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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76199
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Sahd, Luiz Felipe Netto de Andrade e Silva | - |
dc.contributor.author | Machado, Viviane Silveira | - |
dc.date.accessioned | 2024-02-20T17:51:55Z | - |
dc.date.available | 2024-02-20T17:51:55Z | - |
dc.date.issued | 2024 | - |
dc.identifier.citation | MACHADO, Viviane Silveira. A importância das ideias e causas adequadas para o agir virtuoso na ética de Benedictus de Spinoza. 2024. 173 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76199 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | A importância das ideias e causas adequadas para o agir virtuoso na ética de Benedictus de Spinoza | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Benedictus de Spinoza (1632-1677), pensador holandês do século XVII, expõe-nos em sua Ethica Ordine Geometrico Demonstrata seu maior projeto filosófico: conduzir a sociedade à fruição de uma vida racional e afetuosa cuja prática da firmeza e da generosidade, por exemplo, são efeitos de um agir por virtude em sociedade. Na definição 8 da Parte 4, da obra supracitada, o filósofo esclarece-nos que, “a virtude, enquanto referida ao homem, é a própria essência ou natureza do homem, enquanto tem poder de fazer algumas coisas que só pelas leis de sua natureza podem ser entendidas”. Em outras palavras, é ser causa adequada. Em suma, a virtude é o esforço (conatus) da natureza humana que, por perseverar no ser à luz de ideias e causas adequadas, deseja uma vida ética, útil e alegre. Para o autor, a moderação das paixões ocorre quando o entendimento conduz o intelecto ao desejo de agir com autonomia e liberdade. Sobretudo, suas ideias filosóficas não se restringem ao pensamento moral dogmático ou mítico que conduz os indivíduos aos delírios da imaginação e da servidão. Antes, nos faz agir sob a afirmação da vida e da alegria contínua. E, por isso, agimos com autodeterminação. Dado o exposto, a presente Dissertação intenta investigar sistematicamente o agir por virtude segundo a Ética de Spinoza para observar sua relação com a vida racional (noções comuns, ideias e causas adequadas). E, em que sentido os afetos da alegria e do desejo são necessários para a manutenção de uma vida ética moderada. Para tanto, faz-se imprescindível entender a ordem necessária das leis da Natureza de Deus que rege as leis da natureza humana e de todas as coisas. Nossa hipótese é demonstrar que o esforço de agir e viver por virtude através de ideias e causas adequadas contribui para compreensão das verdadeiras causas dos afetos/paixões tristes e alegres. Assim, será possível conhecer a potência (conatus) do intelecto para agir e pensar por virtude. Conclui-se que, a filosofia de Spinoza é de valiosa importância aos dias atuais, pois conduz os indivíduos ao aperfeiçoamento ético da natureza humana. Pois, através da virtude agimos e vivemos eticamente em coletividade porque participamos ativamente da alegria de viver. Logo, essas regras de vida contribuem incomensuravelmente para não sermos determinados ao agir segundo as superstições e preconceitos. Além da Ética, utilizaremos como apoio o Tratado da emenda do intelecto; Tratado Teológico-político e comentadores (as). | pt_BR |
dc.title.en | The importance of appropriate ideas and causes for action virtuous in the ethics of Spinoza's Benedictus | pt_BR |
dc.description.abstract-fr | Benedictus de Spinoza (1632-1677). penseur hollandais du XVIIe siècle, nous expose dans son Ethica Ordine Geographico. Il démontre son plus grand projet philosophique : conduire la société à la jouissance d'une vie rationnelle et affectueuse dont la pratique de la fermeté et de la générosité, par exemple, sont les effets de l’action vertueuse dans la société. Dans la définition 8 de la partie IV de l'ouvrage susmentionné, le philosophe nous explique que « la vertu, telle qu'elle se réfère à l'homme, est l'essence même ou la nature de l'homme, dans la mesure où il a le pouvoir de faire certaines choses qui ne sont possibles que par l'intermédiaire de l'homme ». les lois de sa nature peuvent être comprises. En d’autres termes, c’est une cause adéquate. En bref, la vertu est l'effort (conatus) de la nature humaine qui, en persévérant à être à la lumière d'idées et de causes adéquates, désire une vie éthique, utile et joyeuse. Pour l'auteur, la modération des passions se produit lorsque la compréhension conduit l'intellect au désir d'agir avec autonomie et liberté. Surtout, ses idées philosophiques ne se limitent pas à une pensée morale dogmatique ou mythique qui conduit les individus aux illusions de l'imagination et de la servitude. Au contraire, cela nous fait agir sous l’affirmation de la vie et d’une joie continue. Et par conséquent, nous agissons avec autodétermination. Compte tenu de ce qui précède, cette thèse tente d'étudier systématiquement l'action selon la vertu selon l'Ethique de Spinoza pour observer sa relation avec la vie rationnelle (notions communes, idées et causes adéquates). Et dans quel sens les affections de joie et de désir sont-elles nécessaires au maintien d’une vie éthique modérée. À cette fin, il est essentiel de comprendre l’ordre nécessaire des lois de la nature divine qui régissent les lois de la nature humaine et de toutes choses. Notre hypothèse est de démontrer que l'effort d'agir et de vivre selon la vertu à travers des idées et des causes appropriées contribue à comprendre les véritables causes des affections/passions tristes et heureuses. Ainsi, il sera possible de connaître le pouvoir (conatus) de l'intellect d'agir et de penser par la vertu. On conclut que la philosophie de Spinoza revêt aujourd'hui une importance précieuse, car elle conduit les individus à l'amélioration éthique de la nature humaine. Parce que, par la vertu, nous agissons et vivons éthiquement collectivement parce que nous participons activement à la joie de vivre. Par conséquent, ces règles de vie contribuent énormément à ne pas être déterminé lorsqu’on agit selon des superstitions et des préjugés. En plus de l’Ethique, nous utiliserons le Traité d’amendement de l’intellect comme support; Traité théologico-politique e commentateurs. | pt_BR |
dc.subject.ptbr | Desejo | pt_BR |
dc.subject.ptbr | Entendimento | pt_BR |
dc.subject.ptbr | Potência do intelecto | pt_BR |
dc.subject.ptbr | Spinoza | pt_BR |
dc.subject.ptbr | Virtude | pt_BR |
dc.subject.fr | Désir | pt_BR |
dc.subject.fr | Compréhension | pt_BR |
dc.subject.fr | Pouvoir de l'intellect | pt_BR |
dc.subject.fr | Spinoza | pt_BR |
dc.subject.fr | Virtutem | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA | pt_BR |
local.author.lattes | http://lattes.cnpq.br/3284034903401269 | pt_BR |
local.advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/4699855762198405 | pt_BR |
local.date.available | 2024-02-20 | - |
Aparece nas coleções: | PPGFILO - Dissertações defendidas na UFC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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