram e desenvolvem os níveis de suas CDs. Nesse sentido, esta pesquisa teve como objetivo principal desenvolver uma proposta formativa para professores que atuam na EPT por meio da implementação do DigCompEdu no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Moodle, com o intuito de auxiliá-los a aperfeiçoar e mensurar suas competências digitais a fim de contribuir para o processo de ensino e aprendizagem dos discentes por meio dos recursos didáticos tecnológicos inovadores. Assim, o lócus de pesquisa foram duas Escolas de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) da cidade de Quixadá-CE. Diante do exposto, esta pesquisa é um estudo de natureza exploratória de abordagem qualitativa, onde a coleta e análise dos dados ocorreram por meio de três questionários. Quanto ao tratamento e análise dos dados, estes se deram com a utilização da análise de conteúdo de Bardin (2016). Os sujeitos da pesquisa foram 22 professores que concluíram todas as etapas da pesquisa, correspondendo à amostra de 42% do universo de docentes das escolas pesquisadas. Os resultados do estudo mostraram que eles ainda sentem dificuldades em mensurar e desenvolver suas CDs, além de ainda aplicarem mecanismos encontrados e selecionados por conta própria para sanar as principais problemáticas de sala de aula. Ademais, as formações existentes na atualidade ainda não são incorporadas na práxis docente, e os professores têm apenas o conhecimento de que existem as ferramentas e que podem ser utilizadas, mas não têm uma vivência e um mecanismo direcionado aos componentes curriculares. Nesse contexto, considera-se tal investigação relevante, já que, por meio da proposta de formação docente das competências digitais baseadas em trilhas a partir do DigCompEdu, tem-se como benefício que, além de os docentes poderem mensurar as CDs, elas auxiliam e possibilitam a contribuição para o processo ensino e aprendizagem discente por meio da aplicabilidade dos recursos tecnológicos em sala de aula.pt_BR
dc.subject.ptbrFormação docentept_BR
dc.subject.ptbrDigCompEdupt_BR
dc.subject.ptbrAVApt_BR
dc.subject.ptbrCompetência digitalpt_BR
dc.subject.ptbrTrilhas de aprendizagempt_BR
dc.subject.enTeacher trainingpt_BR
dc.subject.enDigCompEdupt_BR
dc.subject.enVLEpt_BR
dc.subject.enDigital competencept_BR
dc.subject.enLearning pathspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONALpt_BR
local.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/0112425743446757pt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/9359546788802277pt_BR
local.co-advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/2880668102587861pt_BR
local.date.available2023-02-21-
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