Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76187
Tipo: TCC
Título: O Eixo de formação do projeto música na escola da UFC/Sobral: trajetória e ações formativas
Autor(es): Barbosa, Kariny Kelvia Paiva
Orientador: Benvenuto, João Emanoel Ancelmo
Palavras-chave em português: Educação musical;Música - Estudo e ensino;Formação continuada de professor da educação básica;Projeto Música na Escola - UFC-Sobral
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
Data do documento: 2023
Citação: BARBOSA, K. K. P. O Eixo de formação do projeto música na escola da UFC/Sobral: trajetória e ações formativas. 2022. 47f. Monografia (Graduação em Música - Licenciatura) - Universidade Federal do Ceará, Sobral, 2022.
Resumo: O presente trabalho tem como foco investigar como ocorreu a trajetória das ações desenvolvidas pelo Eixo de Formação do Projeto Música na Escola da Universidade Federal do Ceará (UFC), Campus de Sobral. A justificativa para tal investigação, dá-se pela importância e pertinência dos trabalhos e atividades realizadas pelo Eixo de Formação no decorrer de sua trajetória, a qual buscou contribuir em um contexto onde a falta de formação específica em ensino de Música é notória no âmbito escolar, o que gera a necessidade da formação continuada dos professores da Educação Básica. Assim, a pergunta de partida deste trabalho é: Como ocorreu a trajetória das ações do Eixo de Formação do Projeto Música na Escola da Universidade Federal do Ceará (UFC), Campus de Sobral? Para tanto, o objetivo principal deste trabalho tem como intuito investigar como ocorreram as vivências e ações da equipe do Eixo de Formação. Para isso, a metodologia utilizada foi do tipo qualitativa, através de entrevista semiestruturada e grupo focal. Como considerações finais da pesquisa, pode-se perceber que o conjunto das ações vivenciadas pelos participantes do Eixo de Formação do Projeto Música na Escola do curso de Música - Licenciatura da UFC/Sobral proporcionaram um conjunto de habilidades e competências dos agentes no campo do ensino de Música e fortaleceram às trajetórias dos mesmos com a percepção de si enquanto potenciais educadores musicais.
Resumen: El presente trabajo se centra en investigar cómo transcurrió la trayectoria de las acciones desarrolladas por el equipo de Formación del Proyecto Música en la Escuela de la Facultad de la Universidad Federal de Ceará (UFC), Campus de Sobral. La justificación de tal investigación está dada por la importancia y pertinencia del trabajo y actividades realizadas por el Equipo de Formación a lo largo de su trayectoria, que buscó contribuir en un contexto donde es notoria la falta de formación específica en la enseñanza de la música en el ámbito escolar, lo que genera la necesidad de una formación continua de los docentes de Educación Básica. Así, la pregunta de partida de este trabajo es: ¿Cómo transcurrió la trayectoria de las acciones del equipo de Formación del Proyecto Música en la Escuela de la Facultad de la Universidad Federal de Ceará (UFC), Campus de Sobral? Por lo tanto, el objetivo principal de este trabajo es investigar cómo ocurrieron las experiencias y acciones del equipo de Formación. Para ello, la metodología utilizada fue de tipo cualitativa, a través de entrevistas semiestructuradas y grupos focales. Como consideraciones finales de la investigación, se puede ver que el conjunto de acciones vivenciadas por los participantes del equipo de Formación del Proyecto Música en la Escuela del curso de Música - Licenciatura UFC/Sobral proporcionó un conjunto de habilidades y competencias de los agentes en el campo de la enseñanza de la Música y fortalecieron sus trayectorias con la percepción de sí mismos como potenciales educadores musicales.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76187
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:MÚSICA - LICENCIATURA - SOBRAL - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_tcc_kkpbarbosa.pdf12,57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.