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dc.contributor.advisorFurtado, Luis Achilles Rodrigues-
dc.contributor.authorSANTANA, SAMMYRA DE ALENCAR-
dc.date.accessioned2024-02-16T14:45:19Z-
dc.date.available2024-02-16T14:45:19Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationSANTANA, SAMMYRA DE ALENCAR. Mães de crianças autistas usuárias dos CAPSI no Cariri cearense : o que esperar da sala de espera, quando se está esperando?. 2023. 48 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Psicologia e Políticas Públicas) - Programa de Pós-Graduação Profissional em Psicologia e Políticas Públicas, Campus Sobral, Universidade Federal do Ceará, Sobral, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/76164-
dc.description.abstractAutism Spectrum Disorder is characterized by alterations in neurodevelopmental functions related to communication, social interactions and behavior. The degree of severity is measured based on the support the individual needs and, in the most serious cases, the person requires care provided by a multidisciplinary team. Caring for an autistic child generally falls to mothers and requires exclusive dedication. Although there is a need for a support network to share tasks, the reality is very different. The CAPSi waiting rooms are full of mothers, accompanying their children to the various consultations and therapies and the reports point to a journey on a solo flight. The objective of this research was to understand the reality of mothers of autistic children in the waiting rooms of CAPSi in Juazeiro do Norte and Barbalha, in Cariri Ceará. This is a descriptive study, with a qualitative approach, with two focus groups, whose participants were selected intentionally. To collect data, conversation circles were held with mothers of autistic children, in both mental health facilities. The conversation circles included guiding questions that addressed topics such as daily dealings with the child, moments of self-care and/or being cared for by someone and what is expected of the waiting room and of themselves while waiting for their children. The data were processed using the discourse analysis method and the statements that were most repeated led to the creation of categories: participation, often alone, in the care of autistic children; the need for self-care; the lack of being cared for by others; the (self) demands on child care and, finally, the waiting room as a place of care. Mothers complain about little time to take care of themselves, they would like to have psychological care and suggest that this care can be reconciled with the time when the children are undergoing their own therapies. It was found that the waiting room is seen as a space with functions other than waiting, as it is where these women (re)get to know each other, exchange experiences and form a peculiar support network between them. There is also the expectation that this environment will offer relaxation and leisure activities to be enjoyed by mothers while they wait for their children.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleMães de crianças autistas usuárias dos capsi no Cariri cearense: o que esperar da sala de espera, quando se está esperando?pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO Transtorno do Espectro do Autismo caracteriza-se pela alteração de funções do neurodesenvolvimento relacionadas à comunicação, interações sociais e ao comportamento. O grau de severidade é mensurado a partir do suporte que o indivíduo necessite e, nos casos mais graves, a pessoa necessita de atendimento realizado por equipe multiprofissional. Os cuidados com uma criança autista recaem geralmente sobre as mães e demandam dedicação exclusiva. Embora haja a necessidade de uma rede de apoio para compartilhar as tarefas, a realidade se mostra bem diferente. As salas de espera dos CAPSi estão repletas de mães, acompanhando seus filhos nas diversas consultas e terapias e os relatos se direcionam a uma jornada em voo solo. O objetivo desta pesquisa foi o de compreender a realidade das mães de crianças autistas nas salas de espera dos CAPSi de Juazeiro do Norte e Barbalha, no Cariri cearense. Trata-se de estudo descritivo, de abordagem qualitativa, com a realização de dois grupos focais, cujas participantes foram selecionadas de maneira intencional. Para a coleta dos dados, foram realizadas rodas de conversa com mães de crianças autistas, nos dois equipamentos de saúde mental. As rodas de conversa contaram com perguntas norteadoras que direcionaram à temáticas como a lida cotidiana com a criança, momentos de autocuidado e/ou ser cuidadas por alguém e o que se espera da sala de espera e delas mesmas enquanto aguardam suas crianças. Os dados foram tratados pelo método da análise do discurso e as falas que mais se repetiram levaram à elaboração das categorias: a participação, muitas vezes solitária, nos cuidados com as crianças autistas; a necessidade de autocuidado; a carência de ser cuidada por outrem; as (auto)cobranças sobre o cuidado com a criança e, por fim, a sala de espera como local de cuidado. As mães se queixam de pouco tempo para se cuidarem, gostariam de contar com atendimento psicológico e sugerem que este atendimento possa ser conciliado com o momento em que as crianças estão nas próprias terapias. Se constatou que a sala de espera é vista como um espaço com outras funções além do esperar pois é onde estas mulheres se (re)conhecem, trocam experiências e constituem uma peculiar rede de apoio entre elas. Há, ainda, a expectativa de que neste ambiente sejam ofertadas atividades de relaxamento e lazer a serem desfrutadas pelas mães enquanto aguardam seus filhos.pt_BR
dc.description.ptbrEste documento está disponível online com base na Portaria nº 348, de 08 de dezembro de 2022, disponível em: https://biblioteca.ufc.br/wp-content/uploads/2022/12/portaria348-2022.pdf, que autoriza a digitalização e a disponibilização no Repositório Institucional (RI) da coleção retrospectiva de TCC, dissertações e teses da UFC, sem o termo de anuência prévia dos autores. Em caso de trabalhos com pedidos de patente e/ou de embargo, cabe, exclusivamente, ao autor(a) solicitar a restrição de acesso ou retirada de seu trabalho do RI, mediante apresentação de documento comprobatório à Direção do Sistema de Bibliotecas.pt_BR
local.author.orcid0000-0003-2558-0454pt_BR
local.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/7106484649918568pt_BR
local.advisor.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-1606-2073pt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/7174269574652869pt_BR
Aparece nas coleções:MPPPP - SOBRAL - Dissertações defendidas na UFC

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